Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Longanimidade ou Paciência: o fruto da perseverança

“Aprendendo através da Palavra ”

Longanimidade ou Paciência: o fruto da perseverança (Dc. Lindauro)


Essa é uma característica cristã que se caracteriza por não se sentir ofendido ou provocado facilmente.

(Romanos 12:12) - Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Introdução

O exercício da paciência é uma qualidade bastante difícil nos dias em que vivemos, principalmente devido ao corre-corre de nosso dia a dia, mas é de imprescindível importância para o crente que deseja ir morar no céu.

É nos momentos de maior tensão que somos testados nessa qualidade do fruto do ESPÍRITO que está implantada em nós.

É notado e louvado o cristão que consegue ser paciente diante das adversidades que surgem em seu viver terreno.

Somente com a ajuda do ESPÍRITO SANTO é que conseguimos exercer paciência e ajudar aos que estão a nossa volta, a passar pelas tribulações do cotidiano.

Longanimidade: é traduzida na Bíblia também como paciência e comunica a idéia de sofrer durante um longo tempo. A palavra nos ensina que uma conseqüência da presença do Espírito Santo em nossa vidas é que nós somos longanimos .Ao mesmo tempo a palavra não indica que a presença do espírito santo nos insente dos sofrimentos , e sim nos prepara para eles

(João 16:33) - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Se os crentes não tivessem aflições , não teriam nenhuma necessidade de longanimidade ou seja Paciência.

Longanimidade é um dos Frutos mais difíceis de se produzir na vida cristã; pois somente mediante as provações que saberemos se somos longanimos ou não. Pois a longanimidade é a capacidade de sofrer provações sem se desanimar, suportando-as até o fim . É muito fácil estar tranqüilo onde só existem as bênçãos, mas é na provação que mostramos este dom de Deus , a Paciência.

1. A paciência e os aspectos na vida Cristã

A palavra paciência trata-se de esperar no Senhor , sem perder a esperança mesmo que ocorram falhas e insucessos, esta virtude capacita o crente para exercer o domínio próprio, diante das provações, ou seja, ele não se precipita em “acertar as contas” ou punir , ao mesmo tempo resiste ao prolongamento das provações.

Há forte relação entre a paciência e os outros aspectos da vida cristã. A seguir, consideraremos algumas delas à luz das Escrituras.

a) A paciência e o sofrimento

Ninguém chega ao fim desta vida sem uma boa dose de sofrimento, isso faz parte de nossa aprendizagem,

(Salmos 119:71) - Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.

È a escola da vida . As provações podem ser comparadas ao trabalho de cães guardadores de ovelhas, que mantém as ovelhas perto de seus pastores. As provações funcionam como disciplina do Pai divino em prol de nossa santidade.

(Hebreus 12:11) - E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.

O maior exemplo conhecido biblicamente como o homem de maior paciência estando em sofrimento é com certeza Jó.

(Tg 5.11) Como sabeis, temos por bem-aventurados os que perseveraram. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu.

b) Paciência e perseverança

Muitos tradutores da Bíblia alternam as palavras paciência e perseverança.

Esta fala de capacidade destinada a superar obstáculos e manter-se fiel ao que se crer na palavra de Deus , independente da situação.

Ao lermos;

(Colossenses 1:9-11) - Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;Aprendemos a perseverar com paciência na fé cristã.

C)Paciência e paz

A paciência , como fruto espiritual , é u recurso poderoso para apaziguar uma situação.

(Provérbios 15:18) - O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta.

O homem paciente não será controlado por impulsos, nem pela raiva, ao contrário , demonstrará a paz de Deus em ações, palavras e relacionamentos.

d) Paciência e força

No mundo a força está associada ao indivíduo fisicamente capaz ou alguém que está sendo fortemente vigiado ou protegido.

Entretanto na Bíblia ser forte é ser longanimo

(Provérbios 16:32) - Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.

e) Paciência e perdão

Para suportarmos e perdoarmos uns aos outros com amor , precisamos do fruto celeste da paciência.

Jesus contou aos discípulos a história de um servo incompassível e ingrato, o qual depois de haver sido perdoado por seu credor negou o perdão a um conservo seu. Mt 18: 21 ao 35

Diante disso o senhor daquele homem entregou-o aos carrascos até que lhe pagasse toda a dívida , depois o mestre acrescentou : “ Assim vos farás também meu Pai, se do coração não perdoardes cada um o seu irmão a suas ofensas.”

f) A fé acrescida de paciência

A fé é vital para o cristão, porquanto o justo viverá por meio dela, todavia ela tem que ser submetida a provas, a fim de refinar-se e a paciência ajuda-nos a resistir este processo. A fé , a paciência e as promessas e Deus estão relacionadas na bela paisagem de :

(Hebreus 6:11,12) - Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; - Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.

2. Os tríplice aspecto da paciência

a) A paciência de Deus

Se considerarmos a paciência sob aspecto divino, talvez ,compreenderemos melhor o seu valor como fruto do espírito como constatamos GALATAS 5:22. A paciência descreve a natureza e o caráter de Deus .

Assim Deus se descreveu a Moisés : Jeová, o Senhor Deus misericordioso e piedoso, tardio em ira e grande em beneficência e verdade. Que guarda a beneficência em milhares que perdoa a iniqüidade , e transgressões e pecado.

(Êxodo 34:6,7) - Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; - Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração.

A descrição de Deus neste versículo fala da longanimidade divina em seu relacionamento com o homem, e que é tema constante ao longo das escrituras.

b) O cristão e a paciência

A paciência como fruto do Espírito no crente é essencial no relacionamento doméstico.

O lar é um campo fértil para a produção deste fruto. È necessário revestir desta virtude para criar os filhos com amor e disciplina correta. O marido e a esposa precisam praticar-la um com o outro, a fim de preservarem seu relacionamento amoroso.

Todos os aspectos da paciência divina : longanimidade, paciência, auto controle, serenidade, tardio em irar-se, capacitado para suportar, perseverança e perdão, podem ser produzidos em nós pelo Espírito Santo, a medida em que somos chamados a exercê-los diariamente em nossos relacionamentos.

Aqui a principal aplicação para a nossa vida é recorrermos ao espírito Santo, sempre que nos deparamos com uma situação onde a prática desta virtude seja indispensável.

c) A paciência e o ministério

Este fruto é indispensável na vida e no trabalho do ministro do evangelho. A paciência também é indispensável para a liderança no trato com as pessoas.

Paulo instrui a Timóteo a cerca da necessidade de ministrar com paciência.

(II Timóteo 4:1,2) - CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

Em outras palavras o trabalho do ministro – orar, ensinar, corrigir, repreender, exortar, incentivar e todos outros deveres devem ser realizados com toda longanimidade com toda paciência. Sem o fruto do espírito isto é impraticável.

Conclusão

Normalmente ensinamos sobre a paciência de Jó , este personagem bíblico sofreu por muito tempo, e esperou no Senhor pacientemente antes de serem restituídos sua saúde , sua família e bens.

Moisés esteve quarenta anos aperfeiçoando a fim de desenvolver seu potencial para a obra do Senhor. Paulo esteve pacientemente no deserto por três anos para entre outras coisas desaprender que muito ele sabia de errado.

Em Tiago 5:8 recebemos o seguinte conselho: Sede-vos também pacientes , fortalecei o vosso coração, porque a vinda do Senhor está próxima.

O desenvolvimento da paciência no interior do crente é essencial para o seu amadurecimento espiritual.

(II Pedro 1:5- 8 ) - E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, - E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, - E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. - Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Um comentário:

  1. MUIO BOM ESSE NSINO - OS CRENTES EM CRISTO PRECISAM SABER DISSO. PARABENS

    ResponderExcluir