Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

sábado, 30 de abril de 2011

O verdadeiro significado da Páscoa? Mt 26: 17-19

Comemorar comilança de chocolate ou o Dia da ressurreição de Cristo?

Introdução

Estamos mais uma vez para chegar ao dia do “ consumismo chocólatra ” ou seja estamos bem próximos do dia em que comemora-se a “Páscoa” . E nesta data as pessoas são persuadidas pelas propagandas de marketing, que devem comprar e dar de presente ovos de páscoa, que por sua vez são originários de um coelhinho, ou seja, Ovos de coelho da páscoa. E o povo, nesta data, compra desenfreadamente os tais ovos para darem de presente para os seus filhos, namoradas, namorados e Etc. No mesmo intuito em que são levados às compras de natal “ O jogo de consumismo”. Da mesma forma em que é enganado pelos falsos ensinamentos pagãos sobre o natal no sentido de ser o dia do nascimento de Jesus, o povo , também é enganado pela farsa de que a páscoa é o dia da ressurreição de Jesus, e usa todo um simbolismo para concretizar ainda mais estas farsas. Por que o povo de ultimamente tem se esquecido do que é abstrato e tem sido levado para o que é concreto, ou seja, o povo tem se esquecido do que espiritual e se apegado ao material.

E como é de se esperar, muitos “ crentes “ , tem sido enganado por estas fábulas e tem participado destas práticas pagãs. Sendo levados a participar da mentira que o sistema mundâneo oferece. O diabo tem tentado de toda forma distorcer a palavra de Deus, para que o povo não venha ter o verdadeiro entendimento, e tem colocado isto de forma atrativa para enganar o povo de Deus ( que não tem o costume de ler as Sagradas Escrituras ). Veremos por toda parte lindos Ovos de chocolate, atrativos , vários sabores, diversos recheios , derivados tamanhos , para todos os gostos e bolsos. Mas o verdadeiro significado da Páscoa não é revelado ao povo.

Algumas vezes ouvimos dizer que a páscoa é o Dia da ressurreição de Jesus Cristo. Mas será mesmo o dia da ressurreição de Cristo?

Vejamos e observaremos um texto bíblico para nos dar esta resposta.

Lucas 22:7 ao 15 Nos relata de Jesus ordenando aos seus discípulos a preparação da páscoa, e também nos relata de que o próprio Jesus disse que desejou muito comer a páscoa antes de padecer.

(Lucas 22:15) - E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;

Mas e agora, o que era uma dúvida se tornou a certeza, mas de que a páscoa não é a ressurreição de Cristo. Então qual é o verdadeiro significado da Páscoa?

O verdadeiro significado da Páscoa

O termo "páscoa" deriva da palavra hebraica "pesah", que significa passar por cima, pular além da marca ou passar sobre.

Agora sim , complicou mais ainda , a palavra páscoa significa passar por cima , pular além da marca, passar sobre, mas o que tem isso haver com a palavra de Deus, para entendermos somente lendo a palavra de Deus.

Exodo 12: 1- 12 , 21-27

O verdadeiro proposito da páscoa, era de livrar o povo de Israel, que por sua vez estava sendo escravizado pelos egípcios, daquilo que seria a ultima praga a ser lançada sobre o povo do Egito.

Depois dos descendentes de Abraão, Isaque é Jacó, passarem mais de quatrocentos anos de servidão no Egito, Deus decidiu libertá-los da escravidão. Levantou a Moisés e o designou como o líder daquele povo para o Êxodo( saída do povo da terra do Egito ) .

Em obediência ao chamado de Deus, Moisés compareceu diante faraó, e lhe transmitiu a ordem divina, que era de que Faraó libertasse o povo da escravidão. Porém faraó não atendia à ordem de Deus. E para conscientizar Faraó da seriedade dessa ordem, Deus envia pragas para quebrantar a severidade de Faraó; que por sua vez, as pragas, a princípio funcionavam, mediante á praga lançada sobre o povo do Egito, Faraó concordava em deixar o povo ir embora , mas logo que a praga era sustada por ele concordar com a saída do povo israelita do Egito , Faraó voltava atrás com a sua decisão de deixar o povo. E assim foi até chegar até a decima e ultima praga, aquela que não deixaria nenhuma opção para os egípcios a não ser libertar o povo israelita da servidão ao Egito.

Mas qual foi esta praga? A morte dos primogênitos.

(Êxodo 12:12) - E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR.

Seria a praga da morte de todos primogênitos na terra do Egito.

Nesta praga o Senhor passaria destruindo todo primogênito da terra do Egito.

(Êxodo 11:4-5) - Disse mais Moisés: Assim o SENHOR tem dito: À meia noite eu sairei pelo meio do Egito; - E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais.

Mas o povo israelita também sofreria com esta praga, pois eles estavam na terra do Egito, por onde passaria a destruição dos primogênitos.

Visto que o povo israelita também habitava no Egito, como poderiam escapar desta praga que acabaria com todo primogênito?

O Senhor emitiu uma ordem específica ao seu povo, a obediência a esta ordem traria proteção divina para cada família israelita e seus respectivos primogênitos. A ordem era a seguinte :

(Êxodo 12:3) - Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.

(Êxodo 12:4) - Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.

(Êxodo 12:5) - O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.

(Êxodo 12:6) - E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.

(Êxodo 12:7) - E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.

(Êxodo 12:8) - E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.

(Êxodo 12:9) - Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura.

(Êxodo 12:10) - E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.

(Êxodo 12:11) - Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.

Cada família teria de que pegar um cordeiro macho de um ano de idade, sem defeito e sacrificá-lo, ao entardecer do dia 14 do mês de abibe. Do sangue do cordeiro pegariam e passariam sobre os ombrais e nas vergas das portas das casas. Quando o destruidor passasse por aquela terra para destruir os primogênitos, ele passaria por cima daquelas casas que estariam com o sangue do cordeiro aspergido sobre elas.

(Êxodo 12:13) - E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.

(Êxodo 12:23) - Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.

Daí vem o termo Páscoa que do hebraico significa pular além da marca, passar por cima; Assim pelo sangue do cordeiro morto aspergido sobre as portas, como sinal a obediência a Deus , o povo israelita foi poupado e protegido da condenação á morte de todos primogênitos na terra do Egito. Deus ordenou o sinal do sangue não por que Ele não tivesse outras formas de distinguir o povo israelita do povo eg´picio, mas por que queria desde aquela época ao seu povo a importância da obediência e da redenção pelo sangue, e também já preparando o seu povo para o maior sacrifício de todos os tempos , que veio a ser o sacrifício do Cordeiro de Deus , que tempo depois veio a ser realizado, a saber a morte de Jesus Cristo na cruz do calvário. Que por sua vez se deu para que fôssemos libertos, assim como o povo foi liberto da escravidão do Egito, nós fomos libertos da escravidão do pecado.

A páscoa depois da saída do povo israelita da terra do Egito

A partir daquela data, o povo passaria a comemorar a Páscoa anualmente, obedecendo as instruções divinas de que aquela celebração seria estatuto perpétuo.

(Êxodo 12:14) - E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Nos tempos do NT , os judeus observavam a páscoa da mesma maneira. Vemos em algumas passagens , na vida de Jesus ainda menino sendo levado pelos seus pais aos doze anos para a celebração da páscoa (LC 2: 41:50) , posteriormente Jesus ia á Jerusalém na época da celebração da páscoa (João 2:13). A ceia foi instituída numa celebração da Páscoa

A páscoa e a instituição da ceia do Senhor ou Santa Ceia Mateus 26:17 ao18 e 26 ao 28

Na instituição da Santa Ceia, vimos que Jesus e seus discípulos estavam celebrando a Páscoa, e naquele momento ele pega dois elementos da mesa ( pão asmo , e vinho ) para simbolizar uma aliança entre Deus e seu povo. E a partir deste momento o povo agora passa não mais a celebrar a páscoa mas sim a Ceia do Senhor ou Santa Ceia.

Jesus usa Dois elementos para instituir e simbolizar o seu sacrifício crucial.

No momento da celebração da Páscoa , Jesus estava assentado junto com seus discípulos e usa dois elementos para instituir a Santa Ceia. Vejamos

(Mateus 26:26) - E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.

(Mateus 26:27) - E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;

(Mateus 26:28) - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

* Jesus usa o pão para simbolizar o seu corpo, que seria rasgado, moído por nós.

Este símbolo (pão) também podemos ver quando o próprio Jesus diz ser o pão da vida.

(João 6:48) - Eu sou o pão da vida.

*Jesus usa o cálice ( vinho ) para simbolizar o seu sangue , que seria derramado na cruz do calvário, para remissão de nossos pecados.

O Senhor Jesus com toda sabedoria no momento em que estavam celebrando a páscoa, ele instituía um memorial para a sua morte e redenção de seu povo.

Hoje em dia temos a celebração da Ceia do Senhor, como memorial do sacrifício do Cordeiro de Deus, que pelo seu sangue derramado na cruz do calvário nos libertou e nos purificou de todo pecado. Assim como o cordeiro pascoal lá em êxodo, foi eficaz para distinguir o povo de Deus do povo do Egito , o sacrifício de Jesus nos separa do mundo. Assim como o povo israelita foi instruído por Deus para celebrar a páscoa anualmente para relembrara saída do Egito , nós hoje como corpo de Cristo somos instruídos por Cristo a participar da Ceia em memorial de seu sacrifício para remissão dos nossos pecados.

Cristo é a nossa páscoa, assim diz o apostolo Paulo:

(I Corintios 5:7) - Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

Cristo é a nossa páscoa no sentido de que da mesma maneira que Deus tinha um plano para salvar o seu povo através do sacrifício da páscoa em êxodo , Hoje Deus tem o plano de salvação para o ser humano através do sacrifício de Jesus Cristo. Cristo é a nossa páscoa no sentido de que a mesma eficácia que teve o sacrifício do cordeiro na páscoa em Êxodo para o povo israelita, o sacrifício de Jesus Cristo tem em nossas vidas.

Que o Espírito santo venha nos dar entendimento e sabedoria para estarmos fugindo de tais práticas, que distorcem a palavra de Deus , e que possamos também compreender que hoje temos a Santa Ceia, como ordenança do Senhor para relembrarmos da morte do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário