Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Gozo, Alegria : O fruto da Graça

Projeto: “Aprendendo através da Palavra ”

19/10/2010 Por Coop. Luiz César

Gozo , Alegria: O Fruto da Graça

(Salmos 43:4) - Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.

(Filipenses 4:4) - Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.

Conforme está escrito em Gálatas 5:22, alegria é um fruto do Espírito – não a tristeza, o desencorajamento ou a depressão. Se nós dizemos que somos cheios do Espírito Santo ,então sendo assim ele nos dará inspiração para sermos “cheios de alegria” também, mesmo em meio às circunstâncias, em meio a muitas adversidades do nosso dia-a-dia.

O Fruto “ Alegria” é manifestado mediante a ação do ESPÍRITO no interior do crente.

Introdução

Neste estudo veremos que a alegria, em si tratando como fruto do Espírito, não é apenas aquela felicidade momentânea, não é uma alegria natural, em que se obtém somente quando nos acontece algo de bom , conquistamos algo que muito desejamos e etc...

A alegria como fruto do Espírito vai muito mais além do que estar alegre, a alegria como fruto do Espírito consiste em viver alegre, permanecer alegre, ser cheio de alegria. Esta alegria é uma alegria sobrenatural, uma alegria espiritual.

E neste estudo veremos as fontes ,do porquê , esta alegria (Fruto do Espírito ) nunca se abate.

1 - A ALEGRIA SEGUNDO A BÍBLIA

Em GL5:22 , a palavra alegria , ou em outras traduções a palavra Gozo, é a tradução da palavra original chaire”.

.A palavra chaire No original quer dizer Alegria eterna, permanente, com fonte em DEUS.

Este termo bíblico não significa alegria proveniente das coisas terrenas , mas sim do exemplar relacionamento com Deus.

1.1 O fundamento da alegria:

Fp 4:1,10-13 : O apóstolo escreveu aos Filipenses, no quarto capitulo , uma declaração um pouco espantosa , ele declara que ele havia aprendido a viver contente ( alegre ) em qualquer situação.

Naquele momento o apostolo Paulo , estava na prisão esperando ser julgado. Então qual era a fonte do seu contentamento? Como poderia estar contente diante daquela situação ?

Era o Espírito Santo , que produzia em Paulo esta alegria , apesar das circunstâncias , a alegria de Paulo estava em saber que ele tinha um Deus em quem ele podia confiar, um Deus que zelava por sua vida. O prazer de Paulo estava fundamentado em Cristo, e não nas circunstâncias ou em coisas matérias.

CRISTO é o fundamento deste tipo de Alegria.

1.2 Viver alegre, melhor do que ficar alegre.

Mas qual a diferença em ficar alegre e viver alegre?

Ficar alegre depende das situações em que nos encontramos, depende das circunstancias do dia-a-dia.

Dependendo das situações, pessoas se entristecem, desanimam, chegam até mesmo a um quadro de vida que não se tem mais prazer em viver, chegando até mesmo a entrar em um quadro de vida depressivo ou extressado.

No entento,viver alegre provém da alegria como fruto do Espírito . Esta alegria nos proporciona uma alegria permanente, não dependendo das questões adversas, por que é desenvolvida no interior do cristão pelo Espírito Santo.

2-AS FONTES DA ALEGRIA ESPIRITUAL

O povo antigamente em muitas vezes , para conseguir água no deserto ou em lugares áridos , eles precisavam cavar poços, e até mesmo saber onde buscar ,deveriam saber onde havia as fontes. E em muitas vezes viviam acampados ao redor de uma fonte de água.

E na nossa vida, para que possamos ter o “ viver alegre “ para obtermos esta alegria , uma alegria permanente em nossas vidas temos que buscar incansavelmente , sabendo onde encontrar as fontes desta alegria.

2.1 A principal fonte de nossa alegria : a presença de Deus

(Salmos 16:11) - Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

O próprio Deus é a fonte de toda alegria.

Primeiramente se quisermos ter esta alegria inefável em nossas vidas temos que, obviamente, estar na presença de

Deus, uma vez que esta alegria é proveniente do Espírito Santo do Senhor.

Quando nos dispomos a colocar Deus primordialmente como nossa fonte de alegria, Ele se torna a fonte inesgotável de nossa alegria.

A seguir consideremos algumas fontes de nossa alegria por estarmos na presença de Deus .

2.2 A salvação

A salvação ocorre quando alguém decide que chegou o momento de se arrepender de seus pecados, aceitando que JESUS morreu e ressuscitou, e entregando a sua vida ao Senhor Jesus e declarando, confessando que somente o Senhor Jesus é o Senhor e suficiente salvador de sua vida .

(Romanos 10:10) - Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Neste momento a Alegria de DEUS entra nesta vida provocando um bem-estar completo e a sensação de alívio pelo fardo pesado do pecado que antes carregava.

Por isso temos a salvação como uma fonte de alegria espiritual, a certeza da nossa salvação, por Cristo Jesus.

2.3 Os atos poderosos de Deus

(Salmos 126:3) - Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.

Desde o princípio Deus age em favor do seu povo,o povo escolhido por Ele. Deus abençoou seu povo grandiosamente, operando maravilhas e milagres durante toda a história bíblica: A travessia do mar vermelho, o povo do outro lado cantava hinos de alegria pelo grande feito do Senhor por eles. Davi , vencendo o gigante Golias, a conquista de Jericó, a reconstrução da cidade de Jerusalém, e muitos outros feitos. E até hoje o Senhor opera maravilhas e milagres em nosso meio, e este é mais uma fonte de nossa alegria; sabermos que temos um Deus em quem nós podemos confiar, que podemos contar com Ele a todo momento das nossas vidas.

Através de seus espetaculares milagres DEUS nos alegra, fazendo com que estejamos e permaneçamos confiantes; isto traz Alegria e felicidade à nossa alma.

2.4 O Espírito santo

(João 14:16-17) - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

- O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

(João 14:26) - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Mais uma fonte de nossa alegria , sabermos que Cristo não nos abandonou, ele rogou ao pai que enviasse o Espírito Santo para nos consolar, para nos ajudar, e nos ensinar todas as coisas, e assim foi cumprido, hoje temos a certeza de que temos o Espírito Santo em nossas vidas.

E outro motivo de nossa alegria é saber que Deus nos confiou sermos morada do Seu Espírito, é sabermos que somos templo do Espírito Santo de Deus.

3 – OS RESULTADOS DA ALEGRIAESPIRITUAL

Mediante a alegria que temos como fruto do Espírito, surgem alguns resultados em nossas vidas. Vejamos alguns

3.1 Rosto radiante

Já observou aqueles crentes que o seu rosto resplandece de alegria?

A face e o comportamento das pessoas refletem seus sentimentos internos. O cristão cheio de alegria do Espírito consegue transmitir facilmente alegria para outras pessoas.

3.2 Cânticos de alegria

Um coração grato e alegre , expressa a alegria para com Deus, não somente com risadas sorrisos , mas também com cânticos de alegria.

3.3 Força divina

Quando estamos alegres no Senhor , pode vir o que for sobre as nossas vidas que , esta alegria se converterá em força, se converterá em coragem para enfrentarmos as circunstâncias adversas e para superarmos os obstáculos que vier durante esta jornada Cristã.

Conclusão

A alegria flui de Deus como um dos aspectos do fruto do Espírito . Logo, ela não nos vem automaticamente. Nós a experimentamos somente à medida que permanecemos em Cristo. Nossa alegria se torna maior quando o Espírito Santo nos transmite um profundo senso da presença e do contato com Deus em nossa vida. Jesus ensinou que a plenitude da alegria está intimamente ligada à nossa permanência na sua Palavra, à obediência aos seus mandamentos (Jo 15.7,10,11) e à separação do mundo (Jo 17.13-17). A alegria, como deleite na presença de Deus e nas bênçãos da redenção, não pode ser destruída pela dor, pelo sofrimento, pela fraqueza nem por quaisquer outras circunstâncias.

Alegria, cultive este fruto e compartilhe a sua alegria uns com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário