Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Estudo pré-discipulado - Maria, mãe de Jesus

Estudo pré-discipulado

Lição 9 - Maria, mãe de Jesus

Lucas 1:26,38

Introdução

Nesta lição veremos algo de muita importância para o nosso entendimento e esclarecimento, no que se diz respeito à pessoa de Maria, esposa de José, mãe de Jesus ( homem ) e dos irmãos de Jesus; Tiago, José, Simão e Judas, além das irmãs não nomeadas ( Mc 6:3) .

Sobre a vida de Maria, as escrituras não nos relatam muitas coisas, mas apesar disso, existem muitas crenças (por parte de outras religiões) com relação à vida de Maria. E veremos à luz da Bíblia, ou melhor dizendo ,conheceremos quem é verdadeiramente e quem foi Maria.

Mas primeiro vamos observar alguns assuntos que muitas pessoas falam sobre Maria ( mãe de Jesus ) que por sua vez são bastante polêmicos , porém incontestáveis quando tendo base nos ensinamentos bíblicos.

1) Maria e as diversas falsas doutrinas sobre ela.

Existem várias doutrinas várias doutrinas em relação à Maria, que por falta de conhecimento bíblico muitas pessoas até acreditam em tais coisas, as quais observaremos algumas delas. Nosso objetivo não é atacar ou hostilizar a crença de ninguém. Mas, sim, examinar o que diz a Bíblia sobre certas atitudes, doutrinas.

a) Maria e a imaculada conceição: É a idéia que para ser mãe do Salvador que não tinha pecado, ela mesma teria que ser isenta de pecado. Deus a teria, portanto, preservado já na sua fecundação da mancha do pecado original. Mas vejamos o que a bíblia nos diz:

(Rm 3:23, 24)."Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus"

(Romanos 5:12) - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Vimos que todos passaram a ter parte no pecado, por causa do primeiro pecado (a desobediência de Adão), assim fica claro que Maria era considerada uma pecadora, mas, contudo ao ser escolhida isso não significa que ela era isenta de pecado. Vamos observar algo interessante:

(Lucas 1:28) - E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.

Ao se dirigir á Maria, o anjo a chama de agraciada, e não de imaculada. Agraciada quer dizer, cheia de graça, mas não que a graça era dela própria, mas ela era agraciada por Deus, a graça provém de Deus. O mensageiro de Deus a chama de "agraciada", ou seja, que ela era alvo de um favor especial de Deus, e não que fosse fonte de graça. Deus achou graça em Maria assim como achou graça em Noé. Ser escolhida para conceber a Jesus, não quer dizer que Maria era sem pecados ou a mulher mais perfeita já existente na terra, mas sim em levar uma vida de santidade, uma vida separada para Deus.

b) Maria e a virgindade perpétua: A virgindade perpétua ensina que a mãe de Jesus foi virgem antes, durante, depois do parto, e continuou a sê-lo durante sua vida de casada, de esposa e mãe. Tal doutrina foi definida pelo Concílio Constantinopla II em 553. A insistência católico-romana na virgindade perpétua de Maria objetiva justificar o celibato (estado de uma pessoa que se mantém solteira) dos seus sacerdotes e freiras. A Bíblia, no entanto, fala diferentemente: chama a Jesus de seu filho "primogênito" e não de "unigênito”.

Grávida virgem, deu à luz virgem, isto não podemos negar, agora permanecer virgem até a morte isto é heresia.mais uma vez vamos observar as escrituras.

(Mateus 1:24,25) –“ E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus”.

Em Mateus 1:25 nos leva a entender que após o nascimento de Jesus (e a purificação subseqüente), José passou a conhecer a Maria como esposa e mulher. Maria passou a ter vida matrimonial perfeita e absolutamente normal, no entanto que Maria concebeu a mais filhos .Observe os seguintes versículos :

(Mateus 13:54,55) - E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? - Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?

(Mateus 12:46,49) - E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. - E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. - Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? - E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;

(Mateus 12:47) “Disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo.” João 2:12 “Depois disso desceu a Cafarnaum, ele, sua mãe, seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.”

Estes versículos nos mostram que Jesus apesar de ter seus discípulos, ele tinha seus irmãos de sangue. E isto concretiza a idéia de que Maria não morreu virgem, e põe fim a idéia de sua virgindade perpétua.

c) Maria : intercessora e mediadora dos homens: Muitas pessoas rezam para Maria interceder por suas vidas, pois consideram ela como a mediadora entre Deus e os homens. Porém a Bíblia nos relata que há somente um mediador entre Deus e os homens.

(I Timóteo 2:5) - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

(João 15:16) - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

(Hebreus 7:25) - Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Essa doutrina de que Maria é a mediadora entre Deus e os homens, é desmascarada nestes versículos.

d) Adoração a Maria : O culto a Maria é uma desonra a Deus por causa da proibição do uso de imagens. É o problema de se acrescentar algo mais à verdade da Bíblia.
A Bíblia não admite adoração a astros, estrelas, seres animais, pessoas humanas (At 10.25, 26), anjos (Ap 22. 8,9). E cada vez que isso acontecia, Deus exercia Seu julgamento: é só ler o Livro de Juízes, os sermões dos profetas, ou casos, como a morte de Herodes (At 12.21-23).


(Ex 20.3-5)."Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam"

Pois não há sinais de veneração ou culto a Maria no Novo Testamento. Os magos do Oriente não prestaram adoração à estrela, nem a José ou a Maria, mas a Cristo (Mt 2.11); seus presentes foram dados não a Maria ou a José, mas a Jesus; os apóstolos nunca oraram à mãe de Jesus nem lhe prestaram honras especiais; Pedro, Paulo e Tiago não a mencionam em suas cartas; mesmo João, que dela cuidou até sua morte, não a menciona (Jo 19.27). Instalada a Igreja no Pentecoste, o nome "dado entre os homens, em que devamos ser salvos" é o de Jesus (At 4.12).

Um caso que poderia ter sido o primeiro de veneração a Maria foi rechaçado e corrigido na hora por Jesus:

(Lc 11.27, 28) "Ora, enquanto ele dizia estas coisas , certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste. Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam".

Neste momento algumas pessoas queriam dar a Maria a honra , a veneração , pelo fato dela ter sido a mãe de Jesus, mas contudo O senhor Jesus os repreendeu sabiamente.

Maria também é chamada "Rainha dos Céus" título monstruoso porque era dado à deusa da fertilidade de Canaã, Astarte: "Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha para fazerem bolos à rainha do céu, e oferecem libações a outros deuses, a fim de me provocarem à ira" (Jr 7:18 44:17-19, 25). Mas há um só rei , O rei dos Reis , Senhor dos Senhores , a saber Jesus Cristo.

Toda Honra , glória , majestade e louvor seja dada ao Senhor.

Como devemos ver Maria , mãe de Jesus .

Vemos a Maria, mãe de Jesus, com a mesma visão que a Bíblia a vê : "bendita entre as mulheres" (Lc 1:42), e reconhecemos que ela foi um vaso , um instrumento nas mãos do senhor para o seu plano de redenção e salvação do homem. Com todas as gerações nós a chamamos "bem-aventurada" porque cria na palavra de Deus (Lc 1:48), mas não a deificamos, cultuamos ou oramos a ela. Nós a reconhecemos como "bem-aventurada", ainda, porque na sua dedicação à vontade de Deus, na sua fé, na sua obediência, é exemplo para nós. É exemplo e modelo a ser imitado não mais, do que o exemplo do próprio Jesus.
Nós a vemos como mulher de louvor, oração. Seu cântico em Lucas 1:46-55, e que se assemelha em forma e conteúdo ao de Ana (1Sm 2:1-10), é uma linda página de sensibilidade e profunda espiritualidade.

Em Atos 1:14 apresenta Maria em oração com outros crentes, sem ter, porém, autoridade e prioridade sobre o grupo. Piedosa, realizou todos os ritos fixados pela Lei: a circuncisão, a purificação, a apresentação no Templo, e ano a ano realizava uma peregrinação a Jerusalém na Páscoa,. Após o nascimento de Jesus, trouxe duas ofertas. Uma era queimada (simbolizava completa rendição à vontade de Deus); a outra era oferta pelo pecado ( Lv 2:22-24; 12:6-8), isso mostra a sua obediência as leis divinas da sua época.

Queremos insistir no fato que Maria foi mulher de profunda sensibilidade espiritual. Sua fé e sua disposição de servir a Deus nos chamam a atenção, por isso deu uma atenção cuidadosa, à educação de seu filho nas tradições religiosas do seu povo, o povo judeu.

Mas contudo ela engrandecia ao Senhor, sabia que precisava de um Salvador (Lc 1:46, 47). Tinha absoluta consciência de que Jesus era, não só humano, mas também divino e enviado por Deus (Gl 4:4) .

Podemos ver Maria assim como vemos todos os homens de fé relatados na Bíblia , podemos vê-la como nossa irmã na fé. Que por sua vez por levar uma vida de santidade ( separada para as coisas de Deus ) foi escolhida para colocar em prática o plano redentor que brotava do coração de Deus. A salvação do homem pela morte de seu filho , Jesus.

Maria foi mãe de Jesus homem, carne , pois o Jesus divino , cheio de glória já existia desde a eternidade.

Que Deus abençoe a cada um de nós e que possamos ser também agraciados por Deus , no poder e na virtude do Espírito santo.