Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Transformação de água em vinho : 1º Milagre

Texto : João 1: 1-12

Objetivo: Mostrar a importância de estarmos convivendo com a sociedade e ser a diferença em meio à sociedade.

Mostrar que os milagres sempre foram e sempre será uma forma de muitos crerem na pregação, na palavra. (1º Ts 1:5)

Quando nos dispomos ao Senhor, ele sempre tem o melhor para nós .

Introdução :

Era o 3º dia apos o batismo de Jesus ( Vrs. 1 ) , fizeram uma festa de casamento ( bodas ) , e estava ali a mãe de Jesus , e o próprio Jesus havia sido convidado. Que por sua vez aceitando o convite Jesus e seus discípulos vão até esta festa.

No decorrer da festa acontece algo não muito comum nas festas dos Judeus. Acabou-se o vinho. Então a partir daí Jesus Cristo entra em “ação” começando então a manifestar o seu poder na terra. Veremos alguns pontos importantes para seguirmos através deste ocorrido.

1. Jesus em uma Festa?

Com certeza, Cristo foi convidado e não negou a este convite.

Cristo não era soberbo, altivo. Ele estava sempre com o povo, ele sempre estava e agia em meio à sociedade; Cristo não era e não é anti - social. Como ele poderia cumprir sua missão de outro modo? Precisava estar perto das pessoas para abençoá-las e salvá-las.

1.1 A importância de estarmos em meio à sociedade. (Marcos 4:21)

Muitos cristãos hoje em dia, muitas das vezes, não são muito de se misturar com as pessoas do mundo não. Pensam que são “santos demais” para estar em um casamento em uma igreja católica, em uma festa de aniversário de pessoas que não são cristãs e etc...

Cristo nos leva a ter uma visão diferente desta ideia: quando ele vai até casa do publicano, casa de Zaqueu, quando ele conversa com uma mulher samaritana e outros mais.

Os cristãos, da mesma forma, não podem estar longe das pessoas, pois é através deste contato direto, que temos a oportunidade de falar do amor de Deus para as pessoas que estão a nossa volta.

Somos diferentes do mundo, mas não distantes ou fora dele. Somos chamados para ser luz

(Mateus 5:16) Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

Temos que ser e fazer a diferença, em meio a sociedade, para que as pessoas possam ver Cristo em nossas vidas. Devemos estar juntos com os que ainda não são cristãos, sem discriminação, porém temos que vigiar naquilo que estamos fazendo e onde estaremos indo. Ex: uma festa onde você sabe que vai ter muita droga.

O que não podemos aceitar são os convites para a prática pecaminosa (Pv.1.10,15).

1.2 Os perigos de estar em meio a sociedade ( Salmo 1 )

Ao estar em meio à sociedade o cristão deve saber se comportar como verdadeiro Servo de Deus, não deixando ser influenciado pelas outras pessoas, mas sendo influenciador ( com boas obras ) para as pessoas que estão a sua volta.

Muitos , ao invés de ser influenciador , passam a ser influenciados pelas pessoas que não são cristãs ,pois (o ser humano é fácil de ser influenciado), e esquecem de que Deus está vendo todas as nossas obras , tanto as boas quanto as más.

Mas mesmo assim se deixam levar, pois muitas das vezes querem ser populares , não querem ser “caretas” , querem estar na atualidade, querem se misturar............

Por isso , podemos observar que é muito importante estarmos juntos da sociedade, mas é mais importante sabermos como nos comportarmos diante a sociedade.

É necessário, contudo, que o cristão, onde estiver, dê um bom testemunho, sendo sal da terra e luz do mundo (Mt.5.13-14), agindo em benefício do próximo. Foi o que Cristo fez nesta festa de casmento.

Pois assim se manifestará a glória de Deus.

2. Humm ! Acabou o vinho ?

Jesus estava em uma festa de Judeus, e como a bebida típica daquela região e daquela época era o vinho, com certeza havia muito vinho. Porém algo de incomum acontece.

A certa altura das bodas, acabou-se o vinho (Vrs. 3). Era comum que as festas de casamento durassem sete dias, mas, sem vinho, isso não seria possível. O que fazer? Talvez pudessem comprar mais. Entretanto, é possível que os convidados não estivessem dispostos a esperar. Fim do vinho significava fim da festa, fim da alegria.

Como ficaria a reputação do noivo diante de seus amigos? Teria ele falhado na preparação das núpcias? Ficaria marcado como negligente perante a noiva e os familiares? Ainda que os convivas tivessem consumido além do esperado, ou mais rapidamente, o noivo deveria estar prevenido. Estava, portanto, estabelecida uma situação de vergonha e desgosto, uma situação de tristeza, na época uma festa sem vinho não era festa.

2.1 Um grande ensinamento de Maria

Maria, mãe de Jesus, também estava presente e percebeu que o vinho tinha acabado (Vrs.3). Não tendo poder para resolver a situação, ela foi falar com seu filho. Ele parece não ter recebido bem a interferência da mãe (Vrs 4 ). Afinal, ele já sabia do fato e talvez estivesse esperando o melhor momento para agir.

A presença de Jesus não evita que determinados problemas ocorram. Mas se ocorrer Jesus sabe o momento certo de agir.

Uma dificuldade em nossas vidas torna-se oportunidade para o milagre. Não queremos problemas, mas as vezes, Deus permite que tenhamos alguns para que também possamos ter experiências sobrenaturais.

Maria, então, deu uma sábia orientação aos servos da casa: Fazei tudo o que ele vos disser (Vrs. 5).

Eis aqui a única único e verdadeira instrução de Maria “uma grande ordem" de Maria. Temos algo a aprender com estas palavras de Maria. Esta é uma verdade de que devemos apegar para as nossas vidas; voltarmos nossa atenção para Cristo, procurando realizar, não apenas parte, mas tudo o que ele nos mandar.

3. Jesus age em tempo oportuno (Vrs 4)

Se Jesus quisesse, poderia dizer uma palavra e o vinho jorraria de todos os vasos e copos,

Mas se ele fizesse assim não notariam a falta do vinho.

Para que o milagre aconteça é necessário que haja a necessidade de um milagre.

Jesus não queria chamar a atenção , não queria aparecer , mas queria agir de forma oportuna para que as pessoas vissem que Ele era verdadeiramente o Cristo, para que as pessoas cressem que Ele era o Cristo, o enviado.

3.1 Milagres : consequência de obediência (Vrs.6-8)

Jesus manda os empregados encher as talhas de água e levarem até o mestre sala para provar. E observando bem a instrução de Maria “ fazei tudo que Ele vos disser”, obedeceram a ordem de Jesus.

Os servos tinham muito trabalho a fazer,Jesus mandou que os serventes enchessem de água seis talhas de pedra. As talhas foram cheias até a borda, era muita água para ser carregada.

O Senhor ás vezes nos manda fazer coisas difíceis, mas, se fizermos, ficaremos satisfeitos com o resultado. Aquele ato de obediência exigia esforço, mas teve uma consequência milagrosa.

A obediência foi imediata e completa. Quanto mais água, mais vinho.

Na nossa vida também tem que ser assim a obediência imediata e completa.

3.2 Milagres : consequência de estar prontos a servir

Para fazer o milagre, Jesus usou o que estava à sua disposição: os servos, as talhas e a água.

Para abençoar as pessoas Jesus quer usas você.

Estamos disponíveis para Cristo operar? Nossos bens, tempo e talentos estão entregues ao Senhor? Se o dono da casa escondesse os recipientes, talvez o milagre não tivesse acontecido, ou a quantidade seria menor.

Se escondermos nossos talentos se embocarmos nossos vasos , deixaremos de ser usados por Deus, para que ele através de nossas vida, faça como Jesus fez naquela festa , opere milagres.

Deus quer nos usar , basta estarmos dispostos .

As talhas estavam a disposição, os empregados se colocaram a disposição.

Todos queriam vinho, nós queremos o milagre, mas

4. O milagre é concretizado

Então, o milagre aconteceu. Jesus transformou a água em vinho; Em seguida, os servos levaram o vinho para que o mestre-sala experimentasse. Ele era o responsável pelo controle de qualidade. Quando experimentou “o vinho de Jesus”, aquele homem ficou surpreso e maravilhado. Suponho que ele nunca houvera bebido um vinho tão bom.

4.1 Quando Jesus opera , Ele muda a situação

Naquela festa havia acabado o vinho,ou seja , acabado a alegria, acabado o sentido da festa.

Mas Jesus estava presente naquela festa , e estando ele presente em algum ambiente , ele pode mudar a situação. Jesus naquele momento ele estava dando novo sentido a festa, estava trazendo a alegria a festa.

Se dispusermos ao Senhor, a nossa vida pode estar sem sentido, sem alegria, que com certeza Cristo pode fazer o milagre e reverter esta situação.

4.2 Jesus sempre tem o melhor para nos oferecer ( Vrs 10)

O mestre-sala disse ao noivo: “Todo homem põe primeiro o vinho bom... mas tu guardaste até agora o bom vinho

As pessoas esperavam que, com o passar do tempo da festa, o vinho fosse piorando, a qualidade do vinho iria baixando, era costume servir o melhor vinho primeiro.

Mas naquela festa foi um pouco diferente , ao invés de servirem o vinho inferior depois , o que aconteceu? Não houve vinho inferior, acabou-se o vinho. Veio foi uma tribulação, uma adversidade. Mas Jesus entrou com a providência e preparou um vinho nunca visto ou degustado por ninguém. Um vinho saboroso.

Podem vir adversidades, tribulações, lutas para as nossas vidas, mas se Cristo está presente as vitórias, nossas conquistas são maiores.

Conclusão

Depois que a água foi transformada em vinho, a festa continuou,a festa não acabou , a alegria voltou, mas isso só foi possível porque os noivos convidaram Jesus para aquele casamento.

Jesus tem que estar sempre em nossas vidas para que possamos experimentar do que Ele tem a nos oferecer, que com certeza é o melhor.

domingo, 26 de junho de 2011

Escolha a Salvação

Romanos 5:89

O ser humano porta em si a natureza pecaminosa que foi inserida na terra através da desobediência de um homem, Adão (Rm 5:19ª) , portanto todo que é nascido da carne é carne sendo todos pecadores (Rm 5:12). E como o pecado distancia o home de Deus, a humanidade então começou a seguir caminhos que afasta do criador, fazendo prevalecer seus próprios desejos, voltando-se à idolatria, corrupção, prostituição, bebedices, entre muitos outros; o resultado disso foi despertar tristeza no coração de Deus e acender a satisfação do adversário, por ele achar ter conseguido corromper a mente humana,

Mas o propósito de Deus que é a salvação, não poderia e nem pode ser frustrado, o paraíso que fora entregue ao homem, fecha a porta para o pecado (Gênesis 3:22-24) e não para o pecador(que se arrepende Jo 3:16). Pois no meio de uma geração perversa, existem homens que tem o coração que teme ao Senhor, esse Deus escolhe e separa, assim como ele escolheu você (Jo 15:16) para multiplicar a descendência dos filhos dele na face da terra. E para que pudéssemos ter a certeza da aliança, Deus enviou ao mundo seu único filho, estabelecendo dois caminhos (Lc 13:22-30), o caminho que leva a salvação (Jesus Cristo), e o outro que leva a condenação eterna (Satanás e suas obras).

Podemos afirmar que não foi por acaso que você entregou a sua vida ao Senhor Jesus um dia, mas talvez sem perceber você entrou no propósito de Deus, e uma vez entrado, é necessário permanecer, edificar-se, para que através do seu testemunho, sua pregação, suas obras, outras pessoas também possam entrar no propósito do coração de Deus “ escolhendo a salvação”, propósito esse que tem o princípio exclusivo em Deus.

Bem aventurado és quem escolheu a salvação, e permanece firme para herdar a promessa da vida eterna, queremos te dizer que mesmo diante das circunstâncias, mantenha-se firme, inabalável com a sua fé, suportando com alegria as provações (TG 1:2-4).

À você que talvez, por curiosidade começou a ler este folheto, e ainda não entregou a sua vida ao Senhor Jesus e não o aceitou como único e suficiente salvador, informamos que essa é mais uma das oportunidades de Deus direcionada a você. Aconselhamos-te a passar a visitar uma Igreja Evangélica mais próxima de sua casa ou onde preferir, e ainda hoje tome a decisão certa “Escolha a Salvação “.

Não há outro caminho para a salvação, Jesus mesmo disse (João 14:6, RM 10:9-10)

Um abraço, que o Senhor te guie.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Como o cristão deve andar


Efésios 4:1-3,15

"1 - ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

2 - Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

3 - Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz."

Introdução:

Hoje em dia muito se vê falar de religião, de igrejas, igreja tal pode isso na outra não pode, igreja tal deve-se andar assim na outra não pode andar assim .

Sem falar de que hoje em dia muitas denominações estão deixando o povo a vontade, não colocam o verdadeiro ensino da palavra em primeiro lugar, antes deixam a desejar olhando por este ponto de vista , para que não venham perder a quantidade de membros. Pois existem lugares que se ensinarem como verdadeiramente o povo deve andar na presença de Deus , muitos abandonariam a congregação ou até mesmo a fé.

Pois na maioria das vezes estão preocupados com quantidade do que qualidade, estão preocupados com casa cheia do que com salvação de almas. Não ensinam mais o evangelho genuíno, o evangelho primitivo ( igreja primitiva) o evangelho do arrependimento. Mc 6 7-12

Mas os que ainda tem o compromisso com a verdade , temos que saber como devemos nos comportar, devemos saber como devemos andar para que nossas atitudes sejam aceitas por Deus. Pois podemos dizer que nós podemos todas as coisas , mas nem tudo nos convém.

Então surge a necessidade de estarmos aprendendo cada dia mais , para que possamos ser aperfeiçoados pela palavra de Deus, para toda boa obra.

II Timóteo 3:16-17

"16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."

Mediante a este assunto surge a seguinte pergunta: Como o cristão deve andar?

1. Andar segundo a vocação em que foi chamado.

E para o quê que sou chamado? (I Corintios 1:9)

" Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor."

Gênesis 5:21-24

"21 - E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.

22 - E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.

23 - E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.

24 - E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou."

Na Bíblia Sagrada , quando se fala de maneira de andar ilustra-se o nosso comportamento, nossa maneira de agir, ou melhor dizendo, a nossa maneira de viver.

O nosso andar também pode estar diretamente ligado ao nosso serviço a Deus, de nossa reverência e respeito a Deus. ( coisa que em muitos lugares já se perdeu a muito tempo ), também pode-se dizer do andar como a direção que temos na vida .

Em Gênesis , nos relata que Enoque andou com Deus desde os primórdios da humanidade, isto quer dizer que Enoque vivia de uma maneira agradável a Deus.

Andar segundo a vocação, mas qual é a vocação do cristão ?

A vocação do cristão é divina, somos vocacionados a servir a Deus , ter comunhão com Ele e com os irmãos.

Andar segundo a vocação significa possuir e exercitar as virtudes cristãs, como nos mostra o texto em que lemos no início. Efésios 4:1-3

Vrs. 2 –“ Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor...”

a) Andar com toda HUMILDADE : Andar em humildade, este é um dos requisitos que o apóstolo Paulo nos coloca para andarmos na vocação. Se somos chamados para termos comunhão com Deus, temos que ser humildes pois o próprio Deus resiste ao soberbo.

I Pedro 5:5

" Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."

b) Andar com MANSIDÃO : Jesus foi o maior exemplo de mansidão, andar em mansidão não é ser “bobo” é ter comportamento manso, cauteloso.

Mateus 5:5

"- Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;"

c) Andar com LONGANIMIDADE (paciência) : O exercício da paciência é uma qualidade bastante difícil nos dias em que vivemos, principalmente devido ao corre-corre de nosso dia a dia, mas é de imprescindível importância para o cristão que deseja andar na vocação em que foi chamado.

Longanimidade , mansidão e amor são as características marcantes que servem para discernir o verdadeiro cristão. Se observarmos bem , estas virtudes estão diretamente relacionadas a Gálatas 5:22, então pode-se dizer que somente aquele que verdadeiramente possui e pratica os frutos do Espírito é que anda e vive segundo a vocação que recebeu de Deus. (I Corintios 1:9)

2. Andar na verdade (João 14:6)

Andar na verdade é andar em Cristo, pois o próprio Cristo afirma ser a verdade, andar na verdade é andar de acordo com a palavra de Deus, pois o próprio Jesus disse que a palavra de Deus é a verdade.

João 17:17 " - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade."

E muitos hoje já não dão mais credito a esta palavra que é verdadeira, dão sim quando é somente aquilo que é agradável de ouvir, como por exemplo:

Deus vai te abençoar, nada vai te faltar... Aí entra o Salmo 23

Você vai conquistar pois disse Deus que você pode tudo ... Aí entra Filipenses 4:13

Aí sim , sai glória ,saiu aleluia saiu até línguas espirituais.

Mas na hora que é a palavra verdadeira , (não dizendo que estas não são verdadeiras , mas quando são usadas de formas erradas, sem observar o contexto, se tornam pretexto, quando usadas para ludibriar ou persuadir se tornam falsas nas bocas dos homens) a palavra que traz frutos de arrependimento, a palavra que corrige, a palavra que nos alicerça, quando é uma palavra para consertar o que está errado, esta é renegada.

Daí sai uns comentários: o pregador está sem unção, tá sem palavra, está na pura carne, isto que ele está falando eu já sei de tudo.

Sabe mas não coloca em prática, pois não guarda a palavra dura, que corrige , temos que fazer como o salmista expressou Salmo 119. Aliás o Salmo 119, o salmista expressa o quanto era importante a palavra para ele.

E para andarmos na verdade temos que aceitar a verdade, viver a verdade, ou seja a palavra que é viva e eficaz.

Nosso relacionamento com Deus tem que ser em verdade:

João 4:24" - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade."

Salmos 145:1 “- Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade."

Invocar ao Senhor em verdade é muito mais importante do que pensamos , pois somente através de invocarmos em verdade é que ele estará perto de nós.

2. Andar em Espírito

Gálatas 5:16" - Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne."

Enquanto durar a nossa vida na terra haverá a terrível batalha do Espírito contra a carne. A única maneira de alcançarmos a vitória é darmos prioridade ao Espírito de Deus para que domine e dirija nossa vida. O andar no Espírito tem sido a causa de sucesso de todos os vitoriosos homens de Deus da História...

a) Andar em Espírito é ser fortalecido pelo Espírito

II Timóteo 1:7 " Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação."

Deus não nos propõe uma vida de medo, mas de virtude e fortaleza, através da operação do Espírito de Deus. Nos momentos mais difíceis das nossas vidas, naqueles momentos em que pensamos em desistir , em parar, no momento de fraqueza (humana), é o Espírito é que nos fortalece.

b) Andar em Espírito é ser guiado (dirigido) pelo Espírito

Romanos 8:14 "- Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus."

Se somos agora filhos de Deus, devemos entregar-lhe o comando de nossa vida. Devemos reconhecer que somente sendo guiados pelo Espírito é que alcançaremos sucesso na nossa vida e também alcançaremos as promessas de Deus. Muitas vezes Paulo contrariou sua própria vontade, a fim de se deixar guiar pelo Espírito.

Atos 16:6-10

" - E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. - E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. - E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. - E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. - E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho."

c) Andar em Espírito é produzir fruto do Espírito Gl 5:22

Os dons são recebidos do Senhor, mas o fruto é produzido, como produziremos fruto do Espírito se não andarmos NELE , e COM ELE e PARA ELE?

3. Andar em amor

Mateus 22:34-40

"34 - E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.

35 - E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:

37 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

36 - Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

38 - Este é o primeiro e grande mandamento.

39 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

40 - Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."

O amor é a maior e mais importante virtude que o Cristão deve ter.

A Bíblia nos relata que sem amor , tudo que fizermos será em vão.

I Corintios 13:1-3

"1 - AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3 - E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."

Jesus nos mostra que toda a vontade de Deus se resume à palavra AMOR.

Em primeiro lugar temos que amar a Deus, e em seguida amar ao próximo.

I João 4:7-21

"7 - Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

8 - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

9 - Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.

10 - Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

11 - Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.

12 - Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.

13 - Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.

14 - E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.

15 - Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.

16 - E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

19 - Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.

20 - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

21 - E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão."

O que não ama o seu irmão está caminhando com passos largos e apressados para o inferno.

I João 3:15" - Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele

Teorias e sermões são coisas importantes, mas Deus está sempre esperando a prática do amor na Igreja, amor para com os crentes antigos, amor para com os novos crentes, amor para com os desviados, amor para com os não-crentes, amor de Deus.

4. Andar como filhos da luz

Efésios 5:8 “ - Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz"

Desde o princípio dos tempos Deus separou a luz das trevas, Gn 1:4. Quando uma pessoa aceita a Jesus Cristo, ela é transferida do reino das trevas- o poder de satanás,- para o reino da luz, o reino de Deus.

Andar como filhos da luz significa renunciar todas as coisas que se relacionam com as trevas , ou seja com o pecado. E vivermos na sinceridade, na verdade buscando sempre as perfeição na prática da vida cristã.

Que por sua vez tamanha perfeição somente através da palavra de Deus é que a alcançaremos.

II Timóteo 3:16-17

" - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."