Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Como o cristão deve andar


Efésios 4:1-3,15

"1 - ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

2 - Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

3 - Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz."

Introdução:

Hoje em dia muito se vê falar de religião, de igrejas, igreja tal pode isso na outra não pode, igreja tal deve-se andar assim na outra não pode andar assim .

Sem falar de que hoje em dia muitas denominações estão deixando o povo a vontade, não colocam o verdadeiro ensino da palavra em primeiro lugar, antes deixam a desejar olhando por este ponto de vista , para que não venham perder a quantidade de membros. Pois existem lugares que se ensinarem como verdadeiramente o povo deve andar na presença de Deus , muitos abandonariam a congregação ou até mesmo a fé.

Pois na maioria das vezes estão preocupados com quantidade do que qualidade, estão preocupados com casa cheia do que com salvação de almas. Não ensinam mais o evangelho genuíno, o evangelho primitivo ( igreja primitiva) o evangelho do arrependimento. Mc 6 7-12

Mas os que ainda tem o compromisso com a verdade , temos que saber como devemos nos comportar, devemos saber como devemos andar para que nossas atitudes sejam aceitas por Deus. Pois podemos dizer que nós podemos todas as coisas , mas nem tudo nos convém.

Então surge a necessidade de estarmos aprendendo cada dia mais , para que possamos ser aperfeiçoados pela palavra de Deus, para toda boa obra.

II Timóteo 3:16-17

"16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."

Mediante a este assunto surge a seguinte pergunta: Como o cristão deve andar?

1. Andar segundo a vocação em que foi chamado.

E para o quê que sou chamado? (I Corintios 1:9)

" Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor."

Gênesis 5:21-24

"21 - E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.

22 - E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.

23 - E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.

24 - E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou."

Na Bíblia Sagrada , quando se fala de maneira de andar ilustra-se o nosso comportamento, nossa maneira de agir, ou melhor dizendo, a nossa maneira de viver.

O nosso andar também pode estar diretamente ligado ao nosso serviço a Deus, de nossa reverência e respeito a Deus. ( coisa que em muitos lugares já se perdeu a muito tempo ), também pode-se dizer do andar como a direção que temos na vida .

Em Gênesis , nos relata que Enoque andou com Deus desde os primórdios da humanidade, isto quer dizer que Enoque vivia de uma maneira agradável a Deus.

Andar segundo a vocação, mas qual é a vocação do cristão ?

A vocação do cristão é divina, somos vocacionados a servir a Deus , ter comunhão com Ele e com os irmãos.

Andar segundo a vocação significa possuir e exercitar as virtudes cristãs, como nos mostra o texto em que lemos no início. Efésios 4:1-3

Vrs. 2 –“ Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor...”

a) Andar com toda HUMILDADE : Andar em humildade, este é um dos requisitos que o apóstolo Paulo nos coloca para andarmos na vocação. Se somos chamados para termos comunhão com Deus, temos que ser humildes pois o próprio Deus resiste ao soberbo.

I Pedro 5:5

" Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."

b) Andar com MANSIDÃO : Jesus foi o maior exemplo de mansidão, andar em mansidão não é ser “bobo” é ter comportamento manso, cauteloso.

Mateus 5:5

"- Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;"

c) Andar com LONGANIMIDADE (paciência) : O exercício da paciência é uma qualidade bastante difícil nos dias em que vivemos, principalmente devido ao corre-corre de nosso dia a dia, mas é de imprescindível importância para o cristão que deseja andar na vocação em que foi chamado.

Longanimidade , mansidão e amor são as características marcantes que servem para discernir o verdadeiro cristão. Se observarmos bem , estas virtudes estão diretamente relacionadas a Gálatas 5:22, então pode-se dizer que somente aquele que verdadeiramente possui e pratica os frutos do Espírito é que anda e vive segundo a vocação que recebeu de Deus. (I Corintios 1:9)

2. Andar na verdade (João 14:6)

Andar na verdade é andar em Cristo, pois o próprio Cristo afirma ser a verdade, andar na verdade é andar de acordo com a palavra de Deus, pois o próprio Jesus disse que a palavra de Deus é a verdade.

João 17:17 " - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade."

E muitos hoje já não dão mais credito a esta palavra que é verdadeira, dão sim quando é somente aquilo que é agradável de ouvir, como por exemplo:

Deus vai te abençoar, nada vai te faltar... Aí entra o Salmo 23

Você vai conquistar pois disse Deus que você pode tudo ... Aí entra Filipenses 4:13

Aí sim , sai glória ,saiu aleluia saiu até línguas espirituais.

Mas na hora que é a palavra verdadeira , (não dizendo que estas não são verdadeiras , mas quando são usadas de formas erradas, sem observar o contexto, se tornam pretexto, quando usadas para ludibriar ou persuadir se tornam falsas nas bocas dos homens) a palavra que traz frutos de arrependimento, a palavra que corrige, a palavra que nos alicerça, quando é uma palavra para consertar o que está errado, esta é renegada.

Daí sai uns comentários: o pregador está sem unção, tá sem palavra, está na pura carne, isto que ele está falando eu já sei de tudo.

Sabe mas não coloca em prática, pois não guarda a palavra dura, que corrige , temos que fazer como o salmista expressou Salmo 119. Aliás o Salmo 119, o salmista expressa o quanto era importante a palavra para ele.

E para andarmos na verdade temos que aceitar a verdade, viver a verdade, ou seja a palavra que é viva e eficaz.

Nosso relacionamento com Deus tem que ser em verdade:

João 4:24" - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade."

Salmos 145:1 “- Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade."

Invocar ao Senhor em verdade é muito mais importante do que pensamos , pois somente através de invocarmos em verdade é que ele estará perto de nós.

2. Andar em Espírito

Gálatas 5:16" - Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne."

Enquanto durar a nossa vida na terra haverá a terrível batalha do Espírito contra a carne. A única maneira de alcançarmos a vitória é darmos prioridade ao Espírito de Deus para que domine e dirija nossa vida. O andar no Espírito tem sido a causa de sucesso de todos os vitoriosos homens de Deus da História...

a) Andar em Espírito é ser fortalecido pelo Espírito

II Timóteo 1:7 " Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação."

Deus não nos propõe uma vida de medo, mas de virtude e fortaleza, através da operação do Espírito de Deus. Nos momentos mais difíceis das nossas vidas, naqueles momentos em que pensamos em desistir , em parar, no momento de fraqueza (humana), é o Espírito é que nos fortalece.

b) Andar em Espírito é ser guiado (dirigido) pelo Espírito

Romanos 8:14 "- Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus."

Se somos agora filhos de Deus, devemos entregar-lhe o comando de nossa vida. Devemos reconhecer que somente sendo guiados pelo Espírito é que alcançaremos sucesso na nossa vida e também alcançaremos as promessas de Deus. Muitas vezes Paulo contrariou sua própria vontade, a fim de se deixar guiar pelo Espírito.

Atos 16:6-10

" - E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. - E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. - E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. - E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. - E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho."

c) Andar em Espírito é produzir fruto do Espírito Gl 5:22

Os dons são recebidos do Senhor, mas o fruto é produzido, como produziremos fruto do Espírito se não andarmos NELE , e COM ELE e PARA ELE?

3. Andar em amor

Mateus 22:34-40

"34 - E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.

35 - E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:

37 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

36 - Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

38 - Este é o primeiro e grande mandamento.

39 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

40 - Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."

O amor é a maior e mais importante virtude que o Cristão deve ter.

A Bíblia nos relata que sem amor , tudo que fizermos será em vão.

I Corintios 13:1-3

"1 - AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3 - E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."

Jesus nos mostra que toda a vontade de Deus se resume à palavra AMOR.

Em primeiro lugar temos que amar a Deus, e em seguida amar ao próximo.

I João 4:7-21

"7 - Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

8 - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

9 - Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.

10 - Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

11 - Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.

12 - Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.

13 - Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.

14 - E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.

15 - Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.

16 - E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

19 - Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.

20 - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

21 - E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão."

O que não ama o seu irmão está caminhando com passos largos e apressados para o inferno.

I João 3:15" - Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele

Teorias e sermões são coisas importantes, mas Deus está sempre esperando a prática do amor na Igreja, amor para com os crentes antigos, amor para com os novos crentes, amor para com os desviados, amor para com os não-crentes, amor de Deus.

4. Andar como filhos da luz

Efésios 5:8 “ - Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz"

Desde o princípio dos tempos Deus separou a luz das trevas, Gn 1:4. Quando uma pessoa aceita a Jesus Cristo, ela é transferida do reino das trevas- o poder de satanás,- para o reino da luz, o reino de Deus.

Andar como filhos da luz significa renunciar todas as coisas que se relacionam com as trevas , ou seja com o pecado. E vivermos na sinceridade, na verdade buscando sempre as perfeição na prática da vida cristã.

Que por sua vez tamanha perfeição somente através da palavra de Deus é que a alcançaremos.

II Timóteo 3:16-17

" - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."

2 comentários: