Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fidelidade, fé : O fruto da confiança

Aprendendo através da Palavra ”

Fidelidade, fé : O fruto da confiança Coop. Luiz Cesar

(Lamentações 3:23) - Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

(Provérbios 3:3,4) - Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. - E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.

Introdução

A palavra fidelidade provém da qualidade de ser e permanecer fiel. No entanto para permanecermos fiéis ao Senhor necessitamos de fé. Então podemos concluir que aquele que alicerça a sua fé no Senhor , e somente no Senhor, este poderá permanecer fiel ao Senhor, produzindo assim o fruto da fé ou seja fidelidade.

Poderemos observar que em algumas traduções da Bíblia veremos em Gálatas 5:22, a palavra e em outras traduções a palavra fidelidade, mas contudo podemos entender que são duas palavras diferentes, porém, neste caso, com o mesmo sentido.

Na carta aos Coríntios, o apostolo Paulo, no capítulo 12, escreve a cerca dos dons do Espírto, e podemos observar que neste capítulo, a aparece como Dom do espírito.

(I Corintios 12:9) - E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

Neste caso a fé ,é colocada como sendo um dom do Espírito, este dom é colocado à igreja de forma sobrenatural, determinado pelo Espírito Santo.Esta fé manifesta-se através de curas , milagres, e outras demonstrações do Espírito Santo.

Agora , na carta do mesmo apostolo, endereçada inicialmente às igrejas da Galácia,( Aos Gálatas) , no capítulo 5 :22, o termo aparece como sendo fruto do Espírito.

(Gálatas 5:22) - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade,, mansidão, temperança.

Neste caso , diferente de dom , a é produzida dentro de nós, nos capacitando a sermos e permanecermos produzindo a qualidade de sermos fies : a Fidelidade.

Também podemos observar que existe uma diferença no sentido da palavra de uma carta para a outra, e o por que desta diferença é que, o apóstolo Paulo visava sempre escrever as cartas , exortando, de acordo com a necessidade da Igreja, por isso concluímos que no caso de Coríntios a necessidade da igreja era exortação a cerca dos dons , e em Gálatas a necessidade de exortação era a cerca de produzir os frutos do espírito.

Nesta lição veremos a fé como fruto do Espírito, ou seja, veremos a fé como capacidade de sermos e permanecermos fiéis. O fruto chamado Fidelidade. E para melhor compreendermos esta fé vamos observar a vida de um personagem que se demonstrou fiel a Deus , em vários aspectos e situações de sua vida , Abraão.

Na vida de Abraão havia tanta fidelidade á Deus, que chegou ao ponto de ser chamado de amigo de Deus.

(Tiago 2:23) - E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

Mas para ter tamanha fidelidade, a ponto de ser chamado amigo de Deus , Abraão teve que ser fiel em vários aspectos e situações de sua vida. Observaremos alguns exemplos.

1. ABRAÃO E SUA FIDELIDADE EM SEU CHAMADO ( OBEDIÊNCIA,RENUNCIA, CONFIANÇA )

Veremos que Abraão demonstrou sua fidelidade a Deus desde o início de seu chamado Gn 12:1,4 . Abrão obedeceu a Deus, sujeitou a vontade de Deus, e além disso teve que renunciar a toda sua família, a sua terra, toda uma vida que havia ali cultivado.

a. Gn 12.1-4, "1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. 4 Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã".

1.1) “saiu da sua terra” (obediência):Abraão saiu da terra onde havia crescido , para obedecer a um chamado de Deus. Sem questionar, sem reclamar, e sem dúvidas ele se submete a vontade de Deus.

1.2) “da tua parentela e da casa de teu pai” (renuncia):Abraão por se submeter a vontade de Deus , ele teve que renunciar a tudo aquilo que ele havia se apegado , deixar tudo para trás, para prosseguir fazendo a vontade de Deus .E também na nossa vida cristã para sermos fieis a Deus , devemos que encaixar em nossas vidas as renuncias das coisas que não agradam a Deus.

1.3) “para a terra que eu te mostrarei ”(confiança): o mais interessante, não sabia para onde iria,desde o primeiro instante de seu chamado Abraão já teve que depositar toda a suaem Deus. A fidelidade para com Deus nos leva a ter confiança em Deus.

2. FIDELIDADE: TEMOS QUE TER DISPOSIÇÃO PARA SERMOS FIEIS A DEUS

Um pouco mais adiante, na história de Abraão, veremos mais uma vez a fidelidade de Abraão para com Deus , sendo produzida a partir dae de algumas disposições que Abraão teve para que fosse fiel a Deus .

b. Gn 22:1-4 1 E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. 2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. 3 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.

2.1) DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER A DEUS

Mais uma vez a obediência, vem em primeiro lugar, se quisermos ter a verdadeira fidelidade para com Deus temos que ser obedientes a ele.E isto não faltava na vida de Abraão .

Neste texto de Gn 22:1 Deus chama a Abraão e ele demonstra a sua prontidão em obedecer “ Eis me aqui “

A). Sua obediência, é demonstrada na expressão "eis-me aqui", Vs. 1. Esta expressão, é usada também na chamada clássica de Isaías, para o ofício profético, Is 6.8, "Depois disto, ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim" Tal expressão, indica a prontidão à obediência, ou seja a disposição para o serviço.

Quantos de nós estamos dispostos a dizer para o Senhor Eis-me aqui “. O princípio da fidelidade é a obediência ao Senhor.

E o mais importante Deus sempre deixa o ponto a ser obedecido sempre bem esclarecido.

Ex: Os Dez mandamentos

B). Gn 22:2 Deus revelando a Abraão o ponto principal a ser obedecido, "E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi".

Não seria algo fácil a ser cumprido. Muitas vezes, Deus pede que nós o obedeçamos em situações difíceis. Mas Abraão mais uma vez se prontifica a obedecer a Deus, se prontifica em ser fiel a Deus e vai mais uma vez atender voz de Deus.

Sem questionar Abraão coloca em prática o processo de obediência,

Gn 22:3 - "Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera".

E é neste verso que eu vejo mais uma disposição de Abraão que fez com que ele fosse fiel a Deus.

2.2) DISPOSIÇÃO PARA TER COMPROMISSO COM DEUS

Compromisso : Obrigação ou algo que se assume

Gn 22:3 - "Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera".

Alguns autores acham que Abraão levantou cedo, (bem cedo), em razão de não ter conseguido dormir durante a noite, por causa da importância da exigência de Deus.

Abraão além de ter disposição para obedecer, renunciar, ele tinha disposição para ter compromisso com Deus. Deus quer que tenhamos compromisso com Ele.Tanto na obra como no modo de viver.

As vezes marcamos um compromisso na Igreja , que seja com o pastor, uma reunião, seja com o responsável dos cultos nos lares, com círculo de oração, (uma vez que quando fazemos um compromisso em prol da obra , não fazemos um compromisso com homens , mas sim com Deus,) e deixamos este compromisso , por algo que vai nos satisfazer.

Mas Abraão não, ele teve a disposição de cumprir o compromisso que ele tinha com Deus.

Está aí um ponto muito importante para aprendermos com Abraão a termos fidelidade para com Deus: O COMPROMISSO

2.3) DISPOSIÇÃO PARA CONFIAR EM DEUS

Voltemos à ordem de Deus:

GN 22: 2, "E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi". Deus pediu a Abraão o filho da promessa. Deus já havia dito a Abraão que de Isaque, surgiria uma grande nação, Como Deus poderia destruir o filho da promessa? Gn 15.1-5 ( Ler ).

GN 22: 7-8, "7 Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos".

Vejam a expressão: "Deus proverá". Temos aqui um dos nomes mais importantes de Deus:

Elohin Jiré, Jeová Jiré , o Deus Provedor.

Mas o que leva a Abraão a ter esta confiança em Deus : As palavras de Deus.
Existem alguns pontos que levaram Abraão a confiar que Deus não levaria o seu filho:
a. Isaque era o filho da promessa. E a partir de Izaque surgiria uma grande nação.
b. Deus nunca permitiria e nem exigiria sacrifícios humanos em atos de culto, uma vez que tal prática sempre foi condenada nas Escrituras:

c. Abraão confiou que embora chegasse a sacrificar seu filho, Deus o ressuscitaria imediatamente, em razão de sua Palavra empenhada.

Não surgiu dúvida na vida de Abraão, e uma das mais fortes armas de Satanás é colocar dúvidas sobre a palavra de Deus , para que o homem não seja fiel ao Senhor e a sua palavra. Adão e Eva. Gn 3.1-5 ( ler )

Abraão não teve dúvida em obedecer a Deus , confiou em Deus e levou seu filho para ser sacrificado, o filho que o próprio Deus sabia que tanto amava.

GN 22: 2, "E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas,...

(Gênesis 22:10) - E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;

E aqui neste momento eu vejo outra disposição que Abraão tinha para que o fizesse ter uma fidelidade verdadeira a Deus.

2.4) DISPOSIÇÃO PARA AMAR A DEUS ACIMA DE QUALQUER COISA

Certamente, Abraão amava muito a seu filho Isaque, sendo isto percebido por Deus, É o que podemos deduzir da expressão:

(GN 22: 2) E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Porém, acima do amor que tinha por seu filho, Abraão deveria amar ao Deus Eterno acima de qualquer coisa. Esta era a prova que o Senhor queria ver e realmente Abraão demonstrou, a sua fidelidade para com Deus .

(Gênesis 22:10) - E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;

(GN 22:12) "Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho".

Com este ato , Abraão demonstra a Deus que mesmo sendo o seu filho ele ofereceria - o em sacrifício a Deus, pois ele ( Abrão) amava seu filho, mas contudo, amava a Deus em primeiro lugar.

Conclusão

Com estas atitudes Abraão demonstrou a sua fidelidade a Deus, e aprendemos que não basta sermos fieis a Deus somente de palavras, mas de atitudes . A obediência, o compromisso, a renuncia, e o amor a Deus são atitudes que nos levam a sermos e permanecermos fieis a Deus.

Contudo depois de observarmos a vida de Abraão, poderemos analisar a nossa vida para observarmos se temos este fruto importante em nossa vidas A FIDELIDADE.

a. A disposição para obedecer a Deus em quaisquer circunstâncias. Abrão mesmo sendo em uma situação muito difícil, ele obedeceu a Deus sem questionar. E nós Temos sido obedientes a Deus em quaisquer circunstâncias, ou procuramos questionar Deus, mostrando resistência no processo de obediência?

b. A disposição para ter compromisso com Deus. Abrão nos mostra que mesmo sendo algo muito difícil , ele não deixou o seu compromisso de lado. Ele estava disposto, preferia sacrifcar seu filho do que sacrificar o seu compromisso com Deus. E nós será que estamos sacrificando as nossas vidas pelo compromisso, ou muitas vezes sacrificamos o nosso compromisso para vivermos nossas vidas?Como estamos fazendo?

c. A disposição para confiar em Deus. Vimos que mesmo tendo sido provado, a ponto de ter que sacrificar o filho da promessa, Abraão confiou em Deus e tinha certeza que a ordem de Deus não chegaria até as últimas conseqüências. Temos nós confiado em Deus a ponto de entregarmos as decisões mais importantes de nossa vida em suas mãos?

d. A disposição de amar a Deus sobre todas as coisas. Apesar de amar ao seu filho Abraão chegou ao ponto de quase sacrificá-lo para demonstrar a sua fidelidade a Deus. Será que seremos capazes de tal atitude para demonstrarmos a nossa fidelidade a Deus?

Para demonstrarmos a nossa fidelidade a Deus em primeiro lugar devemos que sacrificar o “nosso eu”,e deixar o Senhor operar em nossas vidas. Deixar que pela fé estas atitudes possam nos fazer chegar a verdadeira fidelidade a Deus.

Não nos esqueçamos, a fidelidade é um fruto, mas somos nós que plantamos o que queremos colher. Se quisermos colher fidelidade temos que plantar atitudes como fez Abraão. Graça e Paz a todos..........

Nenhum comentário:

Postar um comentário