Sejam Bem Vindos ...

Graça e paz do Senhor para todos os irmãos que visiatm o blog, esta é mais uma ferramenta que podemos usar para levar a palavra de Deus por vários lugares , agradeço pela visita e que este blog possa ajudá-lo para edificar a sua vida em nome de Jesus.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Paz : O fruto da harmonia

“Aprendendo através da Palavra ”

PAZ: O FRUTO DA HARMONIA Profª Solita

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.” Nm 6.24-26. (Rm 14.17-19 e Ef 4.1-3)

Introdução

As adversidades fazem parte da vida do homem, tanto o cristão como o não-cristão é afligido por elas. Passamos por dificuldades a todo tempo, Jesus disse no mundo tereis aflições (Jo 16.33).

Mas o que é nascido de Deus este consegue descansar, por produzir através da ação do Espírito Santo em sua vida a Paz de Deus. A Sua Palavra nos diz que guardará nossos corações e pensamentos em Cristo Jesus. Nesta lição examinaremos a paz que o Espírito Santo produz na vida do cristão, tornando possível viver uma vida de serenidade em meio às tempestades da vida. O amor de Deus traz paz perfeita aos que põem a confiança nele.

I) A Paz Independente das Circunstâncias

1. Definição: Essa palavra PAZ, que encontramos na bênção Sacerdotal, é a tradução da palavra hebraica: SHALOM. Na verdade, no hebraico, essa palavra toma dimensões maiores do que a nossa tradução para o português. Na verdade, SHALOM, no sentido mais adequado da palavra, abrange o bem-estar (Juízes 19.20); a saúde física ( Isaías 57.18; Salmo 38.3); a prosperidade (Salmo 73.3); o contentamento ao adormecer (Salmo 4.8); na partida (Gênesis 26.29) e no momento da morte (Gênesis 15.15, etc.); boas relações entre as nações e os homens (1Reis 5.26; Juízes 4.17; 1Crônicas 12.17-18); salvação (Isaías 43.7; Jeremias 29.11; cf. Jeremias 14.13).

Como todo o fruto do Espírito, a paz vem de Deus, mas o cristão é quem a produz, crescer na paz é um caminho que nós devemos percorrer.

2. Sua importância em nosso viver – Ela nos auxilia a andar na direção certa. Estar no centro da vontade de Deus. Se não tiver paz para fazer não faça. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos (1 Co 14.33). E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. (Cl 3.15). Não é não ter problemas é proceder bem em meio aos problemas e adversidades.

II) Os três tipos de Paz

1. Paz com DeusSendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. (Rm 5-1,2). Antes quando não criamos em Jesus éramos inimigos de Deus, e Cristo com sua morte nos reconciliou com o Pai.

2. Paz de Deus – “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Fp 4.7). E a paz de Deus substitui a ira, a culpa e a preocupação.

3. Paz com os Homens“Se for possível, quando estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12.18). Temos que buscar a paz e empenhar em alcançá-la (1Pe 3.11). É melhor cavar outro poço de água, como fez Isaque, do que fazer uma guerra (Gn 26.19-22).

III) Benefícios que usufruímos com a paz

Eles procedem através da amizade com Deus, aproximação, relacionamento.

1. Vida espiritual

a) Graça – “Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir”

(Ap 1.4). Graça é o favor imerecido de Deus, a paz com ele nos dá condições de experimentar seus favores, sua boa vontade para conosco.

b) Amor – “Sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco” (2 Co 13.11). A nossa necessidade de amar e ser amado é suprida em Deus. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Rm 5.8

c) Vida – “A inclinação da carne é a morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz” (Rm 8.6). Quando obedecemos ao Espírito ficamos livres de perturbações, aflições.

2. Vida Moral

Todos podem ver no nosso procedimento e convicções.

a) Santidade – “O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5.23; Hb 12.14).

b) Justiça – “O fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz” (Tg 3.18), somos justificados pela morte de Cristo por isso podemos semear a justiça.

c) Alegria – “O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17).

d) Confiança – “Tudo conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti” (Is 26.3). Quando confiamos em Deus temos uma paz constante, Ele assume o controle nos sustentando em meio as provas.

Conclusão

Como todo o fruto do Espírito, a paz vem de Deus, mas o cristão é quem produz, crescer na paz é um caminho que nós devemos percorrer. Temos um objetivo, relacionar com Deus, deixar o Espírito Santo trabalhar em nós para que cheguemos mais próximos da estatura de perfeito varão. Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, (Ef 4.13).

“DEIXO-VOS A PAZ, A MINHA PAZ VOS DOU. NÃO VO-LA DOU COMO O MUNDO A DÁ. NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO, NEM SE ATEMORIZE” (João 14.27)

2 comentários:

  1. Olá irmãos!
    A Paz do Senhor Jesus Cristo!
    Parabens pelo belo bolg!
    Deus abençoe!
    Ouça Radio Templo do Espírito Santo
    www.temploespiritosanto.com.br
    Se caso queira colocar o player de nossa radio etá aqui é só copiar esse codigo para o HTML

    Código fonte de player para site ou blog.

    ResponderExcluir
  2. Código fonte de player para site ou blog.

    ResponderExcluir