Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Temer a Deus é ter medo?

Mt 10.28 “...Temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno
tanto a alma como o corpo.”
A expressão: “temer a Deus” ou “temor”;aparece na Bíblia mais de 130 vezes e ouve-se com grande freqüência nas igrejas. Pastores e pregadores estão sempre fazendo referência. Mas infelizmente, muitos não conseguem compreender verdadeiramente o que ela quer dizer.
Quando se ouve a palavra “temer” de imediato a associamos a: Medo ou Receio. A nossa idéia é que devemos ter receio ,ou seja, medo de Deus.
No entanto esta é uma visão errada para a palavra “temer”. Quando a Bíblia refere-se, a Temor a Deus ,não está afirmando literalmente que o homem deve estar com medo e cheio de receio em relação a Ele. Mas, que deve haver um “sentimento” de reverência e respeito ao Senhor e para com as coisas do Senhor.
“Temer a Deus” é, portanto, Reverenciar e Respeitar ao Criador.

E este sentimento de Reverência e Respeito é uma prática que deve ser desenvolvida pelos Servos do Senhor. Todos aqueles que querem viver uma vida santa e irrepreensível deve observar a esta é ordem “Temer a Deus”.

Vejamos alguns versículos em que a Biblia nos exorta a temermos a Deus

Dt 13.4; "Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis."
Sl 22.23; "vós que temeis o SENHOR, louvai-o; glorificai-o, vós todos, descendência de Jacó; reverenciai-o, vós todos, posteridade de Israel"
Ec 12.13 "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem." e
1Pe 2.17."Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei."

“Temer a Deus” É extremamente importante na vida do Santo, verdadeiramente indispensável.
A Bíblia apresenta uma série de textos que versa sobre o tema. Salomão de forma clara nos ensina em Provérbios como deve ser o proceder do homem para conhecer o significado de temer a Deus.
Pv 2.3-5 "e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus."
Temer a Deus é um sentimento, e o próprio Deus é o autor deste sentimento e Ele mesmo colocou nos corações dos seus escolhidos para que não se afastem dEle.
Jr 32.39,40 ("Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos. Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.",
Temer a Deus é uma prática que deve ser desenvolvida no dia-a-dia. Jamais se deve esquecer que a Ele seja o temor. Temer, reverenciar ou respeitar ao Senhor implica inicialmente em odiar o mal. É virar-se contra o pecado, deixando nascer dentro do coração uma sensibilidade ao Espírito Santo, grande o suficiente para dizer não aos apelos da carne e à voz do maligno.
Pv 8.13 "O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço."
À luz da Bíblia o “Temor ao Senhor” é
a) Princípio da sabedoria : Sl 111.10"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre."

b) Esperança:
Pv 15.16"Melhor é o pouco, havendo o temor do SENHOR, do que grande tesouro onde há inquietação."
c) Tesouro:
Is 33.6"Haverá, ó Sião, estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do SENHOR será o teu tesouro." ();

d) Eterno:
Sl 19.9"O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos."
e) Necessária no Servir:
Hb 12.28, 29"Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor."
F) Fonte de Vida Pv 14.27 “O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte.”
Nós Cristãos devemos cultivar o temor a Deus, por diversos motivos, vejamos alguns:

a) Devido à Santidade
Ap 15.4"Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos."
b) Devido a sua vontade
Dt 10.12"Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma,"
c) Pelo Perdão
Sl 130.4"Contigo, porém, está o perdão, para que te temam."
d) Obras Extraordinárias
Js 4.23,24"Porque o SENHOR, vosso Deus, fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o SENHOR, vosso Deus, fez ao mar Vermelho, ao qual secou perante nós, até que passamos. Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do SENHOR é forte, a fim de que temais ao SENHOR, vosso Deus, todos os dias."
e) Bondade
1Sm 12.24"Tão-somente, pois, temei ao SENHOR e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez."
f) O Juízo
Ap 14.7"dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas."
Sem temor, é impossível:

a) Adorar a Deus
Sl 5.7"porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor."

b) Servir
Sl 2.11"Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor."
Hb 12.28,29"Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor."
c) Evitar o Pecado
Ex 20.20"Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis."
d) Crescer na Santidade
2Co 7.1"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus."

O temor a Deus é tão necessário quanto alimentar-se e o vestir-se!
Quando se toma posse desta realidade e a exercita continuamente, é possível vencer o mal, as tentações e contemplar a glória do Pai, o nosso Deus criador do céu e da terra.

O homem temente a Deus é:
a) Agradável a Deus
Sl 147.11"Agrada-se o SENHOR dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia."

b) Aceito
At 10.35"aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável."
c) Abençoado
Sl 112.1"Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos."
Sl 115.13"Ele abençoa os que temem o SENHOR, tanto pequenos como grandes."
d) Confiante
Sl 115.11"Confiam no SENHOR os que temem o SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo."
Pv 14.26"No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos."
e) Inimigo do Mal
Pv 16.6 "Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do SENHOR os homens evitam o mal."
f) Agradável no Falar
Ml 3.16"Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome."
O homem temente ao Senhor tem Sua Compaixão
Sl 103.11,13,17"Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem... Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem... Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos,"
Quem não possui o Temor a Deus em sua vida e foi despertado para esta necessidade de tê-lo deve buscá-lo, orando diante do trono de Deus e receberá.
Sl 86.11 “Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome.”
Homens que foram tementes a Deus:
Nas Páginas Sagradas encontra-se exemplos de homens preciosos que viveram em temor, e foram grandiosamente recompensados pelo Senhor. Por exemplo:
a) Abraão
Gn 22.12"Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho."
b) José
Gn 39.9" Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?"
c) Obadias
1Rs 18.12"Poderá ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do SENHOR te leve não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me matará; eu, contudo, teu servo, temo ao SENHOR desde a minha mocidade."
d) Neemias
Ne 5.15"Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo e lhe tomaram pão e vinho, além de quarenta siclos de prata; até os seus moços dominavam sobre o povo, porém eu assim não fiz, por causa do temor de Deus."
e) Jó
Jó 1.1,8"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal...Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal."
f) Cornélio
At 10.2"piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus."
g) Noé
Hb 11.7"Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé."

entre muitos outros, tais como: Elias, Davi, Discípulos, Paulo, etc.
Apesar de parecer, temer a Deus, não é o mesmo de ter medo , temer a Deus é:Reverenciar, respeitar, honrar e acima de todas as coisas amar a Deus .
Mt 22:37 “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”.

Um comentário: