Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Crescimento Espiritual

Estudo para discipulado ( Pré-Batismo )

Crescimento Espiritual

( Mateus 7:17-19 - João 15: 1-6 )

INTRODUÇÃO

Vamos usar este texto para compararmos a nossa vida cristã, como se fosse uma planta.

Para a planta crescer necessita que ela esteja primeiramente em um solo adequado, em que ela possa se enraizar e se alicerçar , para que os ventos não cheguem a arrancá-la e para que a planta não tenha o seu crescimento comprometido. Quando a árvore ainda é pequena ela recebe uma certa intensidade de ventos mas conforme a árvore vai crescendo o impacto dos ventos é mais forte, todavia a árvore já está mais resistente a ele. Quanto maior for a profundidade da raiz, maior as provas e maior o crescimento.

Na nossa vida cristã , não é diferente, precisamos saber em que solo estamos alicerçando nossas raízes (nossa fé ) para que não venhamos nos abalar com ventos contrários, que são as provas na vida do homem, que por um acaso virão sobre nossas vidas. Pois quando começamos a caminhar na presença do Senhor, começam a vir fortes ventos contra a nossa vida, tentando nos derrubar, e até mesmo nos fazer morrer espiritualmente, e por isso que devemos estar em constante crescimento espiritual. E para termos um crescimento espiritual bem alicerçado, devemos que crescer na palavra, pois a Bíblia, é a única terra fértil para que possamos nos enraizar com raízes fortes.Uma fé alicerçada na palavra é uma fé inabalável.

(Romanos 10:17) - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Crescimento Espiritual é algo de muita importância para a vida do (a) servo (a) de Deus, como diz o profeta Oséias em Os 6:3: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor...”.

Para se falar de crescimento espiritual, nós precisamos saber como crescer no Senhor?

Para saber como um crente cresce, nós precisamos usar o exemplo maior, Jesus. Nós precisamos saber como Jesus cresceu?

Ler : (Lc 2:40, 52)

O capítulo 2 de Lucas resume a infância de Jesus até a idade de 12 anos.

Jesus era instruído nas sagradas escrituras. O Cristo divino, o Filho de Deus, nascido de modo virginal, viveu em forma humana, mas de modo perfeito. Ele foi criado no lar piedoso de José e Maria, e foi cercado desde a infância por uma atmosfera espiritual sadia. E é lógico que os mandamentos da lei de Deus eram cumpridos no lar de José e Maria, e nós vemos isto pelo fato deles terem cumprido toda a lei em relação ao menino Jesus, circuncisão, apresentação do mesmo no Templo e etc...

E a instrução completa de Jesus nas sagradas escrituras, o crescimento espiritual dele, se revela na sua participação na discussão com os sábios do templo com 12 anos apenas. (Lc 2:46,47)

Jesus crescia, Jesus se fortalecia, crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Jesus cresceu em um ambiente espiritual sadio, Jesus crescia estudando a Palavra de Deus, orando, obedecendo a Lei de Deus e a dos homens.

Para crescermos espiritualmente devemos que ter a palavra de Deus como a única base para o nosso crescimento espiritual, não somente estudando e aprendendo , mas também praticando os mandamentos do Senhor.

O QUÊ O SENHOR DESEJA ? Ef 4:10-14

Deus espera que nós cresçamos espiritualmente, nós precisamos nos tornar semelhantes a Cristo, deixar o caráter de Cristo ser formado em nós, pois nós ostentamos o Seu Nome. Por isso precisamos andar assim como Ele andou, ter as atitudes de Cristo, enxergar como Deus enxerga. E para isso temos que ser instruídos é pela palavra.

(II Timóteo 3:16-17) - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Deus deseja que cresçamos espiritualmente para o aperfeiçoamento do Corpo de Cristo.

Então o crescimento espiritual não é somente importante para nós e sim para todo o Corpo de Cristo, que somos nós , a Igreja do Senhor.

APRENDENDO A CRESCER COM O APÓSTOLO PAULO (Fp 3:1-16)

Vamos olhar para a vida de Paulo, pois com certeza aprenderemos a crescer como crentes. Paulo era um homem que conhecia a Cristo e tinha um objetivo claro em sua mente da finalidade da vida cristã.

Existem 4 coisas que precisamos fazer para crescer, conforme Paulo nos ensina:

  1. Revisar os valores

A primeira coisa que um crente precisa fazer para crescer, encontramos aqui em (Fp 3): Revisar os valores.

Um verdadeiro desenvolvimento espiritual nos leva a alterar nossos valores, examinando o que já conseguimos, à luz do nosso relacionamento. Os valores que tinham muita importância para nós, agora desprezamos, e os que achávamos desprezíveis, agora absorvemos (Fp 3:1-8). E aí avaliado o que já conseguimos, vamos avaliar o que esperamos alcançar, ou seja, nosso alvo.

E agora somente o que nos leva a um conhecimento mais íntimo de Cristo nos interessa (Fp 3:14) - O nosso alvo agora é a Coroa da Glória, da Justiça, a Coroa da Vida que nos está reservada. Aleluia! Nós precisamos revisar os nossos valores e crescer em Cristo.

Isto que o apóstolo Paulo está nos mostrando, que o que ele tinha por valoroso ( Fl 3:5-6 ) ele havia deixado tudo para trás, para valorizar as coisas que são de Deus.

E era justamente isso que não estava acontecendo na Igreja em Corinto (1Co 3:1-8). Os crentes dali queriam ter comunhão com Deus sem largar as práticas mundanas, eram carnais, havia inveja, contendas, dissensões, falta de espiritualidade.

È nisso que temos que rever os valores se quisermos ter um crescimento espiritual : começarmos a dar valor as coisas espirituais e renunciar as coisas carnais.

  1. Ter um desejo de crescer em Cristo

A segunda coisa que um crente precisa fazer para crescer é: Ter um desejo de crescer em Cristo. Paulo sempre teve um desejo de crescer, Fp 3:14 .

O desejo sincero de crescer em Cristo, importa em uma fé com raízes em Deus. Uma fé que faça com que o amor cresça a cada dia na comunhão entre os irmãos..

O desejo de crescer em Cristo não pode ser somente um desejo, precisa se transformar em realidade. E esta realidade é chegarmos à unidade da fé, ao pleno conhecimento do Filho de Deus.

  1. Esquecer o passado

A terceira coisa que um crente precisa fazer para crescer é: Esquecer o passado. Paulo compreendia que tinha que crescer até a medida da estatura da plenitude de Cristo. Por isso esquecia as coisas passadas e cuidava das coisas que estavam por vir (Fp 3:13).

    • Paulo não era um crente acomodado.
    • Paulo era um crente integrado com Cristo.

Se realmente desejamos crescer espiritualmente devemos esquecer das coisas que ficaram para trás, e sempre olhar para as coisas que se esperam.

  1. Prosseguir para o alvo e continuar a crescer

A quarta e última coisa que um crente precisa para crescer é: Prosseguir para o alvo e continuar a crescer (Fp 3:14).

Qual é o seu alvo na vida? Dinheiro? Popularidade? Prazeres? Ou Cristo? Paulo não queria que nada disso dificultasse sua experiência com Cristo. Por isso ele continuava a crescer, prosseguindo para o alvo, mas fazia isso convencendo outros para Cristo. Cresciam através da oração, ensinamentos e exemplos.

Ele incentivava os acomodados e indiferentes a um crescimento maior na vida cristã. Ele despertou os crentes adormecidos e encorajou crentes falhos.

Conclusão

O crescimento espiritual é muito importante em nossa vida pois, é ele que vai nos manter em constante processo de enraizamento na presença do Senhor, e não nos esquecendo de que só podemos obter este crescimento espiritual através do conhecimento da palavra de Deus e nos relacionando com Deus através de orações e adoração. E para que possamos experimentar o crescimento espiritual nas nossas vidas devemos que largar as coisas mundâneas e valorizando as questões espirituais, desejar crescer espiritualmente até que possamos chegar a estatura de varão perfeito, perseverar prosseguindo para o alvo e continuarmos buscando o crescimento espiritual em Cristo Jesus.

Pergunte-se: "Se todos os crentes fossem como eu, que progresso teria a obra de Cristo?".

Questionário

1. O que é crescimento espiritual? (Com suas palavras)

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Como brota a semente espiritual? Gl 6:8

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Como é o processo de germinação e crescimento? Ef 3:15-16

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Quem anseia pela ceifa do fruto maduro? Gl 5:22-23

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. O que você entende lendo Mc 4:30-34 ?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. O que você entende lendo II Pe 1:2-3, Ef 5:27, Mt 11:28-30, Tg 1:21 ?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. O que o crescimento espiritual pode frutificar em nós segundo Gl 5:22-26 ?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Em que o menino Jesus Crescia? Lc 2:40-52

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Quem dá o crescimento espiritual? Cl 2:19

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Qual é a maior necessidade do homem? Os 6:3-6

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. Em que o homem precisa crescer? II Pe 3:18

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. Por que o homem precisa crescer? Ef 4:14

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. O que ele precisa desenvolver? Fp 2:12

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14. Qual é a regra principal do crescimento? I Ts 4:1

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15.Como é comparado o homem que cresce? Mt 7:24-25

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

16. Como é comparado o homem que não cresce? Mt 7:26-27

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

17. O que atrapalha o crescimento? I Tm 4:14

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

18. Para que serve a Bíblia no crescimento espiritual? II Tm 3:16-17

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário