Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

sábado, 30 de outubro de 2010

Batismo nas águas

Estudo para discipulado ( Pré-Batismo )

Batismo nas águas

O Batismo águas é um acontecimento de suma importância na vida de todo o crente em Jesus Cristo. Através do batismo é que nós testificamos, que somos salvos, e que não vivemos mais para o mundo, pois o batismo nas águas é um símbolo de “ sepultamento ”, isto é, o batismo é um símbolo de “sepultura” ali enterramos o nosso “ velho homem ” a nossa velha vida e ressurgimos com um corpo novo, pois o velho ficou lá na sepultura, digo no batismo.É de se estranhar que muitos crentes resistam ao batismo e até combatem alegando de que o “ batismo não salva ”, etc. Porém NÃO existe outra forma bíblica, pela qual, o crente entra para a Igreja, que é o Corpo de Cristo, ou seja, para fazer parte do corpo de Cristo o crente precisa ser batizado, caso ele não seja batizado, ele pode até frequentar um igreja mas não faz parte do Corpo de cristo. O crente ao ser batizado passa a participar da mesa do Senhor, ou seja, da Santa Ceia, o crente que não é batizado não pode participar pois ainda não se entregou totalmente ao Senhor pelo batismo, e ainda não sabe discernir o sacrifício vicário de Jesus Cristo

. Ora todo crente tem a necessidade de “comer o corpo e beber o sangue de Jesus” pois Jesus mesmo disse :

(João 6:53) - Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.

(João 6:54) - Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

“Quem não comer o meu corpo (pão da santa ceia) e não beber do meu sangue (suco de uva da santa ceia) não tem vida em si mesmo” e “quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna”, em outras palavras : “ quem não comer o pão e não beber o sangue de Jesus NÃO tem a vida eterna veja : 1o ) A pessoa crê; 2o ) A pessoa é batizada; 3o ) A pessoa participa da Ceia , esta pessoa esta de acordo com a Palavra, esta pessoa esta salva ! É verdade que só batizar não garante a salvação, é preciso primeiro CRER em JESUS CRISTO como seu SENHOR E SALVADOR.

QUEM DEVE SER BATIZADO ?


Jesus disse em Marcos 16:16 “quem crer e for batizado será salvo”, se você diz que CRÊ em JESUS mas ainda não passou pelo batismo está esperando o que ? JESUS VOLTAR ? Todos que crêem devem ser batizados .

Alguns dizem que não precisam se batizar para se salvar, estes estão errados ! Eles dizem que aquele ladrão que estava ao lado de Jesus na cruz, não foi batizado e foi salvo pois Jesus lhe disse : “ainda hoje estarás comigo no paraíso” Lucas 23:43, neste texto temos que considerar alguns pontos 1o) O Ladrão estava na cruz, você esta numa cruz ? 2o) O ladrão não teve tempo de se batizar, você não tem tempo também? 3o) O ladrão estava perto da morte, você esta perto da morte também ? Este ladrão da Cruz estava simbolizando aquelas pessoas que no leito da morte se arrependem de seu pecados e aceitam Jesus, não dando tempo assim para se batizarem, neste único caso a pessoa é salva ! Mas se você tem tempo, está com vida e diz que já aceitou a Jesus e ainda não é batizado talvez seja hora de rever seus conceitos pois o BATISMO é ordem, mandamento e tem que ser OBEDECIDO !

JESUS NOS ORDENOU QUE SEJAMOS BATIZADOS NAS ÁGUAS

O batismo é uma ordem de Jesus Cristo:
(Mateus 28:19) - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

O apóstolo Pedro também pregou o batismo:

(Atos 2:38) - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

João batista já pregava o batismo nas águas antes mesmo de Jesus Cristo :

(Lucas 3:3) - E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados;

(Marcos 1:4) - Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.
João batizava as pessoas no rio Jordão , chamando as pessoas ao arrependimento , e já preparando o caminho do Senhor Jesus .


O SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS
A – O Batismo é símbolo de morte – Romanos 6:3,4
B – O Batismo é revestimento de Cristo – Gálatas 3:27
C – O Batismo é sinal de arrependimento _ Mc 1:4

TIPOS DE BATISMO
ASPERSÃO
(borrifamento) É a pratica de chuviscar água em gotas sobre a pessoa usado na Igreja Católica
AFUSÃO ( derramamento) É a pratica de jogar água sobre a pessoa usado na Igreja Tradicional
IMERSÃO ( mergulhamento ) É a pratica correta e bíblica de afundar na água a pessoa usado Igreja Evangélica.

Destes três tipos de batismo o mais correto é o batsimo por IMERSÃO pois a própria palavra BATISMO significa literalmente mergulhar ou imergir, ao examinarmos a bíblia em Marcos 1:9-11 notamos no verso 10 o seguinte “logo que Jesus saiu da água...” ora, ninguém poderá sair se não tivesse entrado na água , então cremos que Jesus “entrou” na água para ser batizado, e NÃO ficou fora da água para receber o batismo de aspersão ou afusão, deduzimos que JESUS foi batizado por IMERSÃO, ou seja ele foi MERGULHADO na água , caso contrario se Jesus fosse batizado por imersão ou afusão ele teria sido batizado no templo e não no rio, também em Atos 8:38,39 quando o evangelista Felipe batizou o eunuco, diz “ pararam a carruagem e desceram ambos na agua”, vemos aqui que, se o batismo fosse por aspersão ou afusão o eunuco mandaria que seus servos lhe trouxessem água do rio para ser batizado e não irem ambos ao rio para ser batizado, nos deixando claro que Felipe batizou o eunuco por imersão. Outra passagem que nos revela a maneira correta de se batizar é Romanos 6:4 “fomos pois SEPULTADOS com JESUS na morte pelo BATISMO...” agora eu te pergunto como é que sepulta a pessoa ? em pé ou deitada ? No batismo de IMERSÃO deita-se a pessoa na água, a água aqui simboliza o sepulcro a cova onde será ‘enterrada’ afundada a pessoa alí irá ficar a velha vida de pecado e ao sai da água ressurge para uma vida de vitórias Concluímos que a forma correta e bíblica para o batismo é a IMERSÃO.

JESUS FOI BATIZADO ELE É O NOSSO MAIOR EXEMPLO


“ Por esse tempo dirigiu-se Jesus da Galiléia para o rio Jordão, a fim de ser batizado por João Batista,

(Mateus 3:13) - Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

(Mateus 3:14) - Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

(Mateus 3:15) - Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

(Mateus 3:16) - E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

(Mateus 3:17) - E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.


Jesus não precisava se batizar, pois Ele não tinha pecados, o batismo é para o arrependimento dos pecados, então por que Jesus foi batizado ? Jesus foi batizado para cumprir a vontade de Deus , a justiça de Deus ,e para servir de exemplo para nós, Ele mesmo disse que devíamos segui-Lo. E logo que Jesus foi batizado veio uma voz do céu que disse: “Este é o meu filho amado em quem eu tenho prazer” Tenho certeza que logo após o seu batismo meu querido irmão e irmã, ainda que não escutemos a voz de Deus, com certeza Deus terá prazer em você também, pois o filho que obedece é o filho que dá prazer ao Pai.

Por quê não é certo o batismo de crianças ?

(Lucas 3:3) - E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados;

(Marcos 1:4) - Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.

Pelo fato do batismo ser um símbolo de arrependimento, e de perdão de pecados , não batizamos as crianças , pois elas não tem pecados para serem perdoados e não tem a consciência formada para saberem o que é arrependimento.

O próprio Jesus foi batizado quando era de quase trinta anos :

(Lucas 3:21) - E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;

(Lucas 3:22) - E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

(Lucas 3:23) - E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli,

E quando criança foi apresentado no templo como era de costume

(Lucas 2:22) - E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor

O novo nascimento

(II Corintios 5:17) - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

(João 3:3) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

PARA NASCER DE NOVO É PRECISO:

1. Acreditar no coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Salvador, que morreu por nós na cruz, levando com Ele todos os nossos pecados, e que ressuscitou de entre os mortos.

1. Arrependimento dos seus pecados, voltando as costas aos caminhos errados e seguindo a vida de acordo com os preceitos de Deus.

2. Receber a Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal, através de uma oração. Receber Jesus como SENHOR significa que ele passa a ser o seu Senhor e a governar a sua vida. Receber Jesus como SALVADOR significa que Ele o salva e lhe dá Vida Eterna com Deus o Pai.

Questionário

1) Quem antes de Jesus pregou o batismo nas águas? Mc 1:4 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Por que Jesus foi batizado nas águas? Mt 3:13-15 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Com quantos anos Jesus foi batizado nas águas? Lc 3:21-23 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) O que aconteceu no batismo de Jesus? Mt 3:16-17 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) O que é novo nascimento? 2 Co 5:17 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Jesus realizava batismo nas águas? Jo 4:1-2 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) Que ordem Jesus deu aos discípulos? Mt 28:19 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) No nome de quem é feito o batismo nas águas? Mt 28:19 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9) Jesus ordenou o batismo de crianças? Mc 10:13-16 Mc 1:4 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10) O que o batismo nas águas simbolizam? Rm 6:4 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11) Quem deve ser batizado nas águas? Mc 16:16 Jo 8:32 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12) Como acontece o novo nascimento? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 comentários:

  1. Totalmente bíblico que Deus abençoe o seu Ministério que Jesus te capacite sempre a PAZ

    ResponderExcluir
  2. Totalmente bíblico que Deus abençoe o seu Ministério que Jesus te capacite sempre a PAZ

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste questionário, realmente e totalmente biblico, me ajudou muito , Deus te capacite cada vez mais, rica e poderosamente !

    ResponderExcluir