Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

sábado, 30 de outubro de 2010

Oração, intimidade com Deus

- Estudo para discipulado ( pré-batismo )

ORAÇÃO, INTIMIDADE COM DEUS.

II Crônicas 7:15 “Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que fizer neste lugar”.

Introdução:

Oração = diálogo, prece , súplica , dirigido a Deus

Orar é um dever, e uma necessidade. A oração é a expressão mais intima da vida cristã, o ponto mais alto de toda experiência religiosa genuinamente espiritual. Jesus é o nosso modelo por excelência.

* Viveu orando.

Heb. 5:7 O qual nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência,

* Morreu orando.

Lc. 23:46 Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.

· E continua orando.

Rm. 8:34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;

Hb. 7:25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles.

* Ele nos ensinou dizendo:

Marcos 13:33 Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.

1º Ts 5:17 Orai sem cessar.

“Orai”, portanto, a oração é um dever.

* Por meio dela estamos constantemente em sintonia com Deus.

É também uma necessidade, porque por ela e através dela, somos alimentados e fortalecidos espiritualmente com a graça divina.

I – COMO ORAR E RECEBER

A - Orar corretamente

É muito importante sabermos os tipos de oração, ajuda no conhecimento e crescimento Espiritual do cristão.

Sabendo esses tipos, podemos agir de acordo com a situação.

B - Quem ora, é como quem fala

Quando falamos comunicamos com os homens, quando oramos comunicamos com Deus.

Jesus ensinou-nos a oração modelo (o pai nosso).

Uma oração perfeita, contendo 23 pontos- O7 falam a respeito de Deus e 16 são concernentes ao homem.

C - Recebendo o que pedimos

A oração eficaz e a confiança inspirada por Deus, estão diretamente vinculadas a um relacionamento correto com as outras pessoas.

Jesus ensinou que aqueles que desejam respostas às suas orações, devem avaliar cuidadosamente suas atitudes com o próximo.

Marcos 11:25 “E quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que estás nos céus, vos perdoe as vossas ofensas”.

Mateus 6:15 “Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”.

D – O Endereço Certo.

Quando enviamos uma correspondência, ficamos mais atentos com o destinatário, porque sabemos, se não colocarmos o endereço certo, não iremos atingir os nossos objetivo.

Quando oramos Jesus nos ensinou o endereço certo.

”. Lucas 11:1 “Pai, santificado seja o teu nome

João 16:23 a. “Em verdade em verdade vos digo, que tudo o que pedirdes ao Pai”.

Jesus ensinou-nos a pedirmos a Deus, o Pai, e não a qualquer outra entidade existente.

. João 16:23 b. “Em Meu nome, Ele vos dará

João 16:24 “Até agora nada pediste em Meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”.

O Pai deu autoridade ao filho, no céu e na terra.

O nome de Jesus é o maior, e tem poder, somente ele é o mediador entre Deus e os homens.

I Timóteo 2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,

5 motivos porque nossas orações não são respondidas

II – TIPOS DE ORAÇÃO

Introdução:

A oração é comunhão com Deus. Orar é falar com Deus, orar também é louvar, adorar, pedir, agradecer, interceder, etc....

A vitória na vida do crente depende da sua oração, sem a oração o crente não vence as lutas.

A – Oração de Agradecimento.

É a oração de gratidão, de ação de graças a Deus, por tudo que o Senhor faz em nossas vidas.

Deus espera que sejamos gratos a tudo.

I Timóteo 2:1 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens,

I tessalonicenses 5:18 Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

B – Oração de Louvor e Adoração.

É a oração que engrandece ao senhor, por tudo o que ele é, e significa para nós.

Precisamos praticar esta oração. Deus procura por adoradores.

Jo 4: 23Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Salmos 18:1 Eu te amo, ó Senhor, força minha

Salmos 96:9 Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra.

C – Oração de entrega.

É confiar, é depositar e esperar, é depender.

Salmos 37: 5,7

5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.

6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia.

7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.

(Mateus 26:39) - E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

D – Oração no Espírito

É a oração em língua estranha. Os homens, os demônios não entendem .

I corintios 14:2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios.

E- Oração de Cura.

É exercer autoridade sobre o mal, enfermidade, espíritos de doença. Expulsar em nome de Jesus.

Esse poder está com a igreja.

Mateus 10:1 a 8 E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.

8- Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

F- Oração de Súplica.

É pedir algo para nós, Deus espera o nosso pedido com fé.

João 11:22 Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.

Temos que pedir e Ter fé para receber

, Hebreus 11: 6 pois sem fé é impossível agradar a Deus.

G – Oração de engrandecimento

È a oração onde simplesmente engrandecemos o nome do Senhor , por tudo que Ele é , e tudo que ele nos proporciona

(Neemias 9:5) - E os levitas, Jesuá, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías, disseram: Levantai-vos, bendizei ao SENHOR vosso Deus de eternidade em eternidade; e bendigam o teu glorioso nome, que está exaltado sobre toda a bênção e louvor.

(Neemias 9:6) - Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.

H- Oração de Intercessão

Interceder, é expressar um desejo tão firme, que mova a mão de Deus para que muitos sejam abençoados.

Interceder a favor de alguém, é, mais do que se preocupar com quem esteja precisando de ajuda.

É ir além dos limites estabelecidos pelo próprio sentimento de fraternidade.

Na área espiritual, interceder é clamar com insistência para que alguém seja abençoado; é gemer para ver milagres acontecerem.

Interceder, é também unir forças a outros que tenham um mesmo propósito.

Ex.: O Paralítico de Cafarnaum - Marcos 2:1-12

O Centurião de Carfarnaum - Mateus 8:5-13

A Mulher Siro-Fenícia - Marcos 7:25-30

Jairo por sua Filha - Lucas 8:41 a 55

A Rainha Ester - Ester 8:3-8

Jesus roga perdão por seus agressores Lucas 23:24

A oração intercessória pode mudar o rumo dos acontecimentos.

Na vida de alguém - Jó 42:10

De um Povo - Êxodo 32:11-14-Nm. 14:10-20

De uma Nação - II Samuel 24:25

Quando o cristão ora com determinação, é capaz de derrubar muralhas, quebrar grilhões, e resgatar vidas das mãos do inimigo.

Somente o amor é que faz um homem tomar tal atitude.

Interceder é amar, é arriscar-se. Intercessor, Deus procura por você. Apresenta-te!

Orar, é bombardear o inferno. Orar é afrontar o inimigo, e a abrir o coração de Deus.

Somente por amor é que somos movidos a Interceder; pela obra e pelos irmãos em Cristo Jesus e pelas pessoas que ainda não são de Jesus.

Conclusão

A oração é um dom de Deus para todos, oração é uma conversa com Deus, onde através dela ,Deus , pode nos dar, consolo e alegria em meio a tristeza, tranqüilidade em meio a tempestade, paz em meio a guerra. A cada dia devemos estar em constante oração, não rejeite este dom de Deus , pois a oração é o segredo da nossa vitória, porque quando oramos , portas se abrem, quando oramos , as barreiras são quebradas, as muralhas são derrubadas, maldições são anuladas, vidas resgatadas e sobre nossas vidas as bênçãos são derramadas em nome de Jesus.

Questionário

1. O que é oração?­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Qual é o tipo de oração encontrada em Jo11:41, Sl 35:18, Sl 69:30, Fp 4:6, Ef 5:20 ? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Qual é o tipo de oração encontrada em Mt 6:13, Sl 18, Sl 75, Sl 81, Sl 84 ? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Qual é o tipo de oração encontrada em I Cr 29: 10-12, Ne 9: 5-6 ? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Qual é o tipo de oração encontrada em Mt 7:7, Jo 14: 13-14, Jo 16: 23-24, Fp 4:6 ? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Qual é o tipo de oração encontrada em Gn 22:1-18, Mt 26:39 ? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Qual é o tipo de oração encontrada em Sl 37:5, Lc 3:46, Fp 4:6-7, I Pe: 5:6-7 ? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Qual é o tipo de oração encontrada em I Cor 14:15 ? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Na oração é necessário de duas coisas, quais são ? Mt 21:22, Mc 11:23-24, Hb 4:16, Lc 18: 1-7 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. Site as três formas de oração. Mt 14:23, Lc 9:28, At 4: 24-23 . __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. O que impede a oração ? Dt 1:43-45, Is 58:9-10, Mt 5:23-24, I Pe 3:7. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. O que é fé ? Hb 11:6 . __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14. Como Deus responde a sua oração ? Lc 18:1-8, Rm 8:28, Tg 4:7, I Sm 28:6 . __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário