Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Batismo no Espírito Santo II

Batismo no Espírito Santo
Estamos certos de que quando uma pessoa crê no Senhor se arrepende de seus pecados de todo coração, procura viver uma vida reta diante de Deus, o Espírito Santo vem morar dentro de seu interior. Todos os cristãos têm o Espírito de Deus em seu interior.

Romanos 8:9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Existe porém um momento em que o Espírito Santo opera em nós de uma maneira sobrenatural, de uma forma poderosa, nos enchendo de virtude, de poder e manifestando seus dons.Esta experiência é chamada de batismo no Espírito Santo.

Mas satanás quer contradizer, trazer confusão e anular esta experiência na vida da Igreja. Cada dia surge uma novidade, alguém pega um versículo da Bíblia e começa a falar uma coisa e outra e isso gera muita confusão.

Existem muitas idéias erradas a respeito desse assunto, por exemplo:
 É só para pastores, presbíteros, missionários.
 É só para quem atinge um certo grau de santidade.
 É um prêmio, uma recompensa por obedecer a Deus ou fazer a obra de Deus.
Além disso, existem dois tipos de grupos com ensinamentos doutrinários diferentes a respeito desse assunto, os grupos tradicionais e os grupos pentecostais.

Os grupos tradicionais: Crêem que somos templo do Espírito Santo, no entanto rejeitam a experiência do Batismo com o Espírito Santo. Acreditam que todos que creram e após a conversão forem batizados já recebem o Espírito Santo e não necessitam de nenhuma outra experiência espiritual.
Os grupos pentecostais: Pregam corretamente que existe uma experiência a mais, além da conversão e de receberem o Espírito Santo, existe uma experiência espiritual maior, um mover e agir do Espírito Santo em suas vidas. Porém dizem que há uma espera, dando a entender que esta experiência deve ser esperada e até mesmo buscada.

Mas existem perguntas que devemos observar:
Quais as bases bíblicas para o batismo no Espírito Santo?
Realmente, o que é o batismo no Espírito Santo?
Por que Jesus quer nos Batizar?
Como receber o batismo no Espírito Santo?
Ao recebê-lo é necessário falar em línguas?
Qual a diferença entre ser cheio do Espírito Santo e ficar cheio do Espírito Santo?

Mas para melhor entendermos, vejamos tudo à luz das Escrituras Sagradas, para respondermos as respectivas perguntas.

Quais as bases bíblicas para o batismo no Espírito Santo?

Porque devemos crer que este batismo existe? Porque temos várias bases bíblicas a respeito do Batismo no Espírito Santo. Vejamos:

João Batista disse que Jesus batizaria com o Espírito Santo:
Mateus 3:11 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Jesus disse que batizaria:
Atos 1:4- 8 - E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

A promessa de Jesus se cumpriu:
Atos 2: 1- 4 - E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

A promessa é para todos os cristãos:
Atos 2: 38 - 39 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

Os apóstolos oravam para que os cristãos de Samaria o recebessem:
Atos 8:14-16 - Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).

A experiência dos efésios:
Atos 19: 1- 7 - E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens.
Este texto quebra todo o engano que só se recebe o Espírito Santo, no momento da conversão, pois eles já eram batizados, mas não tinham uma experiência com o Espírito Santo.

Realmente, o que é o batismo no Espírito Santo?

Na bíblia esta experiência é relatada através de vários textos e termos diferentes:


Atos 1:5 - Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Nestes dois testos os termos usados são batismo no Espírito santo. Promessa.

Atos 8:17 - Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.
Neste texto o termo usado não foi batizado com o Espírito Santo e sim, “receberam o Espírito Santo”

Atos 2:4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Neste texto relata a experiência do batismo no Espírito Santo como, ficar cheio.

Todos estes termos se referem a uma mesma experiência; o BATISMO no ESPÍRITO SANTO.
Mas afinal, o que é realmente o Batismo no Espírito santo?

Vejamos a resposta desta pergunta que não quer calar à luz das Escrituras Sagradas:

É uma promessa:
Mateus 3:11 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Atos 1: 8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

É um dom:
Dom = presente, dádiva, algo que foi dado.
Atos 2:38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

Não é um premio; um prêmio é uma recompensa dada pelo esforço ou mérito de alguém.
Não é uma conquista; ou algo que adquirimos por caminhar anos com o Senhor.
Ao contrário, é um presente, é de graça, não existe virtude em nós, mas no que nos concede Jesus.
João 16:7 - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.

É uma experiência definida e pessoal:
Aquele que recebe o Batismo no Espírito Santo, fica consciente que recebeu.
Em cada um de nós pode acontecer de maneira diferente.
I Cor. 12:11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Uns podem rir, chorar, pular, orar em mistérios, chorar, profetizar,etc...
Aquele que creu, se arrependeu de coração, tem o Espírito Santo morando dentro de si. Mas o Batismo no Espírito Santo é uma experiência pessoal.

É um revestimento de poder:
Poder = capacidade para fazer ou agir.

Lucas 24:49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Ao se apresentar aos discípulos depois de ressuscitar, Jesus lhes fala para ficarem em Jerusalém até que viesse sobre eles o Espírito Santo. Pois Jesus sabia que eles nada poderiam fazer sem o poder e virtude do Espírito Santo sobre eles.Eles dependiam do Espírito Santo sobre a vida deles, assim como nós dependemos do Espírito Santo hoje em dia para:

Curar enfermos:
Operar milagres:
Profetizar:
Ter revelação da palavra de Deus :
Ser um líder (de exemplo):
Poder para amar, louvar, orar, perdoar, suportar, resumindo poder para sermos transformados dia após dia a imagem de Cristo vivo
É este poder, o poder do Espírito Santo de Deus, que tem capacitado a Igreja de Cristo à viver e sobreviver em meio a tantas calúnias e perseguições por mais de 2000 anos.
É este poder que operava em Jesus, nos apóstolos e opera em nossas vidas hoje.

Porque Jesus quer nos batizar com o Espírito Santo?

Para nos dar poder, força, graça, virtude, dinamismo, unção.( “...recebereis poder...”)

Para que possamos ser capacitados e inspirados pelo Espírito Santo a fazer a vontade de Deus.
Para sermos testemunhas vivas de Cristo, produzindo os frutos do Espírito.

Como receber o Batismo no Espírito Santo?

Gálatas 3:14 - Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.

Nós recebemos pela fé: Vimos que o Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Jesus para as nossas vidas, e como toda promessa divina um dia se cumprirá, porém toda promessa nós recebemos mediante a nossa fé, e o batismo no Espírito Santo não é diferente, vamos recebê-lo é através da nossa fé.
Não é por esforço, por formula, repetindo uma oração, ou fazendo algum ritual, mas se tivermos fé a qualquer momento poderemos ficar cheios do Espíritos Santo, e sermos batizados no Batismo da promessa de Jesus.

Devemos que ter fé na promessa e de que Jesus é fiel para cumpri-la.
Devemos que pedir com fé que esta promessa venha se cumprir em nós.
Devemos que receber com fé:
Se rendendo a Deus, não resistindo ao Espírito. Deixe fluir o sobrenatural de Deus .
Se quiser chorar que chore; se quiser ajoelhar que ajoelhe, mas não resista ao Espírito de Deus.
Tanto faz se estiver sozinho em casa ou em uma reunião na congregação, o Espírito Santo sempre está em nós, mas a diferença é que Ele pode agir ou não.
Ele age quando dependemos dele, quando nos rendemos a Ele, quando nos esvaziamos de nós mesmos.
Se formos soberbos e cheios de si mesmo, limitamos o espaço do Espírito Santo agir, pois ele não força ninguém a nada.

Ao Receber o batismo no Espírito Santo é necessário falar em línguas ?

Muitos pensam que uma pessoa só é batizada no Espírito Santo quando começa a falar em línguas. Mas isto nem sempre é verdadeiro, não há nenhum texto que fale claramente que só recebe o batismo no Espírito Santo quem fala em línguas. Por isso devemos estar abertos a aceitar e entender que existem pessoas batizadas com o Espírito Santo sem falar em línguas.

O falar em línguas é um dos dons, mas não é necessariamente uma regra ou sinal do batismo no Espírito Santo. Uma pessoa pode ser batizada no Espírito Santo sem falar em línguas, ela pode chorar, profetizar, glorificar em espírito, e muitas outras manifestações.

Vemos o batismo no Espírito Santo sendo relatado em alguns textos do livro de Atos, no entanto podemos observar que os textos nos relata a manifestação do Espírito Santo por falar em línguas.

Atos 2:4 - No dia de pentecostes - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Atos10:44 - 46 - Na casa de Cornélio - E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.

Atos19:6 – Com os doze efésios - E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.

Mas mediante as evidencias que encontramos no livro de Atos, devemos considerar como exceção o fato de uma pessoa ser batizada no Espírito Santo e não falar em línguas, e não como regra.

Atos 9:17 - E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o SENHOR Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

Sobre Paulo , este texto não diz nada, mas vemos que em I Corintios que ele falava em línguas inclusive queria que todos falassem também.

I Corintios 14:4,5 - O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.

Normalmente se a pessoa não fala em línguas é por que existe um bloqueio, uma barreira gerada pela própria pessoa. A mente humana se atrapalha tentando entender o que acontece e como acontece e com isso impedimos a manifestação do Espírito Santo; as vezes por medo ou por ficar pensando no que o irmão do lado vai pensar ou até mesmo por falta de fé no Batismo do Espírito Santo, devemos deixar-lo fluir.


Qual a diferença entre ser cheio do Espírito Santo
E ficar cheio do Espírito Santo?


Quando a bíblia fala de ser cheio do Espírito Santo, nem sempre está falando da experiência do Batismo no Espírito Santo.

No texto original, em grego, aparecem duas palavras descrevendo experiências diferentes, mas quando foram traduzidas para o português, usou-se uma única palavra (cheio), dando um parecer de uma mesma idéia, mas as duas palavras têm significados diferentes; vejamos:

A primeira palavra é PIMPLEIMI, aparece em:

Lucas 1:41 - E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.

Lucas 1:67-68- E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo: Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo...

Atos 2:4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Esta palavra significa ficar cheio :
 Leva-nos a entender que antes não estava.
 É uma experiência momentânea, (Batismo).
 A pessoa fica cheia do Espírito Santo para um determinado propósito.
 É o momento da manifestação sobrenatural do Espírito santo, onde Ele exerce os dons.

A segunda palavra é PLEIROS, aparece em:

Lucas 1:15 - Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.

Efésios 5:18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;

Atos 6:3 - E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;

Atos 11:22-24 - E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia. O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração; Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

 Esta palavra significa ser cheio:
 Não como uma experiência momentânea, mas continuamente.
 Significa estar sempre cheio.
 Não está relacionada na obra a fazer, mas sim na prática da vida cristã.

As diferenças das palavras são que:
 A primeira é um derramamento.
 A segunda é um transbordamento.

 A primeira nos dá poder.
 A segunda nos dá uma verdadeira vida cristã.

 A primeira nos dá poder para falar de Jesus.
 A segunda é para mostrar o caráter de Jesus em você.

 A primeira nos dá capacidade para exercer os dons do Espírito.
 A segunda nos dá capacidade de produzir os frutos do Espírito.

Que possamos ser cheios do Espírito cada dia mais para sermos testemunhas de Cristo, produzindo os frutos do Espírito que são: Gálatas 5:22

Caridade: Sentimento de apreciação por alguém, acompanhado do desejo de lhe fazer o bem.
Gozo : Alegria do Espírito, causada por algo que agrada.
Paz:Tranquilidade da alma, ausência de guerra e de perturbação.
Longanimidade:Capacidade para sofrer e para suportar as ofensas sem irar e nem reclamar.
Benignidade : Bondade; misericórdia, ter compaixão pela
Bondade: Virtude formada por todo aquele que é moralmente bom.
Fé: Confiança em Deus; crença que Deus faz e fará o que promete.
Mansidão: Modo de agir pacífico e bondoso; delicadeza, Tranqüilidade, calmo, sossegado.
Temperança:Qualidade ou virtude de quem é moderado,que controla suas emoções.

E que possamos dar liberdade ao Espírito Santo para ficarmos cheios do Espírito, e dessa forma sermos capacitados para exercer os dons do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário