Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

terça-feira, 13 de julho de 2010

O significado de perdão

O Que Significa Perdoar?
(Miquéias 7:18) - Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.

(Salmos 86:5) - Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.
(Colossenses 3:8) - Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
(Colossenses 3:9) - Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
(Colossenses 3:10) - E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
(Colossenses 3:11) - Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.
(Colossenses 3:12) - Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
(Colossenses 3:13) - Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

PERDÃO DE PECADO ( condicional )

Na dimensão vertical, ato pelo qual Deus, por causa do seu amor e da sua misericórdia (Mq 7.18),remove o castigo que resulta de pecado cometido. Esse castigo foi sofrido na cruz por Jesus, com quem a pessoa perdoada está unida pela fé . Isso inclui arrependimento e mudança de atitude e de vida. O perdão resulta em reconciliação com Deus. No AT o perdão era acompanhado do sacrifícios de animais, que era um TIPO do Cristo crucificado (Lv 1—7; Hb 9.19-28).

PERDÃO DE OFENSAS ( condicional )

Na dimensão horizontal, ato de afastar ressentimento e desejo de vingança em relação a um ofensor (Mt 18.21-35). Para que o perdão seja completo, o ofensor deve declarar-se arrependido, dispondo-se a reparar a falta cometida, se for o caso (Lc 17.3). O resultado do perdão é o restabelecimento da amizade entre as partes (Ef 4.32). E Deus nos perdoa à medida que nós perdoamos os que nos ofendem (Mt 6.12; Mc 11.25; Lc 6.37).

José tinha apenas dezessete anos quando seus irmãos, friamente, venderam-no para a escravidão. Separado de sua família e do seu país, ele atingiu a posição de supervisor da casa de Potifar, seu senhor egípcio. Mas o desastre atingiu-o novamente. Ele recusou os avanços sexuais da esposa de Potifar e ela acusou-o falsamente de assediá-la. Ele foi posto na prisão, onde, mais uma vez, o Senhor estava com ele e se tornou o supervisor dos outros prisioneiros. José permaneceu nessa prisão pelo menos durante dois anos (Gênesis 37; 39).
Faraó, rei do Egito, teve um sonho e desejava sua interpretação. José foi capaz, pelo poder de Deus, de interpretar o sonho de Faraó e foi exaltado a uma posição de poder próxima à do próprio Faraó. Este fê-lo encarregado da armazenagem e da distribuição dos cereais em toda a terra do Egito. Foi depois disto que os irmãos de José vieram ao Egito para comprar cereais. Estava dentro do poder de José tomar vingança contra aqueles que tinham pecado contra ele tantos anos atrás. Contudo, a Bíblia nos conta que José experimentou seus irmãos e, tendo visto o arrependimento deles, recebeu-os com lágrimas e afeto (Gênesis 45:1-15). Ele os tinha perdoado por seu pecado.
Muitas pessoas não perdoariam, como José o fez. Não é fácil, freqüentemente, perdoar, e quanto maior a intimidade que temos com aquele que peca contra nós, mais difícil é perdoá-lo. As Escrituras nos ensinam, contudo, que a má vontade em perdoar os outros nos retira o perdão divino. Jesus ensinou: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15). Desde que todos os indivíduos responsáveis diante de Deus necessitam de perdão, é portanto indispensável que entendamos e pratiquemos o perdão.

O que é o Perdão?

A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação e foi algumas vezes usada no sentido de perdoar um débito financeiro. Para entendermos o significado desta palavra dentro do conceito bíblico de perdão, precisamos entender que o pecador é um indivíduo que comete transgressão contra seu próximo e contra Deus, que por conseqüência vem a trazer prejuízos a obra de Deus , e até mesmo na vida do próximo.Levando o transgressor a ter uma dívida com Deus ou com o seu próximo.. Até Jesus usou esta linguagem figurativa quando ensinou aos discípulos como orar: "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:12).
A boa nova do evangelho é que Jesus pagou o preço por nossos pecados com sua morte na cruz. Quando aceitamos o convite para a salvação através de nossa obediência aos mandamentos de Deus, ele aceita a morte de Jesus como o pagamento de nossos pecados e nos livra da culpa por nossas transgressões. Não ficamos mais na posição de infratores da lei ou devedores diante de Deus. Somos perdoados!
O perdão, então, é um ato no qual o ofendido livra o ofensor do pecado, liberta-o da culpa pelo pecado. Este é o sentido pelo qual Deus “esquece” quando perdoa
(Hebreus 8:12) - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Não que a memória de Deus seja fraca. Por exemplo, Deus lembrou-se do pecado de Davi a respeito de Bate-Seba e Urias muito tempo depois que Davi tinha sido perdoado (2 Samuel 12:13; 1 Reis 15:5). Ele liberta a pessoa perdoada da dívida do seu pecado, isto é, cessa de imputar a culpa desse pecado à pessoa perdoada (veja Romanos 4:7-8).
(Romanos 4:7) - Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,
E cujos pecados são cobertos.

(Romanos 4:8) - Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.

O Perdão é Condicional

É importante entender que o perdão de Deus é condicional. Deus perdoa livremente no sentido que ele não exige a morte do pecador que responde a seu convite de salvação, permitindo que a morte de Jesus pague a pena por seus pecados. Contudo, Deus exige fé, arrependimento, confissão de fé e batismo como condições para o perdão do pecador estranho (Marcos 16:16; Atos 2:37-38; 8:35-38; Romanos 10:9-10). O perdão é também condicional para o cristão que peca. O arrependimento, a mudança de pensamento, precisam ocorrer antes que o perdão divino seja estendido (Atos 8:22). Deus nos chama a perdoar assim como ele perdoa. Quando alguém peca contra mim, ele se torna um transgressor da lei de Cristo. Eu o considero um pecador. Se ele se arrepende e pede para ser perdoado, eu tenho que perdoá-lo, isto é, libertá-lo de sua culpa como transgressor. Quando eu o perdoo, não o considero mais um pecador. Posso não ser literalmente capaz de esquecer o pecado que ele cometeu mais do que Deus literalmente "esquece" nossos pecados, mas preciso deixar de atribuir a ele a culpa pelo seu pecado. Deste modo, eu o liberto de sua "dívida"”
E se o pecador não se arrepender? Tenho que perdoar aquele que peca contra mim, mas não se arrepende? Talvez esta pergunta seja melhor respondida pelas palavras de Jesus: "Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe" (Lucas 17:3-4). Jesus indicou que o perdão deveria ser estendido quando o pecador se arrepende e confessa seu pecado. Precisamos também lembrar que Deus sempre exige arrependimento como condição de divino perdão. Deus não exige de nós o que ele mesmo não está querendo fazer.


Perdão Não É . . .

De fato, se libertamos o pecador de sua culpa sem arrependimento, encorajamo-lo a continuar em seus modos destruidores. O perdão não é a desculpa pelo pecado. Algumas pessoas "esquecem," isto é, ignoram os pecados cometidos contra elas porque têm medo de enfrentar o pecador. Entretanto a Bíblia é bem explícita sobre o curso da ação a ser seguida quando um irmão peca contra mim (Lucas 17:3;
(Lucas 17:3,4) - Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.
O perdão fala de misericórdia, mas não deverá ser confundido com a tolerância e permissão do pecado. E também não nos dá base para vinganças.
A Bíblia ensina que o direito de vingança pertence ao Senhor (Romanos 12:17-21). O perdão, contudo, não é simplesmente uma recusa a tirar vingança. Algumas vezes a pessoa ofendida abstém-se de responder ao mal com o mal, mas não está querendo libertar o pecador de sua condição de transgressor mesmo quando o pecador se arrepende. A pessoa contra quem se pecou pode querer usar o pecado como um cacete para castigar o pecador, mencionando-o de vez em quando para vergonha do pecador. Se perdoo meu irmão, tenho que "esquecer" seu pecado no sentido que não mais o atribuo a ele.
O perdão não é a remoção das consequências temporais de nosso pecado. O homem que assassina outro pode arrepender-se e procurar o perdão, mas ainda assim sofrerá o castigo temporal da lei humana. Mesmo se perdoado, pode ter que passar o resto de sua vida na prisão. O perdão remove as consequências eternas do pecado!

Como Posso Perdoar?

O pecado danifica as relações entre as pessoas como prejudica nossa relação com nosso Criador. A pessoa contra quem se pecou frequentemente se sente ferida, talvez irada pela injustiça do pecado cometido. O perdão é necessário para a cura espiritual da relação, mas precisamos preparar nossos corações para perdoar. Precisamos aceitar a injustiça do ferimento, a deslealdade do pecado, e ficarmos prontos para perdoar (observe os exemplos de Jesus e Estevão; Lucas 23:34; Atos 7:60). Mesmo se o pecador se recusar a se arrepender, não podemos continuar a nutrir a raiva, ou ela se tornará em ódio e amargura (veja Efésios 4:26-27,31-32). Ainda que o pecador possa manter sua posição como transgressor por causa de sua recusa a se arrepender, seu pecado não deverá dominar meu estado emocional.
E se o pecador se arrepender? Como posso aprender a perdoar? Jesus contou uma parábola sobre um servo que devia uma quantia enorme (10.000 talentos) ao seu rei (Mateus 18:23-35). Ele era incapaz de pagar a dívida e implorou ao rei por compaixão. O rei perdoou-o por sua enorme dívida, mas este servo prontamente saiu e encontrou um dos seus companheiros servos que devia a ele uma quantia relativamente pequena e exigiu pagamento, agarrando-o pelo pescoço. Ainda que o companheiro de servidão implorasse por compaixão, o credor entregou-o à prisão. Quando o rei foi informado dos atos de seu servo incompassivo, irou-se e reprovou este servo, entregando-o aos torturadores até que ele pagasse totalmente sua dívida. É claro que estamos representados na parábola pelo servo que tinha uma dívida enorme. Não há comparação entre as ofensas que temos cometido contra Deus e aquelas que têm sido cometidas contra nós. Jesus observou que, justo como no caso do servo não misericordioso, o Pai não nos perdoará por nossas infraçõe se não perdoarmos nossos companheiros (18:35; veja também Mateus 5:7).
Para nos prepararmos para perdoar, precisamos lembrar que nós mesmos somos pecadores e necessitados do perdão divino (Romanos 3:23). No caso do cristão, Deus já lhe perdoou uma imensa dívida no momento em que arrependemos de nossas transgressões Quando nos lembramos da grandeza da dívida que Deus nos perdoou e quer nos perdoar, certamente podemos perdoar aqueles que nos devem muito menos em comparação (Efésios 4:32; Colossenses 3:13).
Jesus foi o maior exemplo de perdoador...
(Lucas 23:34) - E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Ceia do Senhor

A CEIA DO SENHOR
1 Coríntios 11.23-27 Mt 27:21-2

Introdução
A Ceia do Senhor é uma das ordenanças de Jesus para a Igreja.
Deve ser praticada pela igreja... Jesus mandou e, isso lemos no final do v.26: comer deste pão e beber deste cálice (...), até que ele venha.
E ao participarmos da ceia ,ela nos leva a ter 4 visões no momento de sua celebração.

1) Visão do passado Vr 26
Lemos que, nesta cerimônia, a morte de Jesus é anunciada, é recordada.Contudo nos é recordado o principal momento , o início de nossa salvação.
Está escrito: “...cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor”.

A morte de Jesus na cruz é o centro da mensagem cristã... e interessante: Jesus ordenou que Sua Igreja relembrasse, não o seu nascimento mas a Sua morte.

Nós temos que nos lembrar porque Jesus morreu, como Ele morreu, por quem Ele morreu... e isto conseguimos olhando para trás, olhando para o passado.

2) Visão interior , consciência Vrs 28
A palavra é para que façamos um auto-exame dentro de nós.
Está escrito: “...cada um examine a sua consciência e então coma do pão e beba do cálice”.

Nós não somos juízes dos outros... não examinamos os outros... não julgamos os irmãos... o que devemos fazer é examinar a nós mesmos.

E quando examinamos a nós mesmos sob os holofotes de Deus, começamos a ver nossa dependência de Deus e da carência de seu perdão.

Porém, quero lhe dizer algo: Ninguém deve fugir da Ceia por causa do pecado, mas fugir do pecado por causa da Ceia.

A ordem bíblica é: examine-se e coma!
Se tem procedido mal, se tem cometido pecado... faça um exame de si mesmo, e se você reconhece o mal como seu e resolve abandoná-lo, e resolve abandonar o pecado, então diz a Palavra: coma, participe!

3) Visão ao nosso redor, comunhão Vrs 33,34
Os versos 33 e 34 descrevem a comunhão uns com os outros.
Lemos isto: “...meus irmãos e minhas irmãs, quando vocês se reunirem para a Ceia do Senhor, esperem uns pelos outros”.
Somos um só corpo, uma comunidade de irmãos... quando nos reunimos aqui, é como família de Deus, é como irmãos em Cristo.

O que nos une, o que nos liga uns aos outros, é o amor do Senhor!
E esse amor tem que ser prático, a caminhada é conjunta: “...esperem uns pelos outros”.
Nós temos por hábito receber o pão e o cálice e depois, aguardar que todos os outros membros da família também recebam, para que então, juntos, possamos comer e beber... é uma maneira de aprendermos a não deixar irmão nenhum para trás.

É até interessante lembrar que a palavra “companheiro” vem do latim, significando “aquele que come pão com”.
4) Visão do futuro Vrs 26
Este vers. nos leva ao passado (ao tempo da morte de Jesus), mas é concluído nos levando ao futuro – ao dia da Sua volta.
Está escrito: “...anunciais a morte do Senhor, até que ele venha”.

Há um momento de expectativa na celebração da Ceia do Senhor... existe o anseio pela Sua volta.

A volta de Jesus é a grande esperança do crente... porque nesse mundo o mal tem feito tantos estragos... mas, está escrito na Bíblia, que quando Jesus Cristo voltar “...Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” (Ap 21.4).

Você é filho de Deus?

Se Você é Filho de Deus, Trate de Imitá-lo


TEXTO BÁSICO: Ef 5.1: “Sede imitadores de Deus, como filhos amados”.

INTRODUÇÃO: Deus é nosso Pai, e como seus filhos temos de imitá-lo.
Eis algumas coisas importantes que, como filhos dEle, devemos imitar:

1-DEUS É UM DEUS DE PROJETOS (Ap 13.8). Ele nunca realizou nada de improviso. O plano da salvação já estava traçado antes mesmo de o homem nascer (Ap 13.8). Portanto, se somos filhos de Deus, devemos imitá-lo traçando projetos para nossa vida, nossa família, para o Reino de Deus.

2-DEUS É UM DEUS DE ORGANIZAÇÃO (1Co 14.33)

PRINCÍPIOS ORGANIZACIONAIS DE DEUS
2.1- Deus trabalha com prioridades
Ele demonstrou isto na seqüência da Criação, criando, em primeiro lugar, os elementos que iam ser necessários aos elementos que Ele criaria a seguir. PORTANTO, devemos estabelecer prioridades em nossa vida, realizando aquilo que é fundamental antes daquilo que é secundário.

2.2- Deus trabalha com preparação
Em Gênesis 3.15 já está registrada a primeira profecia anunciando o nascimento do Salvador da humanidade. Deus usou 45 capítulos de sua Palavra só para preparar o povo para a peregrinação no deserto (Ex 33 até Nm 10).
PORTANTO, jamais devemos fazer nada de improviso, de qualquer maneira.

2.3. Deus trabalha com ordem
Deus é inimigo da desordem, da bagunça (1 Co 14.40).
PORTANTO, tudo o que fizermos devemos fazer de maneira organizada, ordenada, seqüencial.

2.4. Deus trabalha com estruturas
Ou seja, Deus respeita hierarquias, estabelece estruturas por essas serem elementos de sustentação. PORTANTO, devemos estabelecer estruturas que possam sustentar nossos empreendimentos, nossas ações. Devemos reconhecê-las e respeitá-las.

2.5: Deus trabalha com execução
Tudo o que ele projetou, executou. Não deixou nada pela metade, no meio do caminho.

PORTANTO, devemos planejar e executar o que planejarmos.

3-DEUS É UM DEUS QUE EXIGE PADRÃO DE QUALIDADE (Mt 5.48)
Tudo na criação de Deus reflete um alto grau de perfeição, de exigência.
PORTANTO, tudo o que fizermos, devemos fazer da melhor maneira possível, pois se somos filhos de Deus, temos que imitá-lo.

4-DEUS TRABALHA EM ORDEM CRESCENTE
Ele começa com uma pequena quantidade, para alcançar uma grande quantidade. Um casal transformou-se nos bilhões de seres humanos de hoje, Abraão deu início aos milhões de judeus existentes atualmente no mundo.
PORTANTO, também devemos começar com paciência e perseverança, nas desprezando as coisas pequenas (Zc 4.10).

5-DEUS É ESPECIALISTA EM TRANSFORMAR CAOS EM BÊNÇÃO.
Do caos Ele tira a ordem, a perfeição, a bênção.
PORTANTO, como filhos de Deus, devemos transformar em bênção o caos que pode estar existindo em torno da nossa família, em nosso ambiente de trabalho, etc.

6-DEUS, O NOSSO PAI, É UM DEUS DE CARÁTER.
QUATRO MARCAS DO CARÁTER DE DEUS

DEUS É:
a- AMOR (1 Jo 4.8)
Debaixo do guarda-chuva do amor de Deus estão mais três marcas do Seu caráter:

b-PERDÃO (perdoar é cancelar a dívida)
c-MISERICÓRDIA (é lançar os méritos do perdoador sobre o perdoado)
d-COMPAIXÃO (compadecer-se é ficar no lugar do outro)

DEUS É JUSTO.
Ser justo é ser íntegro, honesto. Devemos seguir essa marca do caráter de Deus.
DEUS É VERDADEIRO.
A única paternidade que a Bíblia dá ao diabo é a da mentira (Jo 8.44).
Portanto, se somos filhos de Deus, jamais incluiremos a filha de Satanás em nossas ações.
DEUS É SANTO.
Ser santo não é só deixar de pecar, mas sim fazer oposição ao pecado.

RECEITA PARA SER SANTO
1-Quem quer ser santo deve:

a)Orar (1Tm 4.5)
b) Mergulhar na leitura da Palavra (João 1.17)
c)Segundo 3.1-10: Buscar as coisas que são de cima, pensar em Deus, mortificar a carne, despojar-se do velho homem, e revestir-se segundo a imagem daquele que nos criou.

Temer a Deus é ter medo?

Mt 10.28 “...Temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno
tanto a alma como o corpo.”
A expressão: “temer a Deus” ou “temor”;aparece na Bíblia mais de 130 vezes e ouve-se com grande freqüência nas igrejas. Pastores e pregadores estão sempre fazendo referência. Mas infelizmente, muitos não conseguem compreender verdadeiramente o que ela quer dizer.
Quando se ouve a palavra “temer” de imediato a associamos a: Medo ou Receio. A nossa idéia é que devemos ter receio ,ou seja, medo de Deus.
No entanto esta é uma visão errada para a palavra “temer”. Quando a Bíblia refere-se, a Temor a Deus ,não está afirmando literalmente que o homem deve estar com medo e cheio de receio em relação a Ele. Mas, que deve haver um “sentimento” de reverência e respeito ao Senhor e para com as coisas do Senhor.
“Temer a Deus” é, portanto, Reverenciar e Respeitar ao Criador.

E este sentimento de Reverência e Respeito é uma prática que deve ser desenvolvida pelos Servos do Senhor. Todos aqueles que querem viver uma vida santa e irrepreensível deve observar a esta é ordem “Temer a Deus”.

Vejamos alguns versículos em que a Biblia nos exorta a temermos a Deus

Dt 13.4; "Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis."
Sl 22.23; "vós que temeis o SENHOR, louvai-o; glorificai-o, vós todos, descendência de Jacó; reverenciai-o, vós todos, posteridade de Israel"
Ec 12.13 "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem." e
1Pe 2.17."Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei."

“Temer a Deus” É extremamente importante na vida do Santo, verdadeiramente indispensável.
A Bíblia apresenta uma série de textos que versa sobre o tema. Salomão de forma clara nos ensina em Provérbios como deve ser o proceder do homem para conhecer o significado de temer a Deus.
Pv 2.3-5 "e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus."
Temer a Deus é um sentimento, e o próprio Deus é o autor deste sentimento e Ele mesmo colocou nos corações dos seus escolhidos para que não se afastem dEle.
Jr 32.39,40 ("Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos. Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.",
Temer a Deus é uma prática que deve ser desenvolvida no dia-a-dia. Jamais se deve esquecer que a Ele seja o temor. Temer, reverenciar ou respeitar ao Senhor implica inicialmente em odiar o mal. É virar-se contra o pecado, deixando nascer dentro do coração uma sensibilidade ao Espírito Santo, grande o suficiente para dizer não aos apelos da carne e à voz do maligno.
Pv 8.13 "O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço."
À luz da Bíblia o “Temor ao Senhor” é
a) Princípio da sabedoria : Sl 111.10"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre."

b) Esperança:
Pv 15.16"Melhor é o pouco, havendo o temor do SENHOR, do que grande tesouro onde há inquietação."
c) Tesouro:
Is 33.6"Haverá, ó Sião, estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do SENHOR será o teu tesouro." ();

d) Eterno:
Sl 19.9"O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos."
e) Necessária no Servir:
Hb 12.28, 29"Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor."
F) Fonte de Vida Pv 14.27 “O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte.”
Nós Cristãos devemos cultivar o temor a Deus, por diversos motivos, vejamos alguns:

a) Devido à Santidade
Ap 15.4"Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos."
b) Devido a sua vontade
Dt 10.12"Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma,"
c) Pelo Perdão
Sl 130.4"Contigo, porém, está o perdão, para que te temam."
d) Obras Extraordinárias
Js 4.23,24"Porque o SENHOR, vosso Deus, fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o SENHOR, vosso Deus, fez ao mar Vermelho, ao qual secou perante nós, até que passamos. Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do SENHOR é forte, a fim de que temais ao SENHOR, vosso Deus, todos os dias."
e) Bondade
1Sm 12.24"Tão-somente, pois, temei ao SENHOR e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez."
f) O Juízo
Ap 14.7"dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas."
Sem temor, é impossível:

a) Adorar a Deus
Sl 5.7"porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor."

b) Servir
Sl 2.11"Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor."
Hb 12.28,29"Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor."
c) Evitar o Pecado
Ex 20.20"Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis."
d) Crescer na Santidade
2Co 7.1"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus."

O temor a Deus é tão necessário quanto alimentar-se e o vestir-se!
Quando se toma posse desta realidade e a exercita continuamente, é possível vencer o mal, as tentações e contemplar a glória do Pai, o nosso Deus criador do céu e da terra.

O homem temente a Deus é:
a) Agradável a Deus
Sl 147.11"Agrada-se o SENHOR dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia."

b) Aceito
At 10.35"aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável."
c) Abençoado
Sl 112.1"Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos."
Sl 115.13"Ele abençoa os que temem o SENHOR, tanto pequenos como grandes."
d) Confiante
Sl 115.11"Confiam no SENHOR os que temem o SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo."
Pv 14.26"No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos."
e) Inimigo do Mal
Pv 16.6 "Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do SENHOR os homens evitam o mal."
f) Agradável no Falar
Ml 3.16"Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome."
O homem temente ao Senhor tem Sua Compaixão
Sl 103.11,13,17"Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem... Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem... Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos,"
Quem não possui o Temor a Deus em sua vida e foi despertado para esta necessidade de tê-lo deve buscá-lo, orando diante do trono de Deus e receberá.
Sl 86.11 “Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome.”
Homens que foram tementes a Deus:
Nas Páginas Sagradas encontra-se exemplos de homens preciosos que viveram em temor, e foram grandiosamente recompensados pelo Senhor. Por exemplo:
a) Abraão
Gn 22.12"Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho."
b) José
Gn 39.9" Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?"
c) Obadias
1Rs 18.12"Poderá ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do SENHOR te leve não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me matará; eu, contudo, teu servo, temo ao SENHOR desde a minha mocidade."
d) Neemias
Ne 5.15"Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo e lhe tomaram pão e vinho, além de quarenta siclos de prata; até os seus moços dominavam sobre o povo, porém eu assim não fiz, por causa do temor de Deus."
e) Jó
Jó 1.1,8"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal...Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal."
f) Cornélio
At 10.2"piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus."
g) Noé
Hb 11.7"Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé."

entre muitos outros, tais como: Elias, Davi, Discípulos, Paulo, etc.
Apesar de parecer, temer a Deus, não é o mesmo de ter medo , temer a Deus é:Reverenciar, respeitar, honrar e acima de todas as coisas amar a Deus .
Mt 22:37 “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”.

Batismo no Espírito Santo II

Batismo no Espírito Santo
Estamos certos de que quando uma pessoa crê no Senhor se arrepende de seus pecados de todo coração, procura viver uma vida reta diante de Deus, o Espírito Santo vem morar dentro de seu interior. Todos os cristãos têm o Espírito de Deus em seu interior.

Romanos 8:9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Existe porém um momento em que o Espírito Santo opera em nós de uma maneira sobrenatural, de uma forma poderosa, nos enchendo de virtude, de poder e manifestando seus dons.Esta experiência é chamada de batismo no Espírito Santo.

Mas satanás quer contradizer, trazer confusão e anular esta experiência na vida da Igreja. Cada dia surge uma novidade, alguém pega um versículo da Bíblia e começa a falar uma coisa e outra e isso gera muita confusão.

Existem muitas idéias erradas a respeito desse assunto, por exemplo:
 É só para pastores, presbíteros, missionários.
 É só para quem atinge um certo grau de santidade.
 É um prêmio, uma recompensa por obedecer a Deus ou fazer a obra de Deus.
Além disso, existem dois tipos de grupos com ensinamentos doutrinários diferentes a respeito desse assunto, os grupos tradicionais e os grupos pentecostais.

Os grupos tradicionais: Crêem que somos templo do Espírito Santo, no entanto rejeitam a experiência do Batismo com o Espírito Santo. Acreditam que todos que creram e após a conversão forem batizados já recebem o Espírito Santo e não necessitam de nenhuma outra experiência espiritual.
Os grupos pentecostais: Pregam corretamente que existe uma experiência a mais, além da conversão e de receberem o Espírito Santo, existe uma experiência espiritual maior, um mover e agir do Espírito Santo em suas vidas. Porém dizem que há uma espera, dando a entender que esta experiência deve ser esperada e até mesmo buscada.

Mas existem perguntas que devemos observar:
Quais as bases bíblicas para o batismo no Espírito Santo?
Realmente, o que é o batismo no Espírito Santo?
Por que Jesus quer nos Batizar?
Como receber o batismo no Espírito Santo?
Ao recebê-lo é necessário falar em línguas?
Qual a diferença entre ser cheio do Espírito Santo e ficar cheio do Espírito Santo?

Mas para melhor entendermos, vejamos tudo à luz das Escrituras Sagradas, para respondermos as respectivas perguntas.

Quais as bases bíblicas para o batismo no Espírito Santo?

Porque devemos crer que este batismo existe? Porque temos várias bases bíblicas a respeito do Batismo no Espírito Santo. Vejamos:

João Batista disse que Jesus batizaria com o Espírito Santo:
Mateus 3:11 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Jesus disse que batizaria:
Atos 1:4- 8 - E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

A promessa de Jesus se cumpriu:
Atos 2: 1- 4 - E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

A promessa é para todos os cristãos:
Atos 2: 38 - 39 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

Os apóstolos oravam para que os cristãos de Samaria o recebessem:
Atos 8:14-16 - Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).

A experiência dos efésios:
Atos 19: 1- 7 - E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens.
Este texto quebra todo o engano que só se recebe o Espírito Santo, no momento da conversão, pois eles já eram batizados, mas não tinham uma experiência com o Espírito Santo.

Realmente, o que é o batismo no Espírito Santo?

Na bíblia esta experiência é relatada através de vários textos e termos diferentes:


Atos 1:5 - Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Nestes dois testos os termos usados são batismo no Espírito santo. Promessa.

Atos 8:17 - Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.
Neste texto o termo usado não foi batizado com o Espírito Santo e sim, “receberam o Espírito Santo”

Atos 2:4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Neste texto relata a experiência do batismo no Espírito Santo como, ficar cheio.

Todos estes termos se referem a uma mesma experiência; o BATISMO no ESPÍRITO SANTO.
Mas afinal, o que é realmente o Batismo no Espírito santo?

Vejamos a resposta desta pergunta que não quer calar à luz das Escrituras Sagradas:

É uma promessa:
Mateus 3:11 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Atos 1: 8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

É um dom:
Dom = presente, dádiva, algo que foi dado.
Atos 2:38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

Não é um premio; um prêmio é uma recompensa dada pelo esforço ou mérito de alguém.
Não é uma conquista; ou algo que adquirimos por caminhar anos com o Senhor.
Ao contrário, é um presente, é de graça, não existe virtude em nós, mas no que nos concede Jesus.
João 16:7 - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.

É uma experiência definida e pessoal:
Aquele que recebe o Batismo no Espírito Santo, fica consciente que recebeu.
Em cada um de nós pode acontecer de maneira diferente.
I Cor. 12:11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Uns podem rir, chorar, pular, orar em mistérios, chorar, profetizar,etc...
Aquele que creu, se arrependeu de coração, tem o Espírito Santo morando dentro de si. Mas o Batismo no Espírito Santo é uma experiência pessoal.

É um revestimento de poder:
Poder = capacidade para fazer ou agir.

Lucas 24:49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Ao se apresentar aos discípulos depois de ressuscitar, Jesus lhes fala para ficarem em Jerusalém até que viesse sobre eles o Espírito Santo. Pois Jesus sabia que eles nada poderiam fazer sem o poder e virtude do Espírito Santo sobre eles.Eles dependiam do Espírito Santo sobre a vida deles, assim como nós dependemos do Espírito Santo hoje em dia para:

Curar enfermos:
Operar milagres:
Profetizar:
Ter revelação da palavra de Deus :
Ser um líder (de exemplo):
Poder para amar, louvar, orar, perdoar, suportar, resumindo poder para sermos transformados dia após dia a imagem de Cristo vivo
É este poder, o poder do Espírito Santo de Deus, que tem capacitado a Igreja de Cristo à viver e sobreviver em meio a tantas calúnias e perseguições por mais de 2000 anos.
É este poder que operava em Jesus, nos apóstolos e opera em nossas vidas hoje.

Porque Jesus quer nos batizar com o Espírito Santo?

Para nos dar poder, força, graça, virtude, dinamismo, unção.( “...recebereis poder...”)

Para que possamos ser capacitados e inspirados pelo Espírito Santo a fazer a vontade de Deus.
Para sermos testemunhas vivas de Cristo, produzindo os frutos do Espírito.

Como receber o Batismo no Espírito Santo?

Gálatas 3:14 - Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.

Nós recebemos pela fé: Vimos que o Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Jesus para as nossas vidas, e como toda promessa divina um dia se cumprirá, porém toda promessa nós recebemos mediante a nossa fé, e o batismo no Espírito Santo não é diferente, vamos recebê-lo é através da nossa fé.
Não é por esforço, por formula, repetindo uma oração, ou fazendo algum ritual, mas se tivermos fé a qualquer momento poderemos ficar cheios do Espíritos Santo, e sermos batizados no Batismo da promessa de Jesus.

Devemos que ter fé na promessa e de que Jesus é fiel para cumpri-la.
Devemos que pedir com fé que esta promessa venha se cumprir em nós.
Devemos que receber com fé:
Se rendendo a Deus, não resistindo ao Espírito. Deixe fluir o sobrenatural de Deus .
Se quiser chorar que chore; se quiser ajoelhar que ajoelhe, mas não resista ao Espírito de Deus.
Tanto faz se estiver sozinho em casa ou em uma reunião na congregação, o Espírito Santo sempre está em nós, mas a diferença é que Ele pode agir ou não.
Ele age quando dependemos dele, quando nos rendemos a Ele, quando nos esvaziamos de nós mesmos.
Se formos soberbos e cheios de si mesmo, limitamos o espaço do Espírito Santo agir, pois ele não força ninguém a nada.

Ao Receber o batismo no Espírito Santo é necessário falar em línguas ?

Muitos pensam que uma pessoa só é batizada no Espírito Santo quando começa a falar em línguas. Mas isto nem sempre é verdadeiro, não há nenhum texto que fale claramente que só recebe o batismo no Espírito Santo quem fala em línguas. Por isso devemos estar abertos a aceitar e entender que existem pessoas batizadas com o Espírito Santo sem falar em línguas.

O falar em línguas é um dos dons, mas não é necessariamente uma regra ou sinal do batismo no Espírito Santo. Uma pessoa pode ser batizada no Espírito Santo sem falar em línguas, ela pode chorar, profetizar, glorificar em espírito, e muitas outras manifestações.

Vemos o batismo no Espírito Santo sendo relatado em alguns textos do livro de Atos, no entanto podemos observar que os textos nos relata a manifestação do Espírito Santo por falar em línguas.

Atos 2:4 - No dia de pentecostes - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Atos10:44 - 46 - Na casa de Cornélio - E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.

Atos19:6 – Com os doze efésios - E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.

Mas mediante as evidencias que encontramos no livro de Atos, devemos considerar como exceção o fato de uma pessoa ser batizada no Espírito Santo e não falar em línguas, e não como regra.

Atos 9:17 - E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o SENHOR Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

Sobre Paulo , este texto não diz nada, mas vemos que em I Corintios que ele falava em línguas inclusive queria que todos falassem também.

I Corintios 14:4,5 - O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.

Normalmente se a pessoa não fala em línguas é por que existe um bloqueio, uma barreira gerada pela própria pessoa. A mente humana se atrapalha tentando entender o que acontece e como acontece e com isso impedimos a manifestação do Espírito Santo; as vezes por medo ou por ficar pensando no que o irmão do lado vai pensar ou até mesmo por falta de fé no Batismo do Espírito Santo, devemos deixar-lo fluir.


Qual a diferença entre ser cheio do Espírito Santo
E ficar cheio do Espírito Santo?


Quando a bíblia fala de ser cheio do Espírito Santo, nem sempre está falando da experiência do Batismo no Espírito Santo.

No texto original, em grego, aparecem duas palavras descrevendo experiências diferentes, mas quando foram traduzidas para o português, usou-se uma única palavra (cheio), dando um parecer de uma mesma idéia, mas as duas palavras têm significados diferentes; vejamos:

A primeira palavra é PIMPLEIMI, aparece em:

Lucas 1:41 - E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.

Lucas 1:67-68- E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo: Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo...

Atos 2:4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Esta palavra significa ficar cheio :
 Leva-nos a entender que antes não estava.
 É uma experiência momentânea, (Batismo).
 A pessoa fica cheia do Espírito Santo para um determinado propósito.
 É o momento da manifestação sobrenatural do Espírito santo, onde Ele exerce os dons.

A segunda palavra é PLEIROS, aparece em:

Lucas 1:15 - Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.

Efésios 5:18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;

Atos 6:3 - E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;

Atos 11:22-24 - E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia. O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração; Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

 Esta palavra significa ser cheio:
 Não como uma experiência momentânea, mas continuamente.
 Significa estar sempre cheio.
 Não está relacionada na obra a fazer, mas sim na prática da vida cristã.

As diferenças das palavras são que:
 A primeira é um derramamento.
 A segunda é um transbordamento.

 A primeira nos dá poder.
 A segunda nos dá uma verdadeira vida cristã.

 A primeira nos dá poder para falar de Jesus.
 A segunda é para mostrar o caráter de Jesus em você.

 A primeira nos dá capacidade para exercer os dons do Espírito.
 A segunda nos dá capacidade de produzir os frutos do Espírito.

Que possamos ser cheios do Espírito cada dia mais para sermos testemunhas de Cristo, produzindo os frutos do Espírito que são: Gálatas 5:22

Caridade: Sentimento de apreciação por alguém, acompanhado do desejo de lhe fazer o bem.
Gozo : Alegria do Espírito, causada por algo que agrada.
Paz:Tranquilidade da alma, ausência de guerra e de perturbação.
Longanimidade:Capacidade para sofrer e para suportar as ofensas sem irar e nem reclamar.
Benignidade : Bondade; misericórdia, ter compaixão pela
Bondade: Virtude formada por todo aquele que é moralmente bom.
Fé: Confiança em Deus; crença que Deus faz e fará o que promete.
Mansidão: Modo de agir pacífico e bondoso; delicadeza, Tranqüilidade, calmo, sossegado.
Temperança:Qualidade ou virtude de quem é moderado,que controla suas emoções.

E que possamos dar liberdade ao Espírito Santo para ficarmos cheios do Espírito, e dessa forma sermos capacitados para exercer os dons do Espírito Santo.

Batismo no Espirito Santo I

Batismo no Espírito Santo
Atos 2:33  11:15,16
Conhecendo o Espírito Santo
Este assunto é de muita importância na vida cristã diante de Deus, porém Satanás, tem procurado de todas as maneiras de trazer confusão e falta de entendimento sobre este assunto. Mas glória a Deus, que os filhos e filhas de Deus tem experimentado, ou melhor dizendo, tem vivido esta experiência espiritual.
Existem teólogos que conhecem muito a respeito deste assunto, verdadeiros mestres em relação ao Espírito Santo, porém não tem uma experiência prática ou pessoal com o mesmo. Mas precisamos ter uma experiência pessoal com o Espírito Santo.

Ex: Copo d’água

*Sabemos o que é a água, que mata a sede, mas se não provarmos, se não bebermos, ficaremos com sede.
*É Necessário para a nossa vida.

Quando uma pessoa crê no Senhor, verdadeiramente converte e confessa ao Senhor como único e suficiente salvador de sua vida, o Espírito Santo vem e faz morada no seu interior. Todos os filhos de Deus, tem o Espírito Santo habitando em seu interior.

Existe porém um momento em que o Espírito Santo opera em nós de uma maneira sobrenatural, de uma forma poderosa, nos enchendo de virtude, de poder e manifestando seus dons.Esta experiência é chamada de batismo no Espírito Santo.

Mas qual a diferença entre ter o Espírito Santo e ser batizado no Espírito Santo?

Quando é que sabemos que o Espírito Santo de Deus habita em nosso interior?
É quando estamos produzindo os frutos do Espírito.

Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

E quando sabemos que somos batizados com o Espírito Santo?
È quando o Espírito Santo nos concede segundo a sua vontade um dos seus dons ou alguns de seus dons. E assim passamos a exercê-los.

I Corintios 12:11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Mas antes de sabermos o que é o Batismo no Espírito Santo, vamos primeiramente entender melhor e conhecer quem é o Espírito Santo.

Símbolos do Espírito Santo

Muitas vezes o Espírito Santo aparece na Bíblia, representado por um símbolo, por exemplo:


 Atos 2:2,3 - Vento e fogo: E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

 João 7:37-39 – Rios de água viva: E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

 I João 2:27- Óleo,unção: E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.

 Efésios 1:13 - Selo: Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.

 Mateus 3:16 - Pomba: E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

O Espírito Santo aparece na Bíblia representado por estes símbolos, mas Ele não é nenhum desses símbolos.

Mas para entendermos melhor o Espírito Santo, precisamos conhecer sua natureza.

O Espírito Santo é natural da Trindade de Deus

O nosso Deus:
 Senhor dos Senhores.
 Rei dos Reis.
 O Altíssimo.
 O único “Eu sou”.

O nosso Deus , o Deus em que nós cremos, é um Deus Trino, ou seja, um único Deus, em três pessoas inseparáveis.Três pessoas que formam uma só unidade, Deus. E o Espírito Santo é uma dessas pessoas. Observando alguns versículos entenderemos melhor:

II Corintios 13:13 - A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
Judas 1:20,21 - Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.

I Pedro 1:2 - Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

As três pessoas da Trindade

Deus Pai: O criador dos céus e da terra, o El Shadai (Deus Todo Poderoso), o Deus Invisível. O que chamou o Espírito Santo e Jesus para criar o homem a sua imagem e semelhança.

Deus filho: Jesus Cristo, o filho do Deus vivo( Mt 16:16),a imagem de Deus, O cabeça da Igreja , Deus tomando forma de homem, para salvar o homem.

Deus Espírito Santo : O Espírito de Deus , o Consolador que Jesus profetizou, o que opera milagres em nossas vidas.

Estas três pessoas se fundem e formam uma só unidade.

Existe muita confusão, ou melhor dizendo, muita falta de conhecimento quando se fala do Espírito Santo, muitas Igrejas tem O negligenciado, deixam-nO de lado, e algumas nem dão a Ele (Espírito Santo) sua devida importância na Trindade e nem dão a Ele a Liberdade de exercer a sua função dentro da Igreja.
(João 14-26 ) Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Preferem caminhar com suas próprias forças, sua própria maneira, dependendo mais de suas doutrinas do que do Espírito Santo.
Se Deus retirasse o seu Espírito Santo da terra, ou seja das Igrejas hoje, muitas das congregações e denominações continuaria suas atividades sem perceber a ausência do Espírito Santo.Tudo isso porque não O conhecem, não dependem dEle não dão liberdade para Ele de agir e mover conforme a vontade dEle, não deixam ser usados por Ele,mas ao contrário querem usá-lo. Por isso que muitas denominações hoje andam por caminhos errados e caindo em tantas confusões e escandalizando o espaço evangélico no mundo.

E é por isso que devemos conhecê-lo não só na Teoria, mas também na prática para o crescimento do Corpo de Cristo e do nosso caráter e maturidade em relação a nossa vida cristã. E para isso devemos que ter todo nosso conhecimento à luz da Palavra de Deus, Biblia.

O Espírito Santo é Deus

Ele é tão Deus quanto o Pai e o Filho. Para melhor entendermos vejamos alguns atributos do Espírito Santo, pertencentes a Deus .

 Espírito Santo é Eterno: Hebreus 9:14- Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
Eternidade, atributo Absoluto: Ao chamar Deus eterno, queremos dizer que não teve princípio nem terá fim. Não houve tempo que Ele não existisse. Sendo eterno o tempo todo, passado, presente, e futuro estão diante dEle, não há limitações de tempo para Ele.

 Espírito Santo é Onipresente: Salmo 139:7-10 - Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

Onipresença, atributo relativo, Pertence a essência de Deus em relação a sua criação. Trata-se de Deus está sempre em todo lugar, mas porém, não habita em todo lugar.
Somente ao entrar em relação e comunhão com um individuo ou grupo, é que podemos dizer que Ele habita em meio àquele grupo ou indivíduo.

 Espírito Santo é Onipotente: Lucas 1:35 - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

Onipotência, atributo incomunicável, devemos observar de dois pontos:
*É o poder, a capacidade e a liberdade que Deus tem para fazer tudo, de acordo com os seus princípios e sua natureza, nada é impossível para Deus.
* É o poder, a capacidade e a liberdade que Deus tem para controlar tudo que existe ou possa existir.

 Espírito Santo é Onisciente: I Corintios 2:10 - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

Onisciência, atributo incomunicável, é o conhecimento que Deus tem a respeito de tudo que existe ou ainda possa existir. Sendo onipresente e onipotente, Deus precisa de sua onisciência, pois estando sempre em todo lugar e com poder e capacidade para fazer o que quiser, deve ter sabedoria infinita (Onisciência )para saber o que fazer.

E o Espírito Santo de Deus não é diferente, pois, Ele age em nosso meio, eternamente, com toda sabedoria de Deus, com poder e em todo tempo em todo lugar. Por isso podemos dizer que aprendemos com a Bíblia que o Espírito Santo é Deus agindo em nosso meio.





O Espírito Santo é uma pessoa

João 14:16-17 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

Jesus quando fala do Espírito Santo neste versículo, o apresenta como uma pessoa; a palavra usada para consolador aqui vem do original grego Parakletos:
ParakletosAlguém que fica ao lado, junto, outro semelhante a mim.
Esta palavra (Parakletos ) traz o sentido de aconselhador, exortador, intercessor,estimulador, fortalecedor.

O Espírito Santo tem todas as características de personalidade de uma pessoa:

Ele ama: Romanos 15:30 - E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus;

Ele fala: Apocalipse 2:7 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

Ele vê e ouve: Salmo 139 -

Ele ensina: I Corintios 2:13 -12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

Ele tem vontade própria: I Corintios 12:11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Ele ordena e nos ajuda: Atos 16:6-7 - E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.

Temos comunhão com Ele: II Corintios13:13 - A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.

Sem o Espírito Santo não haveria Igrejas Verdadeiras, que trabalham com sinceridade.

Ele é quem dá poder a Igreja para testemunhar e para falar de Jesus.
É ele quem converte as pessoas.
Ele que operava na vida dos apóstolos e é o mesmo que opera em nós hoje.
Ele que operava na vida de Jesus fazendo todos os milagres.


A obra de Jesus e a promessa do Espírito Santo

Jesus era um homem com um corpo de carne e osso, Ele sentia fome, sede, frio, chorava se alegrava, etc.
Jesus era e é Deus, mas enquanto esteve em carne, Ele não operava nem agia segundo a sua divindade, havia se esvaziado:
Filipense 2:6-8 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

O verbo se fez carne se fez homem, e como homem depende do Espírito Santo para pregar, curar, orar e outros mais, Jesus também dependia do Espírito Santo.
Atos 10:38 - Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

Quando Jesus começa o seu ministério?

Após ser batizado no rio Jordão, quando o Espírito Santo vem sobre Ele.

Lucas 3:21-23 - E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos...

Depois disso Ele começa a curar e operar milagres, formou discípulos, pessoas que renunciaram tudo por Ele, eles seriam os responsáveis para dar continuidade ao trabalho de Jesus.
E Jesus disse a eles: João 14:15-17 e 16:7 - Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.

Ele prometeu o Espírito Santo a todos que cressem, o amasse e guardasse os seus mandamentos.
Jesus se entregou por nós, tomou sobre si nossos pecados e morreu na cruz por nós. Mas ao terceiro dia Ele ressurge dentre os mortos,RESSUSCITA, reaparece para os discípulos e por 40dias permanece com eles, e disse

“Aguardai até que do alto sejais revestidos de poder”

O livro de Atos é chamado de Atos dos Apóstolos, mas também podemos chamar de Atos do Espírito Santo, pois era o Espírito Santo que concedia a eles o poder de operar maravilhas.


O Espírito Santo habita em vós

Jesus prometeu o Espírito Santo a todos que cressem em seu nome. O Espírito Santo habita, mora, em todos os que realmente se converteram genuinamente, amam a Jesus e guardam a sua palavra.
João 14:23 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

I Corintios 3:16 - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

I Corintios 6:19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

No Antigo Testamento, antes de Jesus, o Espírito Santo vinha sobre as pessoas em ocasiões especiais, e capacitando-as para uma determinada obra. Hoje Ele está presente o tempo todo, morando dentro de nós.
No entanto precisamos mais do que saber ou aprender sobre o Espírito Santo. Precisamos chamar a sua atenção para nos usar, nos abrir para Ele, estar com Ele e ter comunhão com Ele.
Recebemos o Espírito Santo que nos separa para Deus, agora é preciso estarmos separados para o Espírito Santo agir em nossas vidas. Para que possamos sentir a grande virtude do Espírito Santo, em nossas vidas através do Batismo no Espírito Santo.

Um momento em que o Espírito Santo opera em nós de uma maneira sobrenatural, de uma forma poderosa, nos enchendo de virtude, de poder e manifestando seus dons.Esta experiência é chamada de batismo no Espírito Santo.

*Virtude: Qualidade de excelência moral; poder, capacidade para fazer.

*Atributo: O que é próprio de alguém, característica, qualidade.
Aprendendo a conquistar as promessas de Deus

Josué 14:6-15

Todos nós sempre temos boas promessas da parte de Deus em nossas vidas, mas para tomarmos posse destas promessas temos de conquistá-las. E para conquistá-las e necessário que tenhamos algumas qualidades diante de Deus, qualidades as quais podemos aprender, e aplicarmos em nossas vidas, neste texto com Calebe.

Moisés no passado havia enviado 12 pessoas para espionar as terras que Deus havia prometido ao povo de Israel (Canaã), dentre os 12 Calebe e Josué eram 2 deles. Ao retornarem á Moisés, 10 dos enviados voltaram com uma palavra de desânimo, dizendo que a terra era habitada por homens gigantes e fortes, que era impossível de tomar posse daquelas terras, porém Calebe e Josué chegaram com uma noticia de confiança, de esperança, dizendo que realmente a terra era habitada por homens grandes e fortes, mas a terra também era promessa de Deus então não tinha nada que os impediam de tomar posse da terra prometida. Eles acreditaram nas promessas de Deus.
Baseando nisso e neste texto podemos perceber algumas qualidades em Calebe, as quais podemos aplicar em nosso dia a dia.

1º Calebe guardou a palavra do Senhor ( Vrs 6 ) - “Tu sabes a palavra que o Senhor falou a Moisés”

Apesar de ter passado 45 anos , Calebe ainda se lembrava da palavra , da promessa de Deus para o povo de Israel, tudo isso porque ele guardou, entesourou a palavra de Deus em sua vida.
Muitas pessoas esquecem facilmente da palavra de Deus , dos mandamentos de Deus, das ordenanças e muito mais , pessoas costumam esquecer da palavra de Deus assim que o culto acaba, chega lá fora , ou em casa ,se alguém pergunta : O que foi pregado hoje na Igreja ? Qual foi o tema principal da mensagem de hoje?
São capazes de dizer: Não sei , eu acho que foi é , ah esqueci .
Mas Calebe tinha aquela palavra guardada em seu coração a 45 anos. E você se lembra do que foi pregado no culto passado?
Vejamos alguns motivos para guardarmos a palavra de Deus em nossos corações:

João 17:17 “Santifica-nos na verdade , a tua palavra é verdade”.

Só aqui temos 2 razões para guardarmos a palavra de Deus .

a) A palavra de Deus é verdade.
b) A palavra de Deus santifica.


Romanos 10:17 “ Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.”

É a palavra de Deus que produz fé em nossos corações , para que possamos cada dia mais acreditar nesse Deus maravilhoso.

Salmo 119:11 “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.”

É a palavra de Deus que nos impedi , nos protege de todo pecado, principalmente de pecar contra Deus.

Salmo 1:2-3 “antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.
Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.”

É a palavra de Deus que nos faz prosperar, é a palavra que nos traz prosperidade , se guardarmos e praticarmos a palavra de Deus teremos uma vida próspera.

II Tm 3:16 “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;”

É a palavra que nos ensina, corrige e nos instrui em justiça.

João 5:39 “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim”É através da palavra de Deus, que reconhecemos o verdadeiro caminho até a eternidade Jesus Cristo.

2º Calebe era um homem de personalidade ( Vrs 7 ) –“ Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;”

Mesmo depois dos outros 10 falarem que não tinha condição de tomar posse da terra prometida , Calabe não se inibiu com a opinião dos outros , ele tinha sua própria opinião, ele era de personalidade, não era uma “Maria vai com as outras”
Ele estava decidido e acreditava na possibilidade de conquistar a terra prometida.
E você tem sua própria opinião ou você é uma “Maria vai com as outras”?Tenha suas proprias opiniões, não deixe outras pessoas decidirem as coisas por você, trace seu objetivo e não desista.

3º Calebe aprendeu a depender de Deus ( Vrs 10 ) – “- E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;”

(Atos 17:25) – “Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;”

4º Calebe confiava no Senhor ( Vrs 10 ) (Josué 14:10) – “E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;”

Havia 45 anos que Deus havia prometido a terra de Canaã ao povo de Israel, mas Calebe não tinha desistido da promessa, ele confiava em Deus e naquela promessa.

(Jeremias 1:12) – “E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.”

Calebe acreditava ,confiava, ele sonhava: “é promessa vou receber custe o que custar , passe o tempo que passar, mas se é promessa vou receber.”, ele tinha esperança.E você tem tido esperança nas promessa de Deus em sua vida ? Eu quero dizer para você, se você tem promessa de Deus não desista , pois custe o que custar , passe o que passar, elas vão se cumprir em sua vida.

5º Calebe era batalhador ( Vrs 12 )- “Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.”

Calebe teve de batalhar para conquistar a grande promessa de Deus , aqui eu aprendo uma coisa , que para conquistarmos as promessas de Deus devemos batalhar contra todos os empecilhos.Deus nos promete, mas devemos batalhar para conquistarmos as promessas.

6º Calebe perseverou no Senhor (Vrs 8-9-14 )

Perseverar é continuar, seguir, não olhar para trás. Calebe não desistiu, apesar das dificuldades, das barreiras, dos empecilhos ,ele perseverou na presença do Senhor .

Quer vitória ? Quer conquistar as promessas de Deus ?

Guarde a palavra de Deus, tenha personalidade, aprenda a depender de Deus, Batalhe e o mais importante

Persevere na presença do Senhor .
Uma coisa pedi ao Senhor SL 27:1-8

INTRODUÇÃO:
Porque precisamos estar firmes na igreja? Muitos vão a igreja para garantir bênçãos, para serem saciados. Por isso muita gente que tem dinheiro ou aparente alegria não quer saber de Deus.
Davi nos ensina que ir para a igreja é algo nobre, muito mais profundo e importante do que buscar as coisas desta terra.
Medite nesta palavra.
1) DAVI TINHA UMA GRANDE AMBIÇÃO
- Morar na casa do Senhor
- Para contemplar sua beleza
- Para meditar no seu templo
2) DAVI NÃO QUERIA IR PRA IGREJA POR FALTA DE OPÇÕES
- Era um guerreiro bem sucedido
- Era um rei de sucesso
- Era rico
- Tinha poder e autoridade
- Tinha discípulos que dariam a vida por ele
MAS AINDA HAVIA UM VAZIO, UM DESEJO EM SEU CORAÇÃO!!!

3) DAVI NÃO TINHA MOTIVO APARENTE "PRECISAR DE DEUS"
- Não tinha medo de nada (versiculo 1 a 3)
- Ele nao tinha necessidade de nada
MESMO ASSIM, SENTIA QUE PRECISAVA SE APROXIMAR DO REI E DE SUA CASA!!!

4) ESTAR NA IGREJA ERA O QUE PROTEGERIA DAVI DEFINITIVAMENTE (V 5,6a)

5) O SEGREDO É ESTAR NA IGREJA PARA:

- Manifestar nosso amor a Deus (4)
- Meditar em suas palavras (4)
- Oferecer sacrifícios (6b)
- Oferecer canções de júbilo
- Para que Deus nos ouça (7)

TODA ESTE DESEJO SURGIU MEDIANTE A UM CONVITE DE DEUS (8)

DAVI ACEITOU AO CHAMADO DE DEUS. Aceite também!!!!

Tipos de oração

ORAÇÃO, INTIMIDADE COM DEUS.

LEITURA:
II Crônicas 7:15 “Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que fizer neste lugar”.

Introdução:

Orar é um dever, e uma necessidade. A oração é a expressão mais intima da vida cristã, o ponto mais alto de toda experiência religiosa genuinamente espiritual. Jesus é o nosso modelo por excelência.
* Viveu orando. Heb. 5:7
O qual nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência,
* Morreu orando. Lc. 23:46
Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.
• E continua orando. Rm. 8:34
Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;
• Hb. 7:25
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles.

* Ele nos ensinou dizendo:
Marcos 13:33
Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.

1º Ts 5:17
Orai sem cessar.

“Orai”, portanto, a oração é um dever.

* Por meio dela estamos constantemente em sintonia com Deus.

É também uma necessidade, porque por ela e através dela, somos alimentados e fortalecidos espiritualmente com a graça divina.

I – COMO ORAR E RECEBER
A - Orar corretamente
É muito importante sabermos os tipos de oração, ajuda no conhecimento e crescimento Espiritual do cristão.
Sabendo esses tipos, podemos agir de acordo com a situação.

B - Quem ora, é como quem fala
Quando falamos comunicamos com os homens, quando oramos comunicamos com Deus.
Jesus ensinou-nos a oração modelo (o pai nosso).
Uma oração perfeita, contendo 23 pontos- O7 falam a respeito de Deus e 16 são concernentes ao homem.

C - Recebendo o que pedimos
A oração eficaz e a confiança inspirada por Deus, estão diretamente vinculadas a um relacionamento correto com as outras pessoas.

Jesus ensinou que aqueles que desejam respostas às suas orações, devem avaliar cuidadosamente suas atitudes com o próximo.

Marcos 11:25 “E quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que estás nos céus, vos perdoe as vossas ofensas”.

Mateus 6:15 “Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”.

Precisamos Limpar as Veredas.

D – O Endereço Certo.
Quando enviamos uma correspondência, ficamos mais atentos com o destinatário, porque sabemos, se não colocarmos o endereço certo, não iremos atingir os nossos objetivo.
Quando oramos Jesus nos ensinou o endereço certo.

”. Lucas 11:1 “Pai, santificado seja o teu nome

João 16:23 a. “Em verdade em verdade vos digo, que tudo o que pedirdes ao Pai”.

Jesus ensinou-nos a pedirmos a Deus, o Pai, e não a qualquer outra entidade existente.

”. João 16:23 b. “Em Meu nome, Ele vos dará

João 16:24 “Até agora nada pediste em Meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”.

O Pai deu autoridade ao filho, no céu e na terra.
O nome de Jesus é o maior, e tem poder, somente ele é o mediador entre Deus e os homens.

I Timóteo 2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,

5 motivos porque nossas orações não são respondidas


II – TIPOS DE ORAÇÃO

Introdução:
A oração é comunhão com Deus. Orar é falar com Deus, orar também é louvar, adorar, pedir, agradecer, interceder, etc....

A vitória na vida do crente é a oração, sem a oração o crente não vence as lutas.

A – Oração de Agradecimento.

É a oração de gratidão, de ação de graças a Deus, por tudo que o Senhor faz em nossas vidas.
Deus espera que sejamos gratos a tudo.

I Timóteo 2:1 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens,

I tessalonicenses 5:18 Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.


B – Oração de Louvor e Adoração.
É a oração que engrandece ao senhor, por tudo o que ele é, e significa para nós.
Precisamos praticar esta oração. Deus procura por adoradores.
Jo 4: 23Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Salmos 18:1 Eu te amo, ó Senhor, força minha

Salmos 96:9 Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra.


C – Oração de entrega.
É confiar, é depositar e esperar, é depender.

Salmos 37: 5,7
5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia.
7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.


D – Oração no Espírito
É a oração em língua estranha. Os homens, os demônios não entendem .

I corintios 14:2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios.

E - Oração de Guerra.
É exercer a autoridade em nome de Jesus. Repreendendo, desfazendo, e expulsando satanás

Efésios 6: 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

Lc 10:16-19 Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

F- Oração de Cura.
É exercer autoridade sobre o mal, enfermidade, espíritos de doença. Expulsar em nome de Jesus.
Esse poder está com a igreja.

Mateus 10:1 a 8 E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.
8- Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.


G- Oração de Súplica.
É pedir algo para nós, Deus espera o nosso pedido com fé.

João 11:22 Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.

Temos que pedir e Ter fé para receber

, Hebreus 11: 6 pois sem fé é impossível agradar a Deus.

H- Oração de Intercessão
Interceder, é expressar um desejo tão firme, que mova a mão de Deus para que muitos sejam abençoados.

Interceder a favor de alguém, é, mais do que se preocupar com quem esteja precisando de ajuda.

É ir além dos limites estabelecidos pelo próprio sentimento de fraternidade.

Na área espiritual, interceder é clamar com insistência para que alguém seja abençoado; é gemer para ver milagres acontecerem.

Interceder, é também unir forças a outros que tenham um mesmo propósito.

Ex.: O Paralítico de Cafarnaum - Marcos 2:1-12
O Centurião de Carfarnaum - Mateus 8:5-13
A Mulher Siro-Fenícia - Marcos 7:25-30
Jairo por sua Filha - Lucas 8:41 a 55
A Rainha Ester - Ester 8:3-8
Jesus roga perdão por seus agressores Lucas 23:24

A oração intercessória pode mudar o rumo dos acontecimentos.

Na vida de alguém - Jó 42:10
De um Povo - Êxodo 32:11-14-Nm. 14:10-20
De uma Nação - II Samuel 24:25

Quando o cristão ora com determinação, é capaz de derrubar muralhas, quebrar grilhões, e resgatar vidas das mãos do inimigo.
Somente o amor é que faz um homem tomar tal atitude.

Interceder é amar, é arriscar-se. Intercessor, Deus procura por você. Apresenta-te!
Orar, é bombardear o inferno. Orar é afrontar o inimigo, e a abrir o coração de Deus.
Somente por amor é que somos movidos a Interceder; pela obra e pelos irmãos em Cristo Jesus e pelas pessoas que ainda não são de Jesus.
Conclusão
A oração é um dom de Deus para todos, oração é uma conversa com Deus, onde através dela ,Deus , pode nos dar, consolo e alegria em meio a triteza, tranqüilidade em meio a tempestade, paz em meio a guerra. A cada dia devemos estar em constante oração, não rejeite este dom de Deus , pois a oração é o segredo da nossa vitória, porque quando oramos , portas se abrem,quando oramos , as barreiras são quebradas, as muralhas são derrubadas, maldições são anuladas, vidas resgatadas e sobre nossas vidas as bênçãos são derramadas em nome de Jesus.
O que darei eu ao Senhor
Texto; Salmo 116:12
Grandes coisas Deus nos têm concedido, pela sua graça. Ele nos tem dado tudo conforme as nossas necessidades.
Deus nos tem dado saúde, nos tem sustentado com a tua provisão, nos tem dado o nosso emprego, nossas vestes, nos tem dado as nossas famílias, e a cada dia Ele nos tem dado uma grande chance de caminharmos juntamente com seu filho, Jesus Cristo e conquistarmos a salvação das nossas almas.E muitas coisas Ele nos concede!

Mediante tudo isso, nos perguntamos: o que poderemos dar ao nosso Senhor?

Creio que nós podemos dar a Deus algo muito importante das nossas vidas, tais como;

*Nosso amor: Mateus; 22:37

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração."
Amar a Deus é:

Amar de todo coração DT 6:4,5 Mt 22:37
Jesus disse que amar a Deus de todo coração é o primeiro e maior mandamento , amar a Deus e ao próximo são os dois mandamentos que quase resumem todas as leis do At.Amar a Deus e ao próximo de todo coração é uma forma de olhar firmemente para as leis de Deus .Ao invés de preocuparmos com o que não devemos fazer , deve -mos concentrarmos em tudo aquilo que podemos fazer para demonstrar nosso amor a Deus e ao próximo.

Os dez mandamentos
1º Não terás outros deuses diante de mim
2º Não farás para ti imagem de escultura
3º Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Estes três primeiros mandamentos se resumem em Amar a Deus de todo coração.

4º Lembra-te do dia de sábado para o santificar

5ºHonra teu pai e tua mãe
6º Não matarás
7º Não adulterarás
8º Não furtarás
9º Não dirás falso testemunho contra teu próximo
10º Não cobiçarás
Estes outros seis se resumem em amar ao teu próximo.

1-Honrá-lo: Fp: 2:29

“Recebei-o pois no Senhor com todo o gozo, tende-o em honra.
O mundo exalta e honra as pessoas que se dizem sábias, poderosas e pessoas belas ,ricas, de alto nível social e etc.Mas nós que não somos do mundo que somos de Jesus devemos honrar somente a Deus.

2-Temê-lo: Lucas: 12:5

“... temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.”
Nesse texto Jesus nos lembra que devemos temer a Deus pois é Ele qem controla as conseqüências eternas e não apenas as temporais.Devemos temer a Deus para não sofrermos na eternidade.

3-Reverenciá-lo:Hb: 12:28

“ ...retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade.”

*Nosso serviço: I Co: 7:23
“Fostes comprados com bom preço, não vos façais servos dos homem.”
Por sermos justificados e purificados pelo precioso sangue de Cristo todo cristão deve servir a Deus não por obrigação mas por amor.
Mas não é de qualquer jeito que servimos a Deus. Para servir a Deus é nescessário:

Ser seguidor de Jesus: João :12:26
Pó sermos seguidores de Jesus Ele nos recebe com alegria e sua mensagem é para todos, Ele quer que todos sejam seguidores Dele para anunciar as boas novas. Ide...
Estar sempre na presença de Jesus.João 12:26
Servir com alegria Sl: 100:2
Servir com fervor Rm 12:11
Servir com humildade At 20:19
Servir de todo coração Js 22:5
Nós temos a consciência que somos filhos de Deus , e se mantivermos esta certeza em nossa consciência serviremos aos nosso Deus com alegria, com fervor , com humildade , e serviremos a Deus de todo coração. Não podemos deixar nossas ocupações banais do nosso dia-a-dia nos afastar do nosso amor e da nossa dedicação a Deus.
Servir a Deus é:
Estar disponível: Isaías: 6:8 Tito 2:11-14

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui envia-me a mim.”
Isaias se dispunha a servir ao Senhor a toda hora e a todo momento dizendo “Envia-me a mim” será que você pode dizer o mesmo a Deus?Disposição é uma qualidade que toda pessoa que deseja fazer a obra de Deus deve ter.

É fazer o que é reto aos olhos do Senhor DT 6:18
Se não fizermos o que é reto aos olhos do Senhor como poderemos dizer que servimos a Deus . Lc 16:13

É não ter a vida por preciosa At: 20:24

“Mas nada tenho a vida por preciosa, contanto que se cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.”
Frequentemente ,sentimos que a vida é um fracasso , a menos que estejamos alcançando algum tipo de reconhecimento, diversão, dinheiro, fama, sucesso, muitas mulheres.Mas Paulo considerava que sua vida não teria valor se ele não a usa-se para a obra de Deus. O que ele qer nos dizer neste texto é que a vida “na obra” era muito mais importante do que ele havia ganhado dela.O que é mais importante para você? A sua vida ou servir a Deus? Mas devemos ser atentos a etas palavras. Lc 9:24
Obs: O objetivo de todo cristão e a beleza de sua vida consiste em não procurar-se em ser servido, mas em se dispor a servir; Dentro da nossa vocação, hoje, somos chamados para o serviço do Senhor Jesus Cristo. Mc: 16:15 “ ... Ide...”

Nossa fidelidade Dt 8:19
Em tempo de farturas costumamos nos orgulhar pela nossa prosperidade, pelo nosso emprego, pela nossa inteligência , pelo nosso dinheiro, etc... e muitas das vezes esquecemos que é Deus que nos concede todas as coisa ,por isso devemos ser fiéis a Ele e devemos atribuir tudo que temos como bênçãos recebidas do Senhor.

Nossa gratidão Ef 5:20
È muito difícil ver uma pessoa passando pela porva dando graças a Deus , e mais fácil vê-la murmurar .Devemos agradecer ao Senhor em tudo, mas não pelos problemas, mas sim pela edificação e pelo fortalecimento que o Senhor está trazendo a nossa vida através da experiência causada pela prova.

*Nossa adoração: João: 4:23

“ Mas a hora vem, e agora é , em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”

A adoração deve ser João 4:24

Adorar a Deus é;
1-Louvar: SL: 150:6

“ Tudo quanto têm fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.”

2-Estar alegre na casa de Deus: SL: 122:1

“Alegrei-me quando me disseram vamos a casa do Senhor.”

* Nosso coração: Pv: 23-26
“ Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos."
Mas para darmos a Deus os nossos corações , eles têem que ser:
Um coração fortificado pela palavra de Deus Hb13:9 Sl 27:14
Um coração que não seja maligno Dt 15:10 , 28:47
Um coração que louva ao Senhor SL 9:1

*Nossa vida: SL: 37:5
“ Entregue o teu caminho ao Senhor; confia nele, e Ele tudo fará.”

Obs: Devemos entregar as nossas vidas ao Senhor por que Ele é fiel e justo, no entanto Ele se entregou e deu sua vida por nós. Mc: 10: 45
“ Mas o filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos.”

Porque Ele é o único caminho:João: 14:6
“ Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”

Entregar a vida é negar-se a si mesmo, é renunciar-se de suas própias vontades,dos desejos da carne,é render-se de todo coração e reconhecer que somente Jesus pode nos salvar .
Você pode dar a Deus o seu melhor , Ele espera de você sempre o seu melhor.Por isso tudo o fizer para o Senhor procure fazer o melhor, pois se você der o seu melhor , Deus vai te conceder sempre o melhor que Ele tem.
Que a graça e a paz de Deus esteja perpetuamente sobre nossas vidas.

A verdadeira Paz

Paz, muitos querem poucos conhecem
Muitas pessoas sempre andam à procura de paz, porém estas pessoas não sabem onde encontra-la.
Algumas pessoas pensam que podem encontrar a paz em qualquer lugar, outras pensam que a paz pode ser decretada por homens e outras acham que encontrarão paz nas coisas mundaneas.
Existem pessoas que pensam que podem achar a paz nas bebidas. Podem até pensar que estão em paz enquanto estão enchendo a cara com os amigos, mas basta uma conversa atravessada, que pronto, lá vai a paz rio abaixo.Muitas das vezes podem estar em paz com os amigos , mas ao chegar em casa, nada sóbrio, pronto ,lá vem a mulher tirar satisfação, lá vai a paz por água abaixo.E no fim das contas a coitada que fica cuidando das crianças, da casa, preocupada com as panelas que começaram a ficar vazias, com as contas á pagar, ela que é a chata.Que paz é essa?
Outras pensam que podem ter paz no mundo das drogas.Pensam que um cigarro de maconha ou uma pedra de crack ,etc, podem lhes dar paz.Como algo que é discriminado pela lei pode trazer a paz?
Pessoas roubando, matando,se acabando por causa dessa paz ilusionista.E ainda saem por ai disendo: Pô, tô legal, tô na paz. Que nada, está é com o pé na CADEIA ou no inferno, e não está sabendo.
Outras pensam que a paz está nos campos de batalhas, NAS GUERRAS. Estão bombardiando ,arrasando,destruindo, matando pessoas, até mesmo civis, cidadões, cidadãs, crianças , acabando com os sonhos, com a liberdade, com a dignidade e até mesmo com o prazer de viver de muitos povos.
Autoridades que pensam que podem ter paz através de uma bandeirinha branca, através de um tratado ou apenas em um simples aperto de mãos.Pensam que podem destruir cidades, famílias e outras coisas mais e com isso trazer a paz.Para onde está caminhando a humanidade?Onde este mundo vai parar tentando buscar a paz desta forma?
Pessoas que tentam encontrar paz no dinheiro ,nas riquezas.Esta é uma forma de ter paz onde se tem que ficar aprisionado em lugares fechados por muros bem altos, com cercas elétricas, cercados com seguranças, por cães ferozes e até mesmo por armas. Uma paz falsa onde não se tem liberdade de andar pelas ruas tranquilamente .Uma paz que atrai pessoas interesseiras para perto, pessoas que dizem ser amigas, mas são amigas só do dinheiro,uma paz que atrai pessoas más para o perto, ladrões, assassinos, sequestradores .Como isso pode ser chamado de paz, quando só se torna a vida mais complicada de se viver?
Podemos chegar a conclusão de que encontrar a verdadeira paz é tão complicado como contar os grãos de areia das praias e mais fácil do que acordar e abrir os olhos.Pois para isso temos a Palavra de DEUS ,para abrir nossos olhos e descobrirmos como encontrar a verdadeira paz.

A verdadeira Paz.
Paz: O que é a paz?
De onde vem a paz?
A Bíblia nos exorta a ter paz?
A paz é resultado de quê?
A quem é prometida a paz?
A paz é fruto de quê?
Onde existe a paz?
Qual é a verdadeira paz?
O que é a paz?
Paz é uma dádiva de DEUS:
Lv 26:6 “ Também darei paz na terra e dormireis seguros, e não haverá quem vos espante...”
SL 29:11 “ o Senhor dará força a seu povo: o Senhor abençoará o seu povo com paz.”
II Ts 3:16 “ Ora o Senhor da paz vos dê paz de toda maneira...”
De onde vem a paz?
A paz vem de Deus , a paz vem de Cristo.
SL 29:11 “ O senhor dará força ao seu povo: o Senhor abençoará o seu povo com paz.”
Jo 14:27 “ Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou: não
vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração,nem se atemorize.”
At 10:36 “ A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo...”
Ef 2:14-17 “Por que Ele é a nossa paz...”
Ef 6:23 “ Paz seja com os irmãos e caridade com fé da parte de Deus pai e do Senhor Jesus Cristo.” A Bíblia nos exorta a ter paz?
Em alguns versículos a Bíblia nos exorta a ter paz.
SL 34:14 “ Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.”
Rm 12:18 “ Se for possível, quanto estiver em vós tende paz com todos os homens.”
Rm 14:19 “ Sigamos pois as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns com os outros.”
I Ts 5:13 “ E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra.Tende paz entre vós.”
II Tm 2:22 “ Foge também dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade, e a paz com os que, com um coração puro invocam o Senhor.” Por que devemos ter paz?
Mt 5:9 “ Bem aventurados os pacificadores pois eles serão chamados de Filhos de Deus.” HB 12:14 “ Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus.”
A paz é resultado de quê?
A paz é resultado:
Da fé.
Is 26:3 “ Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti.”
Rm 5:1 “ Sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.”
Da obediência.
Is 48:17-18 “ Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor o Teu Deus , que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.
Ah,se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar.”
Da justiça.
IS 32:17 “ E o efeito da justiça será a paz e a operação da justiça repouso e segurança para sempre.”
Tg 3:18 “Ora o fruto da justiça semeia-se na paz,para os que exercitam a paz.”
A quem é prometida a paz?
A Bíblia nos relata a quem é prometida a paz.
SL 29:11 “ O Senhor dará força a seu povo, o Senhor abençoará o seu povo com paz.”
SL 37:37 “ Nota o homem sincero, e considera o que é reto, porque o futuro desse homem será de paz.”
SL 119:165 “ Muita paz tem os que amam a tua leI, e para eles não há trofeço.”
SL 122:6 “ Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão os que te amam.”
Ef 6:23-24 “Paz seja com os irmãos, e caridade com fé da parte de Deus pai e do Senhor Jesus Cristo .
A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade.Amém.
A paz é fruto de quê?
A paz é fruto do Espírito.
Jo 14:26-27 “ Mas aquele consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos lembrará de tudo quanto vos tenho dito.
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá.Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Gl 5:22 “ Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benigdade...”

Onde existe paz?
No céu:
Lc 19:38 “... Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu e glória nas alturas.”
Na terra:
Lc 2:14 “Glória a Deus nas alturas, paz na terra , boa vontade para com os homens.”
Qual a verdadeira paz?
As escrituras Sagradas nos revela qual é a verdadeira paz.A paz que guarda nossos corações.
Fp 4:7 “E a paz de Deus,que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
Cl 3:15 “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine os vossos corações; e sede agradecidos.
A palavra de Cristo habite em nós abundantemente, em toda sabedoria,ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
Esta é a verdadeira paz que Deus quer que tenhamos,uma paz que ultrapasse a paz do mundo, uma paz onde vivemos em comunhão uns com os outros, e que possamos mostrar para o mundo um exemplo de paz a ser seguido.
Temos que nos juntar e nos esforçar para que possamos transmitir essa paz tão maravilhosa e tão gostosa que sentimos dentro de nós, e fazer o possível para passarmos esta paz para todos que estão ao nosso redor.Pois o impossível só Deus pode fazer.

Que a graça e a paz de Deus esteja sempre sobre nossas vidas.