Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Batismo no Espirito Santo I

Batismo no Espírito Santo
Atos 2:33  11:15,16
Conhecendo o Espírito Santo
Este assunto é de muita importância na vida cristã diante de Deus, porém Satanás, tem procurado de todas as maneiras de trazer confusão e falta de entendimento sobre este assunto. Mas glória a Deus, que os filhos e filhas de Deus tem experimentado, ou melhor dizendo, tem vivido esta experiência espiritual.
Existem teólogos que conhecem muito a respeito deste assunto, verdadeiros mestres em relação ao Espírito Santo, porém não tem uma experiência prática ou pessoal com o mesmo. Mas precisamos ter uma experiência pessoal com o Espírito Santo.

Ex: Copo d’água

*Sabemos o que é a água, que mata a sede, mas se não provarmos, se não bebermos, ficaremos com sede.
*É Necessário para a nossa vida.

Quando uma pessoa crê no Senhor, verdadeiramente converte e confessa ao Senhor como único e suficiente salvador de sua vida, o Espírito Santo vem e faz morada no seu interior. Todos os filhos de Deus, tem o Espírito Santo habitando em seu interior.

Existe porém um momento em que o Espírito Santo opera em nós de uma maneira sobrenatural, de uma forma poderosa, nos enchendo de virtude, de poder e manifestando seus dons.Esta experiência é chamada de batismo no Espírito Santo.

Mas qual a diferença entre ter o Espírito Santo e ser batizado no Espírito Santo?

Quando é que sabemos que o Espírito Santo de Deus habita em nosso interior?
É quando estamos produzindo os frutos do Espírito.

Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

E quando sabemos que somos batizados com o Espírito Santo?
È quando o Espírito Santo nos concede segundo a sua vontade um dos seus dons ou alguns de seus dons. E assim passamos a exercê-los.

I Corintios 12:11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Mas antes de sabermos o que é o Batismo no Espírito Santo, vamos primeiramente entender melhor e conhecer quem é o Espírito Santo.

Símbolos do Espírito Santo

Muitas vezes o Espírito Santo aparece na Bíblia, representado por um símbolo, por exemplo:


 Atos 2:2,3 - Vento e fogo: E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

 João 7:37-39 – Rios de água viva: E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

 I João 2:27- Óleo,unção: E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.

 Efésios 1:13 - Selo: Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.

 Mateus 3:16 - Pomba: E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

O Espírito Santo aparece na Bíblia representado por estes símbolos, mas Ele não é nenhum desses símbolos.

Mas para entendermos melhor o Espírito Santo, precisamos conhecer sua natureza.

O Espírito Santo é natural da Trindade de Deus

O nosso Deus:
 Senhor dos Senhores.
 Rei dos Reis.
 O Altíssimo.
 O único “Eu sou”.

O nosso Deus , o Deus em que nós cremos, é um Deus Trino, ou seja, um único Deus, em três pessoas inseparáveis.Três pessoas que formam uma só unidade, Deus. E o Espírito Santo é uma dessas pessoas. Observando alguns versículos entenderemos melhor:

II Corintios 13:13 - A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
Judas 1:20,21 - Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.

I Pedro 1:2 - Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

As três pessoas da Trindade

Deus Pai: O criador dos céus e da terra, o El Shadai (Deus Todo Poderoso), o Deus Invisível. O que chamou o Espírito Santo e Jesus para criar o homem a sua imagem e semelhança.

Deus filho: Jesus Cristo, o filho do Deus vivo( Mt 16:16),a imagem de Deus, O cabeça da Igreja , Deus tomando forma de homem, para salvar o homem.

Deus Espírito Santo : O Espírito de Deus , o Consolador que Jesus profetizou, o que opera milagres em nossas vidas.

Estas três pessoas se fundem e formam uma só unidade.

Existe muita confusão, ou melhor dizendo, muita falta de conhecimento quando se fala do Espírito Santo, muitas Igrejas tem O negligenciado, deixam-nO de lado, e algumas nem dão a Ele (Espírito Santo) sua devida importância na Trindade e nem dão a Ele a Liberdade de exercer a sua função dentro da Igreja.
(João 14-26 ) Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Preferem caminhar com suas próprias forças, sua própria maneira, dependendo mais de suas doutrinas do que do Espírito Santo.
Se Deus retirasse o seu Espírito Santo da terra, ou seja das Igrejas hoje, muitas das congregações e denominações continuaria suas atividades sem perceber a ausência do Espírito Santo.Tudo isso porque não O conhecem, não dependem dEle não dão liberdade para Ele de agir e mover conforme a vontade dEle, não deixam ser usados por Ele,mas ao contrário querem usá-lo. Por isso que muitas denominações hoje andam por caminhos errados e caindo em tantas confusões e escandalizando o espaço evangélico no mundo.

E é por isso que devemos conhecê-lo não só na Teoria, mas também na prática para o crescimento do Corpo de Cristo e do nosso caráter e maturidade em relação a nossa vida cristã. E para isso devemos que ter todo nosso conhecimento à luz da Palavra de Deus, Biblia.

O Espírito Santo é Deus

Ele é tão Deus quanto o Pai e o Filho. Para melhor entendermos vejamos alguns atributos do Espírito Santo, pertencentes a Deus .

 Espírito Santo é Eterno: Hebreus 9:14- Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
Eternidade, atributo Absoluto: Ao chamar Deus eterno, queremos dizer que não teve princípio nem terá fim. Não houve tempo que Ele não existisse. Sendo eterno o tempo todo, passado, presente, e futuro estão diante dEle, não há limitações de tempo para Ele.

 Espírito Santo é Onipresente: Salmo 139:7-10 - Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

Onipresença, atributo relativo, Pertence a essência de Deus em relação a sua criação. Trata-se de Deus está sempre em todo lugar, mas porém, não habita em todo lugar.
Somente ao entrar em relação e comunhão com um individuo ou grupo, é que podemos dizer que Ele habita em meio àquele grupo ou indivíduo.

 Espírito Santo é Onipotente: Lucas 1:35 - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

Onipotência, atributo incomunicável, devemos observar de dois pontos:
*É o poder, a capacidade e a liberdade que Deus tem para fazer tudo, de acordo com os seus princípios e sua natureza, nada é impossível para Deus.
* É o poder, a capacidade e a liberdade que Deus tem para controlar tudo que existe ou possa existir.

 Espírito Santo é Onisciente: I Corintios 2:10 - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

Onisciência, atributo incomunicável, é o conhecimento que Deus tem a respeito de tudo que existe ou ainda possa existir. Sendo onipresente e onipotente, Deus precisa de sua onisciência, pois estando sempre em todo lugar e com poder e capacidade para fazer o que quiser, deve ter sabedoria infinita (Onisciência )para saber o que fazer.

E o Espírito Santo de Deus não é diferente, pois, Ele age em nosso meio, eternamente, com toda sabedoria de Deus, com poder e em todo tempo em todo lugar. Por isso podemos dizer que aprendemos com a Bíblia que o Espírito Santo é Deus agindo em nosso meio.





O Espírito Santo é uma pessoa

João 14:16-17 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

Jesus quando fala do Espírito Santo neste versículo, o apresenta como uma pessoa; a palavra usada para consolador aqui vem do original grego Parakletos:
ParakletosAlguém que fica ao lado, junto, outro semelhante a mim.
Esta palavra (Parakletos ) traz o sentido de aconselhador, exortador, intercessor,estimulador, fortalecedor.

O Espírito Santo tem todas as características de personalidade de uma pessoa:

Ele ama: Romanos 15:30 - E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus;

Ele fala: Apocalipse 2:7 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

Ele vê e ouve: Salmo 139 -

Ele ensina: I Corintios 2:13 -12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

Ele tem vontade própria: I Corintios 12:11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Ele ordena e nos ajuda: Atos 16:6-7 - E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.

Temos comunhão com Ele: II Corintios13:13 - A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.

Sem o Espírito Santo não haveria Igrejas Verdadeiras, que trabalham com sinceridade.

Ele é quem dá poder a Igreja para testemunhar e para falar de Jesus.
É ele quem converte as pessoas.
Ele que operava na vida dos apóstolos e é o mesmo que opera em nós hoje.
Ele que operava na vida de Jesus fazendo todos os milagres.


A obra de Jesus e a promessa do Espírito Santo

Jesus era um homem com um corpo de carne e osso, Ele sentia fome, sede, frio, chorava se alegrava, etc.
Jesus era e é Deus, mas enquanto esteve em carne, Ele não operava nem agia segundo a sua divindade, havia se esvaziado:
Filipense 2:6-8 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

O verbo se fez carne se fez homem, e como homem depende do Espírito Santo para pregar, curar, orar e outros mais, Jesus também dependia do Espírito Santo.
Atos 10:38 - Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

Quando Jesus começa o seu ministério?

Após ser batizado no rio Jordão, quando o Espírito Santo vem sobre Ele.

Lucas 3:21-23 - E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos...

Depois disso Ele começa a curar e operar milagres, formou discípulos, pessoas que renunciaram tudo por Ele, eles seriam os responsáveis para dar continuidade ao trabalho de Jesus.
E Jesus disse a eles: João 14:15-17 e 16:7 - Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.

Ele prometeu o Espírito Santo a todos que cressem, o amasse e guardasse os seus mandamentos.
Jesus se entregou por nós, tomou sobre si nossos pecados e morreu na cruz por nós. Mas ao terceiro dia Ele ressurge dentre os mortos,RESSUSCITA, reaparece para os discípulos e por 40dias permanece com eles, e disse

“Aguardai até que do alto sejais revestidos de poder”

O livro de Atos é chamado de Atos dos Apóstolos, mas também podemos chamar de Atos do Espírito Santo, pois era o Espírito Santo que concedia a eles o poder de operar maravilhas.


O Espírito Santo habita em vós

Jesus prometeu o Espírito Santo a todos que cressem em seu nome. O Espírito Santo habita, mora, em todos os que realmente se converteram genuinamente, amam a Jesus e guardam a sua palavra.
João 14:23 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

I Corintios 3:16 - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

I Corintios 6:19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

No Antigo Testamento, antes de Jesus, o Espírito Santo vinha sobre as pessoas em ocasiões especiais, e capacitando-as para uma determinada obra. Hoje Ele está presente o tempo todo, morando dentro de nós.
No entanto precisamos mais do que saber ou aprender sobre o Espírito Santo. Precisamos chamar a sua atenção para nos usar, nos abrir para Ele, estar com Ele e ter comunhão com Ele.
Recebemos o Espírito Santo que nos separa para Deus, agora é preciso estarmos separados para o Espírito Santo agir em nossas vidas. Para que possamos sentir a grande virtude do Espírito Santo, em nossas vidas através do Batismo no Espírito Santo.

Um momento em que o Espírito Santo opera em nós de uma maneira sobrenatural, de uma forma poderosa, nos enchendo de virtude, de poder e manifestando seus dons.Esta experiência é chamada de batismo no Espírito Santo.

*Virtude: Qualidade de excelência moral; poder, capacidade para fazer.

*Atributo: O que é próprio de alguém, característica, qualidade.

Um comentário:

  1. Muito bom amei, que DEUS continue abençoando.
    Gostei mesmo do seu estudo.

    ResponderExcluir